Páginas

22/09/14

Muffins integrais de maçã e cenoura


Que segue o blog no Instagram e no Facebook viu que houve um brinquedo novo a chegar cá a casa na semana passada. Um presente de aniversário que tardou mas chegou e que me deixou muito feliz. Há muito tempo que queria esta lente para fotografar as “coisas do blog”! Há outras lentes cá em casa, mas nenhuma com esta abertura que permite fotos mais luminosas e com mais desfoque. Olhando para trás, vejo que este blog só me tem trazido coisas boas, uma delas é o crescente gosto pela fotografia e pela pastelaria (claro!). A fotografia sempre esteve muito presente no nosso dia-a-dia, no tempo das analógicas, sempre que íamos a algum sitio, lá íamos de máquina ao ombro, gastávamos rolos e mais rolos! A era digital trouxe-nos a facilidade de aperfeiçoar as técnicas, aprimorar as fotos, publicar e partilhar o nosso trabalho.

Assim que tive a lente nova nas mãos, logo comecei a magicar o que iria fazer para a estrear. No sábado, eu e o pequenino tomámos o pequeno almoço sozinhos e começamos o dia com umas belas panquecas e uma sessão fotográfica. No domingo, logo pela manhã comecei a imaginar o que é que iria fazer para o lanche e para testar a lente, ora, com chuva lá fora, o melhor é lanchar uns bolinhos! E assim foi!

Para que não fosse muito o peso na consciência, optei por uns muffins saudáveis do maravilhoso livro da Popina! Já tinha ficado com a ideia dos muffins quando vi os que a Rosa preparou para o pequeno-almoço de sábado, mas já haviam sido cometidos alguns excessos na noite anterior portanto deixei-os na lista “a fazer”. E não é que foi fim-de-semana de muffins? Descobri isso no instagram quando troquei alguns comentários com o Célio e a Rosa, ora vejam aqui.
[Depois digam-me o que acharam das fotos e dos muffins também, tá?]


Ingredientes:
2 ovos
90 gr de farinha de espelta
60 gr de farinha integral
80 gr de açúcar
50 ml de óleo de girassol
2 colheres (de chá) de canela
1 1/2 colher (de chá) de fermento em pó
1 maçã
1 cenoura
20 gr de sementes de abóbora + algumas para colocar na cobertura
Açúcar mascavado para polvilhar 


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200º C. Forrar as formas de muffins com papel vegetal [cortei em quadrado].

Ralar a maça e a cenoura e reservar. Juntar os ovos com o óleo e açúcar numa taça, bater com a vara de arames até obter uma mistura bem ligada. Noutra taça, colocar as farinhas com a canela e o fermento, misturar tudo muito bem.

Juntar os ingredientes secos à mistura líquida, misturar bem, adicionar a maça, a cenoura e as sementes de abóbora e incorporar tudo.

Distribuir a massa pelas formas de muffin enchendo apenas 2/3 da forma. No meu caso, em cada forma coloquei duas colheres de sopa de massa.

Por fim, polvilhar algumas sementes de abóbora e açucar em cada muffin. Levar ao forno pré-aquecido durante 25/30 minutos ou até estarem douradinhos, fazer o teste do palito após 20 minutos de cozedura. [fiz assim: apenas resistência debaixo - 20 minutos + apenas resistência de cima – 10 minutos]

Morninhos são óptimos!!!


 Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

5 comentários:

  1. Ficaram uns muffins lindos e com ingredientes que me agradam.
    As fotos estão o maximo
    bjs

    ResponderEliminar
  2. é sempre bom ter novos brinquedos, dá vontade de experimentar mais :))
    adorei os muffins e as fotos!

    ResponderEliminar
  3. Que lindos que ficaram os teus muffins Rute. Já os fiz uma vez e sei o quanto são deliciosos e a prova disso é que nem houve tempo para serem fotografados.
    Mas os teus são bastante fotogénicos e depois a cozinheira/fotógrafa também tem o dom da coisa, claro.
    Mas a sério, ficaram irresistíveis e apetece meter a mão ecrã adentro e provar uma delicia dessas. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. É bom brincar :) E é bom fazer muffins da Popina!
    Adoro estes, conheço-os bem e sim, são memso deliciosos como nos mostras.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo27/9/14

    também já experimentei estes muffins e são óptimos! esse livro é uma preciosidade :)

    ResponderEliminar