Páginas

30/07/14

Convidei o blog [Lemon and Vanilla]

Já o disse aqui que estas ultimas semanas têm sido muito preenchidas, sempre com muitas coisas diferentes para fazer, algum trabalho e um conciliar de agendas complicadas. Mas nem por isso podia ir de férias [ainda faltam duas semanas, grrrr] sem mais uma edição da rubrica "Convidei o blog...". 

Eu sou do Verão, sol, praia, noites amenas a passear, férias, frutas e petiscos de Verão! Adoro! O Verão traz a vontade de sair de casa, andar mais tempo a gozar do ar livre, picnics, praia, almoços descontraídos, jantares ainda mais descontraídos na varanda, jardim ou esplanada com amigos ou em família. Foi por adorar isto tudo que decidi que o tema da rubrica deste mês teria que ser "Receitas descontraídas de Verão". Vamos lá ver se este Verão aparece de vez!!!

A minha convidada é uma querida com quem já havia trocado algumas mensagens no instagram, Há muito tempo que sigo o blog da Lia, o Lemon & Vanilla, aliás, já seguia a Lia desde o tempo do seu primeiro blog mas só recentemente começamos a "falar". A Lia é uma portuguesa a viver na Escócia, é super simpática e tem uma grande paixão pela cozinha, embora tenha descoberto essa sua faceta apenas quando passou a viver com o seu marido, bem, mas já vão conhecer melhor a Lia na entrevista que lhe foi feita. Agora vamos à receita da Lia:


Folhados de peru, arandos e presunto (para 8 folhados):
Receitas adaptadas da Revista da Donna Hay de Janeiro de 2014.

Ingredientes:
1 colher sopa de azeite
1 cebola, picada finamente
2 dentes de alho, picados
2 colheres sopa de folhas de sálvia, picadas finamente
500g carne de peru picada
80g molho de arandos (receita aqui)
2 colheres chá de mostarda de Dijon
sal e pimenta preta moída na altura
2 rectângulos de massa folhada
16 fatias finas de presunto
1 ovo, ligeiramente batido
pistácios picados, para polvilhar
mostarda, para servir


Preparação:
Aquecer o forno a 200ºC. Aquecer o azeite num tacho sobre lume médio. Adicionar a cebola e o alho e cozinhar até estarem macios. Colocar a mistura numa taça larga e deixar arrefecer. Quando fria, adicionar a carne de peru, a sálvia, o molho de arandos, a mostarda, sal e pimenta e misturar tudo muito bem. Reservar.

Colocar as placas de massa folhada sobre uma superfície enfarinhada, ou papel vegetal, estando um dos lados mais compridos da massa, virado para si. Colocar as fatias de presunto sobre a massa folhada, de modo a que se sobreponham ligeiramente umas em cima das outras.

Cortar a massa folhada em 2, no sentido vertical. Dividir a mistura de peru em 4 e formar 4 "salsichas". Colocar as "salsichas" de peru numa das extremidades de cada um dos quadrados de massa folhada, pincelar o extremo oposto com o ovo batido e enrolar, selando bem os extremos.

Colocar os rolos - com o lado da união virado para baixo - em 2 tabuleiros untados ligeiramente e forrados com papel vegetal. Com a ajuda de uma tesoura, fazer uns cortes no topo de cada rolo. Pincelar os rolos com o ovo batido e polvilhar com os pistácios picados.

Levar ao forno e cozer por cerca de 20 a 25 minutos, ou até estarem bem douradinhos. Retirar os tabuleiros do forno e cortar cada um dos rolos em 2. Servir com mostarda inglesa ou outro molho a gosto.


Para acompanhar: Squash de limão

Ingredientes 
3 limões, lavados e cortados grosseiramente
1 1/2 chávenas de açúcar refinado branco (usado apenas 1 chávena)
250ml água
750ml água com gás, bem gelada

Preparação:
Colocar os limões, com o açúcar e a água no copo de um liquidificador e reduzir a um puré macio. Coar a mistura para uma garrafa e adicionar a água com gás.

Fiquei muito contente pela lia ter aceite o convite e por ter preparado uns folhados tão apetitosos e tão convidativos a um final de dia na varanda a ver o pôr do sol. Agora vamos conhecer um pouco mais da Lia na pequena entrevista já habitual.

BI do Blog 
Lemon / Vanilla - http://lemonandvanilla.blogspot.pt/ 
Criado em 16 de Novembro de 2013 por Lia Teixeira.


Como nasceu o “Lemon & Vanilla"?

Eu já tinha um blogue de culinária antes de ter o Lemon & Vanilla. O Salsa Verde (que continua online como livro de receitas), teve um problema devido ao Google+ que não consegui resolver e que não me dava acesso à gestão do blogue. Asim sendo, resolvi recomeçar do zero e nasceu o Lemon & Vanilla.

Quem é a Lia fora do blog?

A Lia fora do blogue é, alguém que não acabou a licenciatura em gestão de Recursos Humanos e é, sobretudo, mãe de 2 crianças, o Ricardo de 13 anos e a Lily, uma fofinha inglesa que adoptou há 2 anos e que tem agora 8 anos.
A Lia é uma pessoa honesta, amiga do seu amigo e que detesta falsidade e hipocrisia.
A Lia é boa pessoa por natureza e não gosta de "espertos" que tentam aproveitar-se da bondade alheia.
A Lia é uma viciada em livros de culinária e gadgets de cozinha e é, regra geral, uma pessoa feliz, brincalhona e bem disposta :)))

O que gostas mais de cozinhar?

Gosto de cozinhar de tudo, desde que sejam receitas complicadas e que dêem luta.
Pensando bem, acho que o que mais adoro cozinhar é pão e bolos, pelo menos é o que mais me "puxa" para a cozinha e detesto cozinhar trivialidades.
Cá em casa é sempre uma guerra, pois querem que eu repita receitas e eu não estou para isso, pois tenho muitos livros para explorar e experimentar, lol!!

Alguma historia relacionada com a cozinha?

Sim, algumas engraçadas...
Nem sempre fui virada para a cozinha, pois a minha mãe cozinha tão bem que eu sempre achava que era um desperdício de tempo aprender a cozinhar, quando podia comer a comidinha boa dela sem me chatear.
Só aprendi verdadeiramente e comecei a interessar-me pela cozinha (que agora virou obsessão), quando comecei a viver com o meu marido.
Bom, adiante, um dia a minha mãe teve de ir trabalhar e encarregou-me de fritar os croquetes para uma festa.
Escusado será dizer que quando ela chegou a casa os croquetes tinham virado papa e ela teve de fritar uma nova remessa de croquetes enquanto me dava um valente raspanete e me lembrava o quanto eu era uma nódoa negra na cozinha.
Claro que o trauma dos fritos prevalece até hoje e até tremo só de me aproximar de uma fritadeira (excepto para fritar batatas, claro) e isto a acrescentar ao facto de que, cada vez que mexo no forno me queimo sempre!

País ou viagem mais marcante [ou de sonho]?

Viagens já fiz algumas.
Paris, Amsterdão, Sevilha, Bruxelas (onde vivi), Londres e Escócia (onde vivo agora), mas a viagem de sonho, essa ainda está para fazer e é a Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia!!

Espero que, mais uma vez, tenham gostado desta rúbrica! Eu gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a Lia! E fiquei também a saber que temos mais uma coisa em comum... o sonho de conhecer a Austrália e Nova Zelândia! ♥


Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

8 comentários:

  1. Obrigada pelo convite Rute.
    Adorei participar nesta tua rubrica e quem sabe, ainda vamos juntas fazer a nossa viagem de sonho?
    Um grande beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia e eu adorei que tivesses aceite o convite! Gostei muito de te conhecer melhor e da receita que preparaste que tão bem encaixa no tema!
      Quem sabe um dia vamos viajar?
      Bjinhos

      Eliminar
  2. A Lia é linda e um amor!
    Gostei tanto de a ler aqui, nós falamos imenso, é uma amiga muito querida, mas é sempre bom ler mais um pedacinho dela.
    Os folhadinhos e o squash de limão já me servia ao lanche, apetece!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, é verdade, ela é mesmo querida!
      Bjinhos para ti também

      Eliminar
  3. Rute, adorei conhecer um pouco mais da Lia! :)
    Na minha ainda curta estadia neste universo foi das poucas e das 1ªs pessoas com quem "falei". Tem a particularidade de ter sempre uma palavra simpática e carinhosa a dizer, e a atenção de ser muito presente. O que é super animador para quem está a começar.
    Querida e amorosa são as palavras que melhor a definem.
    Como curiosidade posso acrescentar ainda que em tempos fomos quase vizinhas :D
    Entendo perfeitamente a tua "problemática" da repetição de receitas, pois passo pelo mesmo aqui. ;)
    Não te conheço mas gosto muito de ti, querida Lia!

    Excelente convidada! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, é verdade, a Lia é mesmo uma excelente convidada! Sempre simpática e amorosa!
      Bjinhos e obrigado por visitares o Cozinha Fresh!

      Eliminar
  4. Obrigado Isabel! Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Rute,

    A Lia é um doce de pessoa, sempre disponível, sempre com uma palavra para nos dizer, um encanto, gosto muito muito dela.
    Gostei bastante de a conhecer mais um pouco.
    Adorei o post, as sugestões e adoro de coração a convidada!!!


    beijinhos

    ResponderEliminar