Páginas

19/10/14

Queques de chocolate e um livro novo


Livros e mais livros, nunca são demais! E quando são recheados de coisas saudáveis ainda melhor! A chef Mafalda Pinto Leite lançou um novo livro, lindo, para mim, o mais bonito de todos. Quem segue esta chef nas redes sociais sabe que ela valoriza um estilo de vida saudável e procura apresentar receitas que integrem ingredientes naturais e o mais saudáveis possíveis.

Desde que a chef começou a postar fotos do seu novo livro que eu estava curiosa de ver, depois assim que saiu, começaram as fotos dos fãs por todas as redes sociais e blogosfera, não resisti! Comprei na sexta-feira e já exxperimentei umas três receitas! O livro é óptimo, é cheio de boas alternativas para quem procura uma alimentação saudável sem grandes complicações.

Claro que em tantas receitas, uma das que me ficou logo no pensamento foi esta, o chocolate vence sempre! A combinação com beterraba já não é uma estreia e digo o mesmo que disse a primeira vez que experimentei, é surpreendente como se combinam e como se obtem um bolo de chocolate com uma cor tão linda e textura tão agradável. Bem, mas o melhor mesmo é experimentarem, acho que não se vão arrepender!

Queques de chocolate, beterraba e curgete
Adaptado de "As receitas da Mafalda" de Mafalda Pinto Leite
(As adaptações foram devido a não ter todos os ingredientes, no final da lista coloco os originalmente sugeridos pela autora.)

Ingredientes:
1 chávena de curgete ralada (usei uma pequena)
1/2 chávena de beterraba ralada (usei uma pequena)
3/4 de chávena de farinha de espelta (ou de amêndoa ou trigo serraceno)
1/3 de chávena de cacau magro em pó (ou macaccino)
1 colher (de chá) de canela em pó
1/2 colher (de chá) de noz moscada
1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de fermento em pó
3 ovos, ligeiramente batidos
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal derretida (ou óleo de coco)
1/3 chávena de açúcar amarelo*
1/2 chávena de chocolate negro partido em pedaços
*receita original: açúcar de coco ou xarope de acér. Incluia também uma colher de chá de pasta de baunilha. 



Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Preparar um tabuleiro de queques com formas de papel. Reservar.

Numa taça grande, misturar a farinha, o açúcar, o cacau, a canela, a noz moscada, o fermento e o bicarbonato de sódio.Juntar os legumes, tendo o cuidado de espremer a curgete para drenar o líquido. Envolver bem.

Noutra taça, misturar os ovos batidos com a manteiga e juntar à mistura anterior. Envolver tudo muito bem e juntar o chocolate partido, mexer ligeiramente a mistura.

Distribuir a mistura pelas formas de quequer, enchendo cada uma cerca de 3/4 (usei uma colher de servir gelado para facilitar esta tarefa).

Levar ao forno durante 15 minutos ou até estarem bem cozidos (vão sempre ficar um pouco húmidos). Retirar e deixar ligeiramente antes de servir. Servir simples ou com cobertura a gosto. Usei iogurte grego sem açúcar polvilhado com raspas de chocolate. [A receita orginal recomenda servir com chantily de coco, que acho que deve ser delicioso, mas deixei para uma próxima vez, já que não tinha tudo o que era necessário.]

 [Pelas mãos do modelo pequenino da casa! Também provador oficial de receitas com chocolate!]

Ahh e deixem dizer só mais uma coisa a respeito do livro, tem uma receita de uma espécie de nutella que é qualquer coisa! Do que já vi de quem fiz, não passo mesmo sem fazer! Aguardem ;)

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin 

24 comentários:

  1. Que espectáculo de fotos!
    Fiquei rendida!
    Já fiz receitas doces com beterraba, muitas com courgette, mas nunca juntei as duas.
    Tenho que experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, experimenta sim, fica uma delicia!
      Obrigado pelo elogio!
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Achei a receita muito interessante! Vou levar para a cozinha e "mentir" aos meus filhos (não podem saber da beterraba e da courgette)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu também não gosta de nenhum dos dois e já se fartou de comer destes bolinhos! Quem não sabe é como quem não vê, certo ;)
      Ainda por cima é mais saudável do que muffins "normais" por isso não faz tanto mal eles comerem!
      Bjinhos

      Eliminar
  3. Ai, ai Rute parecem ser mesmo bons!

    ResponderEliminar
  4. Que lindos e apetitosos. Apetecem mesmo provar!

    _________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha



    P.S.: Mal tenho tido tempo para o meu blog, quanto mais comentar em todos os blogs que sigo. Por isso, lamento a minha ausência nos comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ana, obrigado! Sem problemas quanto aos comentários, sofro do mesmo mal :)
      Bjinhos

      Eliminar
  5. Olá Rute!
    Ainda estou à espera de receber o meu livro da Mafalda, penso que esteja para breve. Claro que já o vi nas livrarias e não resisti a folheá-lo e de facto é mesmo muito lindo.
    Quanto a estes queques de chocolate, estão assim qualquer coisa de divinal, eu não resisto à combinação de chocolate e beterraba, é mesmo algo de extraordinário.
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Célio, é mesmo giro! Tem coisas divinais! Esta combinação do chocolate com beterraba é mesmo boa, podemos comer sem culpas, nós, os gulosos, precisamos mesmo deste tipo de receitas, ahah!
      Bjinhos

      Eliminar
  6. Realmente o novo livro da Mafalda tem receitas maravilhosas! Aqui está uma delas e dá mesmo vontade de experimentar e saborear...QUe maravilha!

    ResponderEliminar
  7. O livro da Mafalda é mesmo lindo, não me canso de o ver e de pensar no que vou fazer a seguir.
    Esses queques ficaram lindos Rute, apetece mesmo comer um :) lindas fotos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês! O elogio às fotos, vindo de ti, ainda me deixa mais vaidosa!
      Bjinhos

      Eliminar
  8. - Devem ter ficado maravilhosos pelo bom aspecto que têm :)

    ResponderEliminar
  9. e que lindo livro :) os teus queques ficaram lindos lindos, dá-me mesmo vontade de tirar já das mãos um para mim :) estes vou ter de experimentar :) um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim, Naida! Não te vais arrepender :)
      Bjinhos

      Eliminar
  10. Olá Rute,

    Fiquei muito feliz de conhecer o teu blogue e descobrir outra apaixonada pela cozinha como eu. Adorei as fotos.
    Um beijinho,
    Amélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Amélia, muito obrigado! Prometo também passar mais vezes pelo teu, não é por mal, mas o tempo não dá para tudo :)
      Bjinhos

      Eliminar
  11. Concordo contigo, também acho que é o melhor livro dela! É lindo, super interessante, com ilustrações lindas e fotografias maravilhosas. Das receitas que já experimentei, gostei de todas!
    Um beijinho e obrigada por participares no Giveaway do Hoje para jantar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o livro, td o que fiz tb gostei! O teu giveaway é o máximo, não dá para não participar! E mais uma vez, parabéns pelos 22.000 likes!
      Bjocas

      Eliminar
  12. Que queques espetaculares, já tenho o livro na minha lista de desejos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) Peça o livro ao pai natal que vale mesmo a pena!
      Bjinhos

      Eliminar