Páginas

05/08/14

Bolo de chocolate com mascarpone, avelãs e .... 35 anos


Mais um ano que se passou num ápice! Parece que foi há 2 ou 3 semanas que estava a escrever o post do meu aniversário dos 34 anos! A vida passa realmente muito rápido, quase nem damos por ela! O melhor é tentar sempre fazer coisas diferentes, viajar, experimentar novas receitas e sabores, sair, passear, namorar, enfim.... disfrutar!

Este ano, tal como o ano passado, o dia foi a trabalhar e depois jantarinho bom em casa dos meus pais, numa festa improvisada e simples, mas muito animada, com direito a bolinho cheesecake para cantar os parabéns. 

No fim-de-semana, mais festa e mais um bolo! Já disse várias vezes que sou uma pessoa de bolos e de chocolate! Sempre que ando a pensar em que bolo fazer, o chocolate ganha sempre! Quando pergunto aqui em casa, a resposta é sempre: chocolate com chocolate! Depois de algumas pesquisas em livros e alguns dos sites que acompanho, acabei por escolher uma mistura de receitas. O resultado foi óptimo, uma combinação excelente, o doce com o crocante das avelãs e depois o chocolate..... Bem, é um pouco pecaminoso, mas, um dia, não são dias!! Afinal, só se faz anos uma vez por ano ;)

Bolo de chocolate com creme de mascarpone e avelã

Ingredientes:

Massa
430 ml de água
220 gr de manteiga sem sal
65 gr de cacau em pó
520 gr de farinha fina para bolos
2 colheres (de chá) de bicabornato de sódio
500 gr de açúcar em pó
4 ovos (tamanho L)
210 ml buttermilk
2 colheres (de chá) de extrato de baunilha

Recheio
200 gr de queijo mascarpone
100 ml de natas
2 colheres (de sopa) de açúcar em pó
1 colher (de chá de extrato de baunilha)
100 gr de avelã
raspas de chocolate (+/-70 gr)

Cobertura*
100 gr de manteiga à temperatura ambiente
400 gr de queijo creme (usei Philadelphia)
220 gr de açúcar em pó
40 gr de cacau em pó
raspas de chocolate


Preparação

Massa
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Preparar duas formas de 23 cm de diâmetro, untar com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.

Começar por fazer o buttermilk colocando o leite num copo com 1 colher de chá de sumo de limão, deixar repousar durante 10 minutos.

Levar ao lume a água, o cacau e a manteiga, mexer de vez em quando, retirar quando a totalidade da manteiga estiver derretida. Colocar a farinha, o bicabornato de sódio e o açúcar na taça da batedeira, juntar o preparado anterior e bater até que todos os ingredientes estejam bem ligados.

Juntar os ovos, o buttermilk e a baunilha, bater até a mistura se apresentar completamente homogénea.

Dividir a massa de forma igual pelas formas previamente preparadas. Levar ao forno durante 50/60 minutos ou até estar completamente cozido (fazer o teste do palito, quando este sair completamente seco, pode retirar do forno). Deixar arrefecer ligeiramente, desenformar e reservar. [Se o topo do bolo estiver muito alto, nivelar com um nivelador ou uma faca grande afiada.]

Recheio
Colocar as avelãs num tabuleiro e levar ao forno regulado para 180 ºC até tostarem, cerca de 5/8 minutos. Retirar, colocar as avelãs sobre um pano limpo, dobrar o pano e esfregar para retirar as cascas. Partir as avelãs grosseiramente e reservar.

Bater o queijo mascarpone com as natas, a baunilha e o açúcar até obter uma mistura consistente. Retirar cerca de 1/4 do creme para a decoração e reservar. Juntar ao creme, as avelãs e as raspas de chocolate, misturar bem e reservar no frigorífico até usar.

Cobertura
Bater a manteiga com o queijo creme durante 6 a 8 minutos até a mistura se apresentar esbranquiçada e esponjosa. Juntar o chocolate em pó e o açúcar em pó peneirados, continuar a bater mais 6 a 8 minutos. Reservar no frigorífico até usar.

Montagem do bolo:
Colocar um dos bolos num prato, cobrir com uma camada de creme de mascarpone tendo o cuidado de não colocar muito junto dos rebordos para não sair creme aquando da colocação do segundo bolo. Reservar 1/4 do creme para decorar.

Colocar o segundo bolo por cima do creme, cobrir com a cobertura, alisando toda a superfície e laterais com uma espátula. Decorar com as raspas de chocolate restantes e o restante creme de mascarpone (decorei com o saco de pasteleiro com o bico estrela).

Colocar o bolo no frigorífico, retirar 15 minutos antes de servir.

* Sobrou cerca de 1/3 de recheio, congelei para usar noutro bolo. Como opção, pode usar-se para para rechear em substituição do creme de mascarpone [mas não é a mesma coisa....]. Não ficou tão consistente quanto julgava que iria ficar, portanto não pude decorar com o saco. Depois de colocado sobre o bolo, não escorre, solidifica e fica como nas fotos.

Espero que gostem, quem provou, aprovou!! ♥♥♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

10 comentários:

  1. Olá Rute,
    Antes de mais, muitos Parabéns por mais um aniversário, é verdade que só fazemos anos uma vez por ano, logo há que tirar proveito disso e fazer um bolinho delicioso "aka" pecaminoso, para comemorar. E tu soubeste escolher muito bem, ficou um bolinho tão lindo e com um ingrediente que eu adoro, meeesssmo!
    Aposto que fez as delicias dos convidados. :) E bem verdade que o tempo passa a correr, temos de aproveitá-lo ao máximo, mas por vezes temos vontade de fazer tanta coisa ao mesmo tempo que mais de metade acaba por ficar para trás. Valha-nos estas partilhas deliciosas. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo aniversário
    Achei uma excelente escolha pois adoro bolos de chocolate.
    Ficou lindo e bem guloso
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! e que bomba nos trazes! o bolo está fantástico! bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou um bolo lindo Rute, muitos parabéns!!
    Eu e o chocolate também temos assim uma relação, de amor hehe.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rute,
    Eu sou mais de coco, citrinos e frutos vermelhos, mas sou a minoria cá em casa, pois a maioria também é toda para o chocolate, chocolate, lol!!
    Ficou lindo o teu bolo e sim, com o chocolate, o mascarpone e as avelãs, só pode ter ficado delicioso mesmo e imagino as diferentes texturas a complementarem-se!!
    Beijinhos grandes e ainda bem que tiveste dias e festas mimadas e lindas.
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Olá Rute! Parabéns atrasados! O chocolate é sempre uma excelente escolha...os meus bolos de aniversário também são quase sempre de chocolate! :))) Ficou com um aspecto delicioso!

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo Rute!!
    Muitos parabéns! O tempo voa é mesmo verdade! !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais, muitos parabéns :)
    Adorei a combinação do bolinho e tens toda a razão, chocolate é sempre a melhor opção - especialmente se é o nosso aniversário.
    Grande beijinho e que celebres muitos.

    ResponderEliminar
  9. Bolinho lindo e parabéns atrasados (sorry)
    Chocolate!! I' m chocolateahólica ;-)
    Lindo lindo

    Bjinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cláudia! Chocolatinho é sempre bom, és como eu! Não vivo sem chocolate!
      Bjinhos

      Eliminar