Páginas

20/10/13

Panquecas de chocolate


Os manhãzitos que viraram panquecas! O meu pequenino, um dia destes pediu manhãzitos, inicialmente pensei que tivesse visto algum colega na escola a comer, mas hoje percebi que não. A ideia dos manhãzitos veio da televisão! Então diz ele: "vi na visão, na nossa visão, é muito boa, a nossa visão". A parte boa é que ele ainda não conhece realmente de que se tratam os manhãzitos e nem consegue ainda localizá-los no supermercado. A parte menos boa, é termos a perceção do que a televisão "grava" na cabeça dos pequenos (e graúdos). 

Quando esta conversa aconteceu, pensei logo em fazer, lembrei-me de ter visto aqui e achei uma excelente ideia. Mas depois, o cansaço da semana e a azáfama do fim-de-semana levou-me quase a desistir, ainda fui ver o preço no supermercado e aí mudei de ideias. Não tenho nada contra os supermercados, mas acho que há coisas que o preço praticado é mesmo abusivo. Posto isto, estava decidido fazer os ditos manhãzitos! Acontece que algo se passou e a massa não ficou espessa que permitisse fazer os panquecas altas, pois a massa ficou liquida e espalhava-se pela frigideira. ou então teria que ser com uma figideira mais pequenina. Sem problema, os manhãzitos viraram panquecas com recheio de chocolate e ficaram uma delicia. Satisfeito o desejo dos manhãzitos, temos um pequenino feliz!

Ingredientes:
1 1/4 de chávena de farinha*
1 1/4 de leitelho**
1 ovo
1/4 de chávena de óleo de girassol
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de fermento em pó
2 mão cheias de pepitas de chocolate (não pesei, a quantidade é a gosto)


Preparação:
Misturar todos os ingredientes numa taça, excepto o fermento. Misturar bem, até obter uma massa homogénea. Juntar o fermento e envolver.
Untar uma frigideira anti-aderente com manteiga. Deitar colheradas de massa na frigideira, fazendo panquecas com cerca de 8 a 10 cm de diâmetro. Quando fizerem bolhinhas na superfície, virar e cozinhar do outro lado. 

*Chávena usada tem 200 ml de capacidade
** Adicionar 1 colher de sopa de sumo de limão ao leite e deixar repousar 10 minutos. Após este tempo, mexer e usar. A receita original usava leite gordo, não sei se por isso motivou a massa a não ter ficado mais espessa. 



8 comentários:

  1. Muito melhores estes manhãzitos! Ficaram com um aspeto delicioso e adorei as fotografias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro e as tuas ficaram tão lindas....adorei.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Estão tão gulosas!!

    Maravilha!!!
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  4. Há certas coisas que também prefiro não comprar! Não só pelo preço mas pela quantidade de gordura e conservantes que têm :(
    Podem não ter ficado altas, mas ficaram com um aspecto delicioso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com água na boca! :))) Adorei!

    Beijinhos,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adoro panquecas! As tuas ficaram óptimas! Os manhazitos que andam por aí à venda, não são mais do que uma mistura de gorduras hidrogenada com açúcar em excesso e aromatizantes. Não são uma boa opção nutricional para as nossas crianças! O que tu confeccionaste é caseiro e sabes exactamente o que lá está. Muito mais saboroso e nutricionalmente muito superior...e o teu pequeno adorou. E eu também!
    Beijinho

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Impossível resistir!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  8. E que bem que ficaram em panquecas!
    Aposto que ele adorou.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar