25/03/08

Doce de bolacha com creme moka

_Ingredientes:

300 gr de bolacha Maria
2,5 dl de café com leite um pouco adoçado

Para o creme Moka:

150 gr de açúcar em pó
250 gr de manteiga sem sal

1 colher de chocolate em pó (opcional)
1 colher de (café) cheia de café instântaneo
2 ovos

Para a cobertura:

1 pacote de natas (opcional)

açucar q.b.
coco ralado q.b.
chocolate em pó q.b.

_Preparação:

1. Para o creme Moka: Amassar muito bem a manteiga com o açúcar em pó, assim que esteja amolecido e possa ser trabalhado, juntar os ovos um a um, batendo sempre com a batedeira. Misturar depois o café instântaneo, o chocolate e mexer muito bem. Se o creme talhar aquecer ligeiramente e bater muito bem com a vara de arames.

2. Montagem do bolo: Escolher o prato / travessa para a montagem do bolo; noutro prato colocar o café com leite e passar as bolachas uma a uma pelo o café com leite e a dispô-las em camadas no prato para o bolo. Barrar a superfície com o creme Moka, alise bem e coloque outra camada de bolchas passadas por café com leite , e assim sucessivamente até acabarem as bolachas, sendo a última camada de creme. Colocar as camadas das bolachas de forma desenquadrada, para cobrir todos os intervalos.

3. Cobrir com as natas batidas com açucar, polvilhar com coco ralado e chocolate em pó.

4. Deixar no frigorifico, cerca de duas horas antes de servir.

Esta sobremesa é uma das especialidades do M. Integralmente executada por ele, e as adaptações/opções também foram da sua autoria.


1 comentário:

  1. Acabo de descobrir este seu delicioso blog. Vou já colocar um link no meu para voltar. :-)

    Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogs gastronómicos em língua portuguesa...? É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

    Abraço.

    ResponderEliminar