Páginas

12/04/20

Mini Pavlovas com lemon curd e frutos vermelhos



De repente passaram-se alguns anos (!!) sem novos posts aqui no blog, muitas foram as mudanças na minha vida, a vida profissional, a maior necessidade de apoio para trabalhos de casa, a logística do final do dia com as atividades extra-curriculares do pequeno, etc. Com as várias coisas, o planeamento e a disponibilidade de outrora foi-se desvanecendo dando mesmo lugar à falta de motivação para cozinhar, fotografar, editar e publicar. Foram muitas as vezes que pensei que este espaço me fazia falta, mas o tempo e a falta de vontade foi adiando o regresso

Quis o isolamento que voltasse a ter tempo para fotografar, não que tenha os dias mais livres, porque o trabalho continua, mas sim porque nos fins-de-semana estamos confinados a casa e cada um tem que arranjar forma de se ocupar com algo de que gosta. Após ler este post da Marmita e de algumas mensagens trocadas com ela, fui ver as estatísticas do blog e o que é certo que é que continua a ter muitas visitas, assim como novos seguidores na página de Facebook mesmo sem novas publicações. Há cerca de duas semanas voltei a fotografar, publiquei apenas no Instagram e no Facebook por ser mais fácil, dei comigo a pensar se as pessoas continuariam ou não a visitar blogs, com tantas redes sociais e grupos de partilha, tudo parece mais rápido e instantâneo do que um blog. Conclui que podemos continuar a ter as duas coisas, eu própria tenho imensas receitas guardadas no Facebook, no Instagram, no Pinterest, mas continuo a fazer pesquisas gerais no google e nos blogs de que sou seguidora há anos. Acho ainda, que continuar com o blog, é uma espécie de livro de receitas virtual em que vou coleccionando as receitas de que mais gosto e a que regresso com frequência. 

Tendo como mote uma Páscoa tão diferente do habitual, achei que merecíamos também uma sobremesa diferente, vibrante, sofisticada e colorida. A escolha recaiu sobre estas mini pavlovas, algo que há muito que ansiava fazer mas pelo processo demorado sempre fui adiando. Sempre adorei o seu aspecto delicado e festivo. Achava que era bem mais complicado do que na realidade é, ficaram estaladiças por fora e suaves por dentro, a combinação com o lemon curd foi uma ótima escolha, contrasta na perfeição com o doce do merengue.


Mini Pavlovas com Lemon Curd
Receita adaptada de Sweet Gula e Miss Pavlova

Ingredientes
4 claras de ovo
200 gr de açúcar em pó 
1 c. (de chá) de vinagre de cidra
1 c. (de sopa) de açúcar baunilhado
1 c. (de sobremesa) de amido de milho
frutos vermelhos q.b. para decorar
Lemon Curd q.b, (usei esta receita)*

Preparação
Pré-aquecer o forno a 150ºC.
Forrar com papel vegetal um tabuleiro de forno e reservar. 
Bater as claras em castelo até que comecem a formar picos suaves, delicadamente e gradualmente adicionar a açúcar em pó e continuar a bater até as claras ficarem bem firmes e brilhantes. 
Juntar o vinagre e o açúcar baunilhado e bater mais alguns segundo apenas até incorporar. Finalmente adicionar o amido de milho e bater num velocidade baixa para envolver. 
Transferir o merengue para um saco de pasteleiro (usei um saco de plástico normal, cortado num dos cantos), cuidadosamente formar montinhos de merengue sobre o papel vegetal (ver nos destaques do Instagram as várias fases). Seguidamente, com as costas de uma colher, fazer uma ligeira cavidade no centro de cada montinho. 
Colocar o tabuleiro com o merengue no forno e baixar a temperatura para os 140ºC. Deixar cozer durante 25-30 minutos. 
Desligar o forno e deixar arrefecer completamente com a porta entreaberta. 
Quando completamente arrefecidas, rechear com lemon curd (usei uma colher de sopa bem cheia por cada uma) e decorar com frutos vermelhos a gosto.

*Quando o lemon curd fica com uma consistência um pouco líquida, para espessar, adiciono uma colher de sopa de maizena dissolvida num pouco de leite e levo novamente ao lume até começar a engrossar, retiro do lume assim que atingir o ponto estrada (qd nas costas da colher passamos o dedo e fica uma "estrada" desenhada). O lemon curd pode ser feito com antecedência e guardado no frio numa caixa hermética, para que não se forme crosta, coloco um película aderente mesmo a tocar no creme e deixo arrefecer completamente antes de colocar no frigorífico. 


Espero que gostem!♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

Sem comentários:

Enviar um comentário