Páginas

19/03/15

Choquinhos à algarvia



Normalmente durante a semana, os jantares são mais rápidos e simples, no meio da azáfama de banhos e tarefas domésticas, atenção ao mais pequeno, não há tempo para comidas muito elaboradas. Ao fim-de-semana há tempo para ligar o forno ou o grelhador, para comer devagar e sem muitas pressas. Há tempo para almoçar tardiamente e conversar sem parar. Normalmente os almoços de fim-de-semana terminam já a meio da tarde.

Quando se fala em gastronomia algarvia, de imediato se pensa no que vem do mar.... Os chocos, lulas e polvo são os meus preferidos, já que eu não pessoa lá de muito peixe! Se há coisa de que eu gosto mesmo é de uns belos choquinhos, sejam grelhados, fritos ou à moda de Setúbal! À moda de Setúbal fica para outro dia! Hoje traga-vos uns choquinhos feitos à Algarvia com umas batatinhas que fazem as delicias cá de casa.

Ingredientes (para 3 pessoas):
500 gr de chocos médios
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 molho de coetros frescos
sal q.b.
pimenta cayenne (opcional)
Batatas (+/- 5 batatas médias)
1 raminho de alecrim fresco
azeite q.b.

Preparação:

Chocos
Levar uma frigideira larga ao lume com o azeite, os alhos esmagados com casca e a folha de louro. Quando estiver bem quente e os alhos a crepitar, adicionar os chocos e deixar fritar. Temperar com sal, a pimenta e metade dos coetros. Tapar e agitar, deixar cozinhar em lume brande. Agitar a frigideira de vez em quando e cozinhar até os chocos estarem macios.

Retirar do lume, polvilhar com os restantes coentros e servir de imediato.

Acompanhamento
Cortar as batatas em cubos, colocar numa panela e cobrir com água temperada com sal. Quando levantar fervura, deixar cozer apenas alguns minutos e retirar do lume. Numa travessa de ir ao forno, colocar um fio de azeite, juntar as batatas, colocar mais um pouco de azeite, mexer as batatas de forma a que todas fiquem envoltas no azeite e salpicar com folhas de alecrim. Levar ao forno até que as batatas fiquem douradas. Servir quentinhas!


Espero que gostem! E ainda bem que temos quase o fim-de-semana à porta....

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

3 comentários:

  1. esses choquinhos estão com tão bom aspeto maravilhoso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Estão super apetitosos :) saudades de comida portuguesa!
    Beijinhos e um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Oh Rute, mas que maravilha! E assim de repente transportaste-me para as minhas férias no Algarve. Adoro choquinhos à Algarvia e faço imensas vezes, mas nunca ficam como uns que costumo comer na zona do Alvor e que eu tanto adoro. Os teus ficaram mesmo com muito bom aspecto, mas essas batatinhas deliciosas é que me estão aqui a desafiar. ;) Adorei. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar