08/05/14

Granola de coco e chocolate


De vez em quando faço uma fornada de granola. Cá em casa, eles comem cereais de manhã e gostam de misturar diferentes tipos, eu geralmente, como o meu pequeno almoço a caminho do trabalho, mas esta semana tive em casa com o pequeno e consegui ter alguns pequenos almoços mais calmos, que me permitiram desfrutar da granola com iogurte e das conversas com a minha pequena pessoa pela manhã, sempre tão animadas.  

A granola é um vício! Quando há um frasco por perto, cada vez que vou à cozinha lá vou tirar uns bocadinhos para ir petiscando. O que vale é que não é assim tão pecaminosa como outras coisas... 


Normalmente uso a mesma base de flocos de aveia e mel, depois vou misturando diferentes cereais  e frutos secos conforme o que há na dispensa. Quanto ao uso de chocolate, dispensa muitos comentários, ou não fossemos nós uns confessos amantes de chocolate. Desta vez, de forma a tornar a granola mais saudável, usei óleo de coco em vez de outro tipo de óleo. 

Posso dizer que esta semana, os lanches foram muito bons, granola homemade, crocante com iogurte e fruta. E os vossos lanches, como têm sido? Vamos à receita!


Ingredientes:
2 chávenas de flocos de aveia pequenos
1 chávena de focos de coco
1 chávena de amêndoa palitada
1/3 chávena de sementes de chia
1/3 chávena de sementes de linhaça
1/3 chávena de óleo de coco
1/3 chávena de maple syrup ou mel
1/3 chávena de cacau em  pó
1 colher (de sopa) de extracto de baunilha

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Numa taça grande, misturar bem os ingredientes secos: os flocos de aveia, os flocos de coco, a amêndoa e as sementes. Reservar.

Levar ao lume o óleo, o maple syrup, o extrato de baunilha e o chocolate, mexer bem, deixar ferver cerca de 1 minuto. Retirar e juntar aos ingredientes secos, envolvendo-os completamente.

Espalhar a mistura no tabuleiro preparado e levar ao forno durante 20-25 minutos. Após este tempo, retirar, revirar a granola e levar ao forno novamente durante 5-10 minutos para tostar, mexendo de 3 em 3 minutos. [o tempo pode variar em função do forno usado, tem que se ter atenção ao cheiro pois pode começar a tostar mais depressa do que o que se prevê].

Espero que gostem!



Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

5 comentários:

  1. Também costumo fazer .
    E agora com os dias mais quentes ainda sabe melhor
    Essa ficou uma maravilha
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Estamos em sintonia, passei a semana a fazer granola ;))
    adorei as fotos!

    ResponderEliminar
  3. Estamos em sintonia Rute!
    Eu adoro granola caseirinha e boa. E de chocolate e coco é muito bom.
    Adoro variar sabores e combinações.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Bela dica, obrigada ;)

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar