Páginas

01/04/14

Bolo de iogurte, canela e maçã e.. um aniversário



Já comecei a escrever este post várias vezes e tenho-o posto de lado sempre que tento novamente. Não sabia como começar.... Mas, aqui vai [um pouco atrasado, pois já foi há quase duas semanas, mas a intenção é que conta!]

Sete anos passaram desde que escrevi o primeiro post aqui no blog. Sete anos! O tempo passou tão depressa! Parece que foi ontem que pensei em criar um espaço onde pudesse registar as receitas cá de casa, para estarem sempre em local acessível e poder partilhá-las com os amigos. O tempo passa mesmo num ápice! Assim foi passando o tempo desde que tenho este espaço onde venho quando posso e quando tenho vontade de escrever e partilhar. Nem sempre o blog esteve "ativo", nem sempre teve novidades e coisas boas, foi sempre sendo actualizado ao sabor da vontade. 

Este é um espaço onde escrevo sobre o que gosto, sobre o que sinto, sobre o que mais gosto de partilhar. Onde partilho um bocadinho de mim, de nós cá de casa. O que mais me faz feliz é ver que por cá passam muitas pessoas, recebo as suas visitas e as suas palavras de braços abertos e com um grande sorriso. 

Com o blog veio também a imensa vontade e prazer de cozinhar, principalmente, bolinhos, bolachas, sobremesas, por eu sou mais doces! A vontade de comprar mais livros de cozinha [tantos!]. A vontade de aprender cada vez mais técnicas de fotografia, foodstyling e tratamento de imagem. A vontade de ir por aí aos mercados biológicos comprar as frutas e legumes da época para preparar lindas e coloridas receitas. A vontade de ir aos mercados de velharias à procura de louças e talheres vintage.  


Agradeço a todos os que passam por aqui todos os dias, os que gostam de ler o que escrevo e os que experimentam as coisas que partilho. Agradeço por me fazerem sorrir e por ter vontade de continuar. Hoje celebro convosco estes sete anos com este bolinho que chama a Primavera com estas flores do campo colhidas num lindo passeio. 



Bolo de iogurte, canela e maçã 

Ingredientes:

Massa:
225 gr de farinha para bolos
1 colher (de sobremesa) de fermento 
1 colher (de sopa) de canela em pó
150 gr de açúcar
75 gr de avelã finamente trituradas
2 ovos
50 gr de mel
250 ml de iogurte natural
150 ml de óleo de girassol
425 gr de maçã [usei Golden]

Cobertura:
50 gr de avelãs trituradas grosseiramente
4 colheres (de sopa) de leite
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar uma forma com um fio de azeite, forrar o fundo com papel vegetal e polvilhar as laterais com farinha.

Peneirar a farinha com o fermento e a canela para uma taça grande, adicionar metade do açúcar e as avelãs, misturar tudo muito bem. Reservar.

Descascar as maçãs e cortar em pequenos pedaços, juntar o açúcar restante e levar ao lume com 3 colher de sopa de água. Deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos ou até estarem suficiente macias para reduzir a puré. Deixar o puré arrefecer um pouco [deixar ficar morninho].

Noutra taça, bater os ovos com o iogurte, o mel e o óleo até obter uma mistura homogénea. Adicionar o puré de maçã e incorporar bem. Juntar esta mistura aos ingredientes secos e mexer até ambas as misturas estarem completamente incorporadas.

Levar ao forno durante 35/40 minutos [ou até quando inserir um palito no centro do bolo, este sair completamente limpo]. Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer ligeiramente. 

Entretanto, levar ao lume todos os ingredientes da cobertura, cozinhar até ficar com um tom castanho claro [cerca de 5/8 minutos em lume brando]. Deitar sobre o bolo e deliciar-se!


Espero que gostem! É um bolinho perfeito para acompanhar uma bela e fumegante chávena de chá, que tanto apetece nestes dias em que a Primavera teima em não ficar por cá. Já têm a água ao lume?

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

9 comentários:

  1. Que maravilha nada como a simplicidade.
    Bj. Elsa Gouveia.
    http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, sete anos de blog é obra! Escolheste um bolo delicioso para comemorar, está com um aspecto apelativo. Por incrivel que pareça acho que nunca comi bolo de avelã... está na altura de experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. sete anos é muita fruta ;)) parabéns pelo blog e espero que continues a partilhar bons momentos
    um belo bolo para celebrar a data!

    ResponderEliminar
  4. Ainda me lembro quando te perguntei se eram mesmo 7 anos! :) Que alegria!!
    E um bolinho assim sabe bem, nestes dias que ainda pedem sabores mais quentes e de outono.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Muitos Parabéns!
    Eu que não cozinho nada, este blog tem sido uma tábua de salvação. Até fico espantada com as coisas que vão surgindo na cozinha, eheh!

    ResponderEliminar
  6. Sete anos... um "rebento" já crescido! Como o tempo passa depressa, tão depressa que nem damos conta! :-)
    Parabéns por este espaço tão delicioso que tem crescido e acompanhado também o teu "crescimento" (as tuas mudanças) e que é um espaço tão saboroso!
    Realmente o prazer da cozinha é uma coisa fascinante e as partilhas em torno dos sabores enchem-nos sempre mais um bocadinho! :-)
    Um bolo delicioso para assinalar à altura a data e ilustrado com umas belas fotos!

    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns pelo blog!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Este bolinho é qualquer coisa de fantástico! Adoro maçã e amêndoas em conjunto nos bolos :P fiquei salivar por uma fatia :D

    beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Muuito bom aspeto. Vou seguir a receita para ver se fica igual. Bjinhos e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar