Páginas

30/03/13

Folar de bater

Era mesmo o que eu procurava, um folar entre o tradicional e o de camadas e que não fosse necessário amassar! No passado dia 16 de Março, a Junta de Freguesia de Montenegro promoveu o workshop "Folares da Páscoa", eu queria ir mas não consegui. Felizmente, uma das autoras de um dos blogs que visito regularmente foi ao workshop e teve a simpatia de partilhar a sua aprendizagem com todos os que a visitam.

O folar fica mesmo como eu gosto, com um sabor bem marcado a canela e um pouco de aromatizado a erva doce.


Folar de bater

Ingredientes:
1 kg de farinha com fermento
600 gr de açúcar branco
5 ovos*
60 gr de manteiga sem sal
1 colher (de sopa) de banha de porco
1 colher (de sobremesa) bem cheia de canela em pó
1 colher (de sobremesa) de erva doce em pó**
2 dl de leite morno
2 dl de chá (mistura de pau de canela e erva doce em grão)
raspa de um limão
(para camadas: mistura de açúcar amarelo e canela a gosto + manteiga sem sal q.b.)

* a receita original tinha 4 ovos, mas como os que usei eram pequenos, optei por colocar mais um.
** coloquei menos erva doce, pois prefiro com mais canela.

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 190º. Untar três formas de alumínio (com 15 cm de diâmetro) com manteiga, forrar com papel vegetal e tornar a untar com manteiga.

2. Derreter a manteiga com a banha e reservar. Raspar a casca do limão e reservar. Entretanto ferver a água com o pau de canela e a erva doce em grau para fazer o chá. Reservar.

3. Num alguidar, bater os ovos com o açúcar, a raspa de limão, a canela e a erva doce em pó com a batedeira eléctrica até a mistura se apresentar homogénea. Continua a bater e juntar aos poucos a farinha, o chá, o leite e a gordura. Continuar a bater até obter uma massa macia.

4. Colocar a massa nas formas da seguinte forma: com uma concha de sopa, deitar uma porção de forma a cobrir o fundo da forma, polvilhar com a mistura de açúcar e canela, colocando pequenas nozes de manteiga em seu redor. Repetir este processo três ou quatro vezes, terminar com uma camada de açúcar, canela e manteiga. Repetir nas restantes formas.

5. Cobrir as formas com papel de alumínio para evitar que o açucar queime e levar ao forno (sem ventilação) durante 1:30h, retirar o papel a meio da cozedura. Desenformar ainda quentes.


Bom apetite, espero que gostem tanto como por aqui!

1 comentário: