Páginas

12/07/11

Bolo de laranja Fonte Férria



Este bolo foi feito para um dia especial, o dia em que se comemorou o final do ano lectivo na creche do Leonardo. Fomos fazer um pic-nic organizado pela creche, onde todos estavam convidados a conviver, pessoal da creche e seus familiares, pais, crianças, familiares e amigos. Foi uma tarde bem passada, num local apetecível. A escolha do bolo a fazer não foi fácil, pois teria que ser resistente ao calor, prático e ao mesmo tempo saboroso! Este bolo fica bastante húmido e quando comido fresquinho quase parece um bolo-pudim. O sucesso foi grande e ficou conhecido na creche pelo Bolo da Fonte Féria.

Ingredientes

Massa
5 ovos
2 1/2 chávenas de chá de açúcar
2 1/2  chávenas de chá de farinha
2 colheres de chá de fermento
sumo de 1 laranja média
raspa de 1 laranja

Calda
sumo de 3 laranjas médias
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de canela moída

Preparação
1.Bater as gemas com o açúcar até ficar bastante cremoso, juntar a farinha o fermento , a raspa da laranja, o sumo de uma laranja e por fim as claras em castelo .


2.Numa forma rectangular, deitar a massa, levar ao forno pré-aquecido a 160º. Verificar a cozedura periodicamente com palito. 


3. Para fazer a calda, coloca-se num tachinho, o sumo,  o açúcar e a canela eleva-se ao lume até ferver e desaparecer por completo o açúcar. Depois de cozido, desenforma-se o bolo e ainda quente faz-se algumas perfurações com um palito e rega-se com a calda. Servir cortado aos quadrados.

1 comentário:

  1. por acaso aproximam-se uns pequiniques em familia
    aqui esta uma bela ideia
    beijinhos

    ResponderEliminar