Páginas

13/07/11

Bolo de iogurte com limão e sementes de papoila


A verdade é que tínhamos bastantes iogurtes com o prazo a finalizar, então depois de uma voltinha pela internet e pelos blogs deliciosos que costumo visitar, encontrei esta receita de um bolo de iogurte diferente. Apenas fiz uma pequena adaptação, aumentei a quantidade de limão, pois sou fã!

Ingredientes
1 iogurte natural
6 ovos
3 copos de iogurte de açúcar
3 copos de iogurte de farinha
1 copo de iogurte mal cheio de óleo
2 colheres de chá de fermento em pó
Raspa  e sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila

Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Começar por bater as claras em castelo bem firme e juntar 1 copo de iogurte de açúcar. Continuar a bater até ficar um creme espesso.


2. Bater as gemas com 2 copos de açúcar. Adicionar o iogurte, o óleo e a raspa do limão.


3. Adicionar metade das claras ao preparado anterior, alternadamente com a farinha e o fermento em pó, batendo na velocidade mais baixa. Juntar o resto das claras mexendo com uma colher de pau, até ter um creme homogéneo e bem ligado.

4. Por fim, juntar as sementes de papoila ao preparado e envolver no creme.

5. 
Levar ao forno em forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Desenformar após arrefecer um pouco. 

As sementes de papoila foram uma agradável surpresa, nunca tínhamos usado. São muito leves e conferem uma textura diferente e saborosa a um bolo com uma bastante massa simples. 

Descobrimos que o Leonardo é fã deste tipo de bolos, senta-se no chão com um pratinho com bolo e só voltamos a ouvir a sua voz, quando acaba a fatia e pede mais!

2 comentários:

  1. Já tenho feito bolos de iogurte de limão, e também junto raspa para acentuar o paladar. Gostei da ideia de acrescentar sementinhas de papoila. Muito bonito o resultado final.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. ja fiz este bolo e tambem adoramos
    beijinhos

    ResponderEliminar