Páginas

17/05/09

Salada de arroz com delícias e manga


Mais uma saladinha, desta vez com a combinação de sabores doces e salgados. A receita foi retirada da revista saberes & sabores, edição do mês de Maio/09, como sempre, sofreu ligeiras adaptações.
Ingredientes (para 4 pessoas):água q.b.250 gr de arroz carolino2 ovos1 manga12 palitos de delícias do mar1/2 limãosal q.b.pimenta moída no momento q.b.caril q.b.azeitemanjericão fresco
Para o molho:
2 colheres (de sopa) de maionese
6 colheres (de sopa) de natas de soja
sal e pimenta moída no momento q.b.
sumo de limão
coentros frescos
Preparação:1. Pôr um tacho ao lume com bastante água. Quando ferver, temperar com sal e deixar retomar a fervura, introduzir o arroz, mexer com um garfo e deixar cozinhar durante 10 minutos (retirar do lume quando estiver quase cozido, de forma a não ficar muito mole). Quase no fim da cozedura, adicionar uma pitada de caril (a gosto).
2. Entretanto, partir os ovos numa taça, temperar com sal e pimenta, bater com um garfo até estarem completamente mexidos. Deitar um pouco de azeite numa frigideira antiaderente, levar ao lume e deixar aquecer bem. Deitar o ovo batido na frigideira, deixar coagular sem mexer. Virar o crepe de ovo e deixar cozinhar do outro lado. Retirar para um prato e deixar arrefecer.
3. Descascar a manga e cortá-la em cubos. Cortar as delícias em pedaços. Escorrer o arroz para um coador, passá-lo por água até arrefecer completamente.
4. Cortar o crepe de ovo em tiras. Deitar o arroz numa saladeira, juntar-lhe a manga, as delícias do mar e as tiras de ovo.
5. Salpicar a salada com folhas de manjericão picadas e sumo de limão.
6. Fazer o molho de branco: numa tigela, colocar a maionese, as natas, o sumo de limão. Mexer bem, temperar com sal e pimenta a gosto e juntar os coentros picados.

7. Servir temperado com o molho branco.

1 comentário: