Páginas

20/09/15

Manteiga de amendoim caseira

 
Manteiga de amendoim é daquelas coisas que se adora ou se odeia! Desde pequena que adoro, em minha casa era frequente haver manteiga de amendoim estrangeira, adorava abrir o frigorífico e comer umas colheradas directamente do frasco. Tão bom! Ainda hoje, quando vou almoçar a casa dos meus pais, tenho a mania de ir ver que novidades há no frigorífico, sempre na esperança de ver alguma gulosice, como a manteiga de amendoim. Se ela lá estiver, lá vai uma colherada ou duas!!
Sempre que comento com alguém que gosto de manteiga de amendoim tanto como de nutella, a reacção global é: humm, "não gosto nada!" ou "não aprecio!", e por aí fora! A reacção seguinte é: "isso tem tantas calorias..." "isso engorda tanto...." Ora, pois bem, tem muitas calorias, pois esta manteiga é muito rica em gorduras, mas gorduras boas, as gorduras monoinsaturadas e  poliinsaturadas. Estas gorduras ajudam a baixar o colestrol LDL (conhecido como o "mau" colestrol) e a prevenir doenças cardiovasculares. A manteiga de amendoim para além das gorduras boas, contem também vitamina E, ferro, cálcio, potássio, magnésio, fibras, proteína e antioxidantes. 
Para os desportistas, a manteiga de amendoim é uma boa aposta, pela sua carga calórica, porque contem fibras que garantem sensação de saciedade duradoura, funciona também como uma boa fonte de proteína, necessária para reparar e desenvolver a massa muscular. Contudo há que notar que no caso da proteína, a ingestão da manteiga de amendoim deverá ser acompanhada por outra fonte de proteína, pois o seu índice não é muito elevado (cerca de 7gr por duas colheres de sobremesa). 

Dado ao seu elevado grau calórico, não deve ser ingerida diáriamente em excesso, não mais do que duas colheres de sopa por dia, preferencialmente em pão rico em cereais ou de mistura.


Por gostar tanto de manteiga de amendoim e por achar que a que se vende habitualmente nos supermercados não é muito saudável avaliando pela quantidade de açúcar, sal, gorduras adicionadas, decidi procurar receitas mais saudáveis para fazer a minha própria manteiga. Quando vi que era tão fácil, rapidamente decidi que tinha mesmo que fazer. E posso dizer, que seguramente não vou tornar a comprar manteiga de amendoim! [e esta fiz há cerca de uma semana e o frasco já vai a menos de meio!]. Só mais uma coisa antes da receita, para quem não gostar de amendoim, pode usar a mesma receita com outro fruto seco como amêndoa ou avelã.

Agora vamos à receita que o post já vai longo.

Ingredientes: 
265 gr de amendoins (usei torrados)
2 colheres (de sopa) de óleo de amendoim
2 colheres (de sopa) de mel
1 collher (de café) de sal 


Preparação:
Colocar os amendoins no robot de cozinha ou picadora e triturar em velocidade elevada, durante cerca de 10 minutos. Sempre que for necessário, parar de triturar para raspar as paredes da trituradora e envolver na mistura. Continuar a triturar na potência elevada. Inicialmente, irá parecer apenas granulado de amendoins, mas com o continuar do processo, os óleos dos amendoins libertam-se, permitindo obter uma pasta maleável que se irá transformar em manteiga. 

A meio do processo, adicionar o mel, o sal e o óleo, continuando a triturar até obter a consistência desejada. 

Guardar em frascos hermeticamente fechados e conservar no frigorífico até 4 semanas (se conseguirem!).


Algumas notas:
Usei amendoins torrados com casca, mas poderá ser feito com qualquer tipo de amendoins, amendoins torrados com sal, com mel, etc. (atenção ao aumento calórico). Podem também optar por torrar os amendoins em casa, neste caso, deverão arrefece-los por completo antes de começar a triturar.
O sal e o mel são opcionais, podem fazer apenas com amendoim e óleo, ou em substituição do óleo, uma bebida vegetal. O mel também pode ser substituído por um outro adoçante natural, como a stevia.
 
A quantidade de óleo é apenas uma referência, pois este deve ser usado na quantidade necessária para obter a consistência desejada. Comecei por colocar apenas uma colher de sopa, mas verifiquei que continuava a triturar mas a manteiga não passava de uma pasta e eu pretendia que fosse mais líquida, nessa fase, coloquei mais uma colher de óleo, aumentei a potência e obtive a consistência pretendida.

Espero que gostem :)

10 comentários:

  1. Ficou bem cremosa! Gosto de manteiga de amendoim mas curiosamente no pao nao gosto! Gosto de a comer à colher tal como tu e de a usar em doces! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,
      Experimente com pão de cereais ou tostas, tão bom!
      Mas à colherada é à colherada, uma delicia!
      Bjinhos

      Eliminar
  2. adoro manteiga de amendoim como bastantes vezes, só nunca fiz em casa por preguiça


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh mas esta é bem fácil... Experimente :)

      Eliminar
  3. Mas que bom! em tempos fiz e confesso que na altura me lembro de ter pensado: esquece, nao me compensa... ( a preguiça falava mais alto). Agora olho para a tua e penso... porque não faço caseira mesmo???

    ResponderEliminar
  4. Nunca me passaria pela cabeça que fosse tão fácil fazer manteiga de amendoim. Eu também sou fan, mas confesso que não gostei nada da primeira vez que comi, ainda era adolescente e como via nos filmes americanos a comerem, fui a correr comprar e mandei uma embalagem inteira para o lixo. Agora adoro... hmmm não tanto como nutela, mas adoro :D Obrigada pela partilha, um beijo

    ResponderEliminar
  5. Incrível... e eu que gasto dinheiro em frascos de manteiga de amendoim e no entanto é esta facilidade toda para se fazer... incrível! Bem, na verdade nunca procurei como fazer. Estás cá tu, obrigada ;-)
    Vou guardar e não vai demorar muito até que o faça. Obrigada
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar