Páginas

09/03/15

Mousse de abacate e alfarroba



Chocolate..... o vício e a perdição! Se pudesse comia mesmo chocolate a toda a hora! Há dias em que a minha cabeça só pensa mesmo em comer chocolate, mousse de chocolate, bolo de chocolate, enfim, uma carga de calorias em pensamento, eheh!

Há uns dias falei-vos de ter retomado a dieta, durante a semana é mais ou menos fácil de gerir, mas ao fim-de-semana aparece sempre uma vontande incontrolável de docinhos para saborear nas tardes preguiçosas! E agora imagem bem numa casa em que existem imensos livros com bolos deliciosos e sobremesas de babar! Bem, felizmente, há alternativas e se procurarmos, testarmos e arriscarmos conseguimos obter algo que consegue "matar" o desejo do docinho, mas com menos culpas.

Nos doces regionais algarvios, a alfarroba é uma das protagonistas de excelência, é daquelas coisas, ou se ama, ou se odeia, pois o sabor é forte e apesar de ser um óptimo substituto do chocolate, o seu sabor é bastante diferente. Aqui em casa, a opinão não foi unânime, o Vítor gostou muito, eu gostei mais ou menos. Apesar disso, é uma excelente mousse, super cremosa e que substitui na perfeição uma mousse de chocolate normal e decadente [daquelas que levam as dietas à desgraça].

Espero que gostem!

Mousse de abacate e alfarroba
(Adaptado do site Dias com Mafalda

Ingredientes:
3 abacates maduros
5 tâmaras sem caroço
1/4 de chávena de maple syrup ou mel
1 colher (de chá) de extracto de baunilha
3 colheres (de sopa) de alfarroba
1 colher (de sopa) de cacau

Preparação:
Colocar os abacates partidos num robot e bater até obter um puré cremoso. Adicionar as tâmaras e voltar a bater por uns 2 minutos até ficarem bem triturados.

Juntar o extracto de baunilha e o maple syrup (ou mel), voltar a bater até incorporar bem. Por fim, adicionar a alfarroba e o cacau. Bater bem. Provar e ajustar o sabor, pode adicionar mais alfarroba ou cacau, a gosto, para ficar mais intenso ou mais maple syrup adoçar.

Servir com amêndoas torradas e laminadas, lascas de coco ou framboesas.


Algumas notas:
Quando coloquei as tâmaras, o robôt teve alguma dificuldade em triturá-las, se estas estivessem demolhadas, penso que teria sido mais fácil e eficaz.

A alfarroba tem um sabor intenso, como tal, pode-se substituir totalmente a alfarroba por cacau magro.

Para quem não conhece a alfarroba, pode saber mais informações aqui.

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin




6 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!
    Adoro estas versões saudáveis de clássicos bem calóricos ;) a minha versão boazinha de "mousse de chocolate" é com banana, mas tenho de experimentar com abacate. E esse toque de alfarroba deve funcionar muito bem!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. por mim também comia mesmo a toda a hora :), adorei a ideia original e de certeza bem saborosa.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adoro abacate e achei esta mousse uma delicia.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá Rute,

    Mas que coisinha deliciosa é esta que nos mostras?! Eu sou fã de alfarroba e acho que se for usada nas quantidades certas, tem tudo para ser uma verdadeira delicia. Tenho sempre em casa e uso com bastante frequência. Já tinha experimentado destas mousse mais saudáveis, mas com chocolate. Com alfarroba também deve ficar deliciosa. Mas vou-te confessar, mousse para mim tem de ser de chocolate, daquelas decadentes, com ovos e chocolatinho do bom. ;) Mas claro, não me faria de esquisito perante uma tacinha dessas. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Rute, o chocolate chama sempre por nós ;) o que fazer?
    Aqui uma boa ideia! Adoro alfarroba, não é chocolate, mas é bem boa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar