Páginas

27/02/14

Caril de carne de vaca e batata doce


Adoro caril, há vários dias que me andava a apetecer. Confesso que fazer pratos um bocadinho mais elaborados durante a semana, é uma correria, o tempo passa num ápice e quando vejo está na hora de deitar o pequeno e ainda estamos à mesa... Mas de vez em quando, não faz mal! Bem, voltando ao caril, eu usava sempre caril indiano comprado no supermercado, mas desde que vi as experiências da Rosa e da Sandra que fiquei mesmo com vontade de fazer o meu próprio caril, ainda não foi hoje, mas vai ser num dia destes. Hoje usei caril misturado com especiarias que são pouco usuais na minha cozinha, como o cravinho moído e sementes de mostarda. O próximo desafio é fazer o meu próprio caril. Esta carne ficou bem perfumada e o toque da batata doce, delicioso!

Ingredientes:
600 gr de carne de vaca cortada em cubos
2 colheres (de sopa) de azeite
1 cebola picada
1 pedaço de gengibre fresco
1/2 cubo de caldo de carne
1 (colher de. chá) de mel líquido
1 (colher de chá) de caril indiano
1 (colher de. chá) de açafrão-da-índia em pó
2 (colheres de. chá) de mistura de especiarias*

4 colheres (de sopa) de tomate pelado em cubos
1 colher (de sopa) de concentrado de tomate
1 colher de chá de gengibre em pó
200 ml de leite de coco
2  batatas doces cortadas
300 ml de água quente
sumo de 1/2 limão
sal q.b.
coentros picados para servir

*usei 1/2 colher de café de cada uma destas especiarias: coentros em pó, pimenta cayene, pimenta preta moída no momento, cravinho moído, noz moscada, gengibre em pó, mostarda em grão [marcas: Suldouro e Margão]


Preparação:
Descascar as cebolas, o alho e o gengibre. Colocar no robot de cozinha, a cebola, o alho, o gengibre, o cubo de caldo de carne e triturar bem. Juntar o mel e as especiarias, triturar novamente para formar uma pasta homogénea. 

Colocar a carne numa panela com o azeite e alourar bem. Retirar e reservar. Na mesma panela, colocar o tomate e o concentrado de tomate, deixar cozinhar 2/3 minutos, juntar a pasta preparada e cozinhar mais 3/4 minutos. Adicionar a carne, cozinhar durante 3/4 minutos e juntar as batatas cortadas em cubos. Cobrir com a água e o leite de coco. Cozinhar em lume brando cerca de 30 a 40 minutos, mexendo de vez em quando.  Desligar quando o molho estiver espesso.

Antes de servir, regar com umas gotas de limão. Servir quente, polvilhado com coentros frescos picados.

3 comentários:

  1. Até consegui sentir o cherinho! :-) Parece um prato bem reconfortante para aquecer um dia de semana, se possível aquele mais difícil que nos deixa mais em baixo!!!
    Uma sugestão que de certeza vou experimentar!
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Uma bela sugestão.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar