Páginas

28/10/13

Workshop Cavala


Há que tempos que pensava em participar num destes workshops ou pequenas demonstrações. A Docapesca em colaboração com as Câmaras Municipais tem vindo a desenvolver algumas demonstrações para sensibilizar o público sobre diferentes e inovadoras formas de cozinhar cavala e promovê-la como um peixe de baixo custo, versátil e ambientalmente sustentável. O evento que participei teve lugar no Mercado Municipal de Faro.

As aulas ficam a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, desta feita, na pessoa do Chef José Domingos que desenvolveu duas magníficas receitas, uma com cavala enlatada outra com cavala fresca. No final, participantes e espectadores são convidados a degustar os pratos confeccionados. 


Começamos por preparar os ingredientes para uma tortilha, os participantes ocuparam-se do corte dos legumes para que depois o chef os cozinhasse. Esta foi confeccionada com cavala enlatada, uma grande surpresa para mim, pois como pouco apreciadora deste peixe, gostei muito do paladar final desta iguaria.


O segundo prato já foi algo mais elaborado. Aprendemos a fazer filetes de cavala fresca, para mim que não sou grande dominadora de facas, foi um belo desafio. Posso dizer que para primeira vez não correu mal, mas é uma técnica que ainda tem que ser aprimorada. Parece mais difícil do que realmente é. O prato era composto por um xerem de peixe e legumes, filetes de cavala, pêras caramelizadas e juliana de legumes. O xerém estava fantástico, está gravado na minha memória para fazer muito em breve, as pêras davam um toque agridoce muito bom e as cavalas, bem as cavalas, só posso dizer que para quem não gostava, passei a gostar.



Aprendemos alguns truques como: tempero de qualquer peixe para fazer desta forma é composto por sal, pimenta e algo ácido, como limão ou laranja; quando usamos ervas aromáticas devemos colocar apenas uma pequena parte durante a cozedura e o restante no final, o seu aroma fica intensificado sem se perder. 




O balanço foi positivo e espero repetir. 

1 comentário:

  1. Estas iniciativas são sempre de louvar, gostei muito de ver as fotos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar