Páginas

31/10/13

Granola


Há muito tempo que pensava em fazer Granola. Sempre que via uma receita na internet ou em alguma revista, pensava que tinha mesmo que fazer, mas o tempo vai passando e a lista das receitas a fazer vai sempre aumentado. Até que há dias, lembrei-me e fiz! A minha granola foi composta pelos frutos secos que havia em casa, para primeira, acho que ficou muito boa! Crocante e muito saborosa. Foi difícil guardar a quantidade suficiente para tirar as fotos!! Esta foi só a primeira, tenho a certeza que a partir de agora vou voltar a fazer a minha granola e experimentar algumas variantes.


Ingredientes:
200 gr de flocos de aveia
50 gr de amêndoa laminada
40 gr de sementes de sésamo
60 gr de avelãs
30 gr de sementes de chia
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de canela
1/3 chávena de mel caseiro
1/3 chávena de óleo de girassol
(a chávena usada tem 230 ml de capacidade)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Cortar as avelãs ao meio. Juntar numa taça a aveia com os frutos secos e as sementes de chia. Misturar bem. Levar ao lume uma panela com o mel, a essência de baunilha, a canela e o óleo misturar e deixar ferver. Retirar do lume e verter sobre a mistura dos secos, envolver muito bem e deitar a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Levar ao forno durante 30/40 minutos, revolver a mistura várias vezes ao longo da cozedura. Retirar, deixar arrefecer e guardar em frascos herméticos para manter a granola bem crocante.
Servir com iogurte, gelado ou simples. 
 

4 comentários:

  1. Tem muito bom aspecto :) Vou guardar para experimentar :)

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  2. Um aviso: é viciante! :D Desde que fiz a primeira, fico ansiosa quando o pote começa a ficar vazio e tenho de fazer outra, eheheh.
    Ficou mesmo como gosto, crocante e dourada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro e por acaso á muito que não faço.
    Gostei muito da tua
    bj

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro granola caseirinha! É mesmo bom :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar