Páginas

21/06/13

Tofu com legumes e arroz no forno

Tofu and vegetable

Por cá gostamos muito de tofu, eu em particular... Gosto de comida vegetariana, não é coisa que se faça todas as semanas, mas sempre que tenho oportunidade, compro uma embalagem de tofu. Faço o tofu como se fosse uma carne de peru ou frango, faço com caril, estufado ou em recheio de legumes. Fica sempre bem, o tofu tem um sabor neutro que absorve os condimentos que usamos. 
Desta vez foi uma escolha do Vit. Também foi executado por ele. Eu limitei-me a dar as indicações para as fotos e degustar esta nova opção para o tofu. É uma mistura de sabores, o tofu, os legumes e o ovo, uma agradável combinação. Inicialmente a ideia era fazer com couscous, mas na hora de começar, não havia couscous suficientes (ups). Depressa se arranjou uma solução: "fazemos com arroz e com couscous!" Resultado, fizemos metade de cada.

Tofu and vegetable

Tofu com legumes e arroz no forno

Ingredientes:
1 taça de couscous ou arroz
500 gr de tofu
1 cebola
1 courgete
300 gr de cogumelos frescos
1 cenoura
3 ovos
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação:
1. Cozer os couscous ou o arroz. Para o couscous, colocar numa taça, cobrir com água a fever temperada com sal. Tapar a taça e aguardar que a massa absorva completamente a água. Cozer o arroz em água temperada com sal e com um pouco de margarina. Quando o couscous ou o arroz estiver cozido, transferir para uma travessa de ir ao forno, fazendo uma camada.

2. Picar a cebola e colocar com um fio de azeite numa frigideira, deixar cozinhar até estar transparente. Reservar. Refogar os cogumelos, quando estiverem dourados, juntar a courgete e a cenoura, temperar com sal e pimenta, deixar cozinhar até estarem tenros. Juntar a cebola e misturar bem. Retirar e reservar.

3. Na mesma frigideira, colocar o alho picado com um fio de azeite, deixar cozinhar até estar dourado, juntar o tofu cortado em cubos, temperar com sal e cozinhar até estar alourado.

4. Colocar a mistura de legumes por cima da cama de arroz (ou couscous), adicionar o tofu noutra camada. Bater os ovos e verter por cima do preparado anterior. Levar ao forno durante 20 minutos. Servir quente. 


4 comentários:

  1. Nunca experimentei tofu, mas ficou um prato com um aspecto bem delicioso :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto muito de tofu, mas o senhor cá da casa não gosta :P

    Esse pratinho ficou com um óptimo aspecto :D

    Beijinhos e tem um bom dia! :D

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca experimentei tofu, cada vez que o vejo, assim, cru, o aspeto desmotiva-me. Mas depois vejo estes pratinhos e fico outra vez cheia de vontade de experimentar!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha. Quando comprar tofu vou experimentar este prato!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar