Páginas

19/05/13

Tarte de maçã com canela

Apple pie

Hoje comemora-se o World Baking Day, em que todos são encorajados em meter mãos à obra e fazer um bolo, mais complexo/diferente que o habitualmente estão habituados. Foi por acaso que aconteceu fazer um bolo este fim-de-semana, na verdade não o fiz hoje, mas sim, ontem. Mas não podia deixar de assinalar a data, assinalaria de qualquer forma, com esta tarte ou com outro bolo já publicado por aqui.

A classificação oficial não é bolo, mas sim, tarte. As embalagens de massa folhada estavam à espera desta tarte há já alguns dias, mas ainda não tinha sido possível e agora que a data de validade se aproximava, foi uma excelente desculpa para a fazer mesmo.

A tarte fica soberba! E o melhor de tudo é que é super fácil de fazer! É daquelas tartes que perfumam a casa, que desejamos tirar do forno e deixar arrefecer um pouco para a começar a comer. Morna e com gelado é uma delícia. É difícil de resistir à ideia de comer mais que uma fatia! A receita foi inspirada nesta com as adaptações necessárias à fruta utilizada.

Tarte de maçã com canela

Ingredientes:
800 gr de maçã (usei Golden, mas pode ser com outros tipos, ou até mesmo, misturá-los)
2 discos de massa folhada
50 gr de açúcar amarelo
4 colheres (de sopa) de mel
1 colher (de sopa) de canela
2 colheres (de sopa) de maisena
1 colher (de chá) de essência de baunilha
2 colheres (de sopa) de leite - açúcar q.b

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Lavar, descascar e cortar as maçãs em bocados pequenos, colocá-los numa taça. Juntar às maçãs, o açúcar, o mel, a maisena, a canela e a baunilha, misturar bem e reservar.

2. Cobrir uma tarteira com um dos discos de massa numa tarteira com o papel vegetal. Verter o recheio de maçã sobre a massa. Cobrir com o outro disco de massa folhada, juntar os bordos e enrolar formando um género de cordão.

3. Fazer uns cortes na massa em forma de cruz, mas de forma a que os cortes não se toquem. Numa taça, juntar o leite com açúcar, pincelar a tarte com esta mistura. Levar ao forno durante 30/40 minutos, até estar douradinha.

Apple pie

Apple pie

Sugestão: servir morna com uma bola de gelado.

2 comentários:

  1. Aposto que é delicioso!
    Bjs

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro estas tartes... de preferência morna, com uma bola de gelado! :P
    Bjos

    ResponderEliminar