17/04/13

Cupcakes de chocolate com curgete


Os cupcakes estão na moda! Mas depois de pesquisar um bocadinho, descobri que a invenção dos cupcakes remonta a 1796 (não imaginava!), no entanto a sua grande ascensão foi quando abriu a primeira loja de cupcakes em Nova Iorque em 1996, a partir dessa altura passou a ser frequente a sua aparição em filmes e séries norte americanas, como "O sexo e a cidade" e o "O diabo veste Prada" (ver mais aqui).

Por cá, os cupcakes também se tornaram famosos nos últimos anos, proliferaram as lojas com bolos deste tipo, com diferentes massas e diferentes coberturas. Em bom português, estes bolos são o que chamamos de queques, só que, com coberturas de diferentes cores e tipos.

Queques ou muffins já há muito tempo que fazemos, mas com este tipo de cobertura ainda não tínhamos experimentado. Tipicamente, a cobertura dos cupcakes tem grande percentagem de manteiga, para que o creme se mantenha com a forma inalterada durante algum tempo, mas por aqui decidimos por outro tipo de cobertura, não gostamos muito de cremes de manteiga... Optámos por fazer uma cobertura de queijo creme que ficou super cremosa (e demasiado) saborosa!

Cupcakes de chocolate com curgete e cobertura de queijo creme

Ingredientes:

Para a massa
1 1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de açúcar mascavado
1/2 chávena de açúcar branco
2 colheres (de chá) de fermento
1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
1 colher (de sopa) de canela
1 colher (de café) de sal
1/2 chávena de chocolate ralado
2 curgetes raladas (cerca de 2 chávenas)
2 ovos ligeiramente batidos
1/3 de óleo

Para a cobertura
1/2 chávena de manteiga sem sal
200 gr de queijo creme light
200 gr de açúcar em pó
1 colher (de chá) essência de baunilha

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 175 ºC. Entretanto, num recipiente, misturar a farinha, os dois açúcares, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Juntar o chocolate e misturar.

2. Num outro recipiente misturar os ovos, a curgete e óleo, mexer bem. Juntar aos poucos a esta mistura, o preparado com os ingredientes secos, misturar bem, até formar uma massa líquida.

3. Colocar forminhas de papel na forma de cupcakes, distribuir a massa por estas, enchendo apenas 2/3 da forma, levar ao forno durante cerca 30 minutos (ou até o palito sair seco).

4. Preparar o creme misturando a manteiga amolecida com o queijo até estarem totalmente incorporados. Adicionar o açúcar e a essência de baunilha, mexer bem até ficar obter uma mistura cremosa. Levar ao frigorífico, durante pelo menos 1 hora . Decorar os cupcakes com o creme com a ajuda de um saco de pasteleiro antes de servir. 
(Servir de imediato ou deixar em local refrigerado).

Nota: Podem ser ainda decorados com chocolate ralado ou "salpicos" de chocolate. (Ficaram deliciosos!!!)




2 comentários:

  1. Um dia vou mesmo experimentar um bolo feito com legumes. Esses estão maravilhosos!

    **

    ResponderEliminar
  2. Manuela21/4/13

    Olá Rute,sempre que utilizo corgete em bolos,nunca junto oleo ou manteiga e ficam fofos,quanto a mim a corgete substitui a gordura.Parabens pelo blog.Bjs

    ResponderEliminar