Páginas

23/04/13

Bolo de limão e framboesas

Bolo limão e framboesa

Depois de um passeio de domingo.... Um bolo de domingo! O sabor a limão é suave, a textura é ligeiramente húmida, as framboesas dão o toque especial. Fica bem com outros frutos vermelhos, como: morangos, amoras ou mirtilos.

Bolo de limão e framboesas

Ingredientes:
2/3 de chávena de manteiga amolecida
1 1/4 de açúcar branco
3 ovos grandes
1/4 de colher (de chá) de sal
1/2 de colher (de chá) de extracto de baunilha
1 iogurte grego açucarado
1/2 chávena de leite
1/3 chávena de lemon curd*
2 1/2 chávena farinha
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
200 gr de framboesas
Açúcar em pó para polvilhar

* chávena usada tem 230ml de capacidade

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar uma forma rectangular com manteiga e polvilhar com farinha.

2. Com a batedeira, bater o açúcar com a manteiga até obter uma mistura cremosa. Juntar os ovos, um a um, o sal, a baunilha, o iogurte, o leite e o lemon curd, bater bem.

3. Adicionar a farinha, o bicarbonato de sódio e o fermento, bater obter um creme fofo. Deitar metade da massa na forma, colocar metade das framboesas, cobrir com o resto da massa e colocar as restantes framboesas no topo da mesma.

4. Levar ao forno durante 30/40 minutos (testar com o palito, retirar quando este sair seco). Servir polvilhado com açúcar em pó.

*Lemon Curd
Fiz com: 2 limões, 2 gemas, 150 gr de manteiga sem sal e 40gr de manteiga. Levar ao lume, o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, mexer até dissolver bem. Retirar do lume, juntar as gemas levemente batidas, mexendo sempre. Levar novamente ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Para conservar o restante, colocar ainda quente, em frascos herméticos, fechar e virar para baixo durante 1 hora, para criar vácuo. Guardar no frigorífico ou em lugar fresco até usar.  

Bolo limão e framboesa

Bolo limão e framboesa

Sem comentários:

Enviar um comentário