Páginas

22/12/08

Poulet au riesling


O nosso amigo Alex foi à bela cidade de Paris e trouxe-nos um livro de cuisine francese... Aqui fica a primeira de muitas receitas francesas deliciosas.

A receita chama-se polet au riesling, este é um tipo de vinho feito com uvas originárias da Alemanha, como não tinhamos este vinho, usamos vinho branco seco nacional.

Ingredientes (para 4 pessoas):

3 peitos de frango grandes
3 colheres (de sopa) de farinha
55 gr de manteiga
2 colheres (de sopa) de óleo de girassol
2 cebolas pequenas
250 gr de cogumelos frescos
2 colheres de conhaque (usámos aguardente velha)
250 ml de vinho branco seco
200 ml de natas
Salsa fresca q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

1. Cortar os peitos de frango em tiras grossas. Misturar a farinha com o sal e a pimenta moída no momento, passar o frango por esta mistura.

2. Colocar numa frigideira anti-aderente, metade da manteiga com uma colher de óleo, dourar as tiras de frango de ambos os lados. Retirar e reservar.

3. Colocar a restante manteiga e o óleo, juntar as cebolas cortadas em finas fatias e os cogumelos laminados. Deixar cozinhar até estarem moles, se se tiver libertado muita água, retirar um pouco com uma colher.

4. Numa panela à parte, colocar a aguardente e flamejar. Quando as chamas apagarem, deitar a bebida na frigideira, juntar o vinho e o frango. Deixar cozinhar tapado durante 20 minutos, para que o molho se torne mais espesso.

5. Retirar o frango e colocar numa travessa de servir.

6. Juntar as natas ao molho, deixar ferver durante 2 a 3 minutos. Colocar o molho sobre o frango e polvilhar com salsa fresca picada. Acompanhar com arroz.


Mais uma vez, obrigado Alex pelo livrinho.

1 comentário: