08/05/13

Risotto de pesto

risotto de pesto

Foi uma descoberta tardia, posso dizer que apenas há cerca de um ano é que começámos a fazer risotto cá em casa, sempre nos pareceu algo difícil, demorado e com pouco interesse... Não sei porquê! Nós somos "queijodependentes", gostamos de imenso de arroz e já fomos três vezes a Itália, país originário do risotto!! Não sei porquê é que não tínhamos ainda acordado para esta pequena maravilha gastronómica. 

O risotto que mais fazemos é de gambas, mas desse não tenho fotos (ainda, às vezes nem sempre é fácil fotografar o que fazemos).... Quando fizermos novamente, fotografamos e partilhamos aqui. 

Este risotto é igualmente bom, cremoso e com um sabor a manjericão intenso.

Ingredientes:

1 chávena de arroz arbóreo
1/2 chávena de vinho branco seco (de boa qualidade)
2 alhos francês (apenas parte branca)
1 chávena de ervilhas congeladas
1 fatia grossa de bacon
1/2 chávena de molho pesto*
1 bola de mozarella fresco
1/2 chávena de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
azeite q.b.
sal q.b.
água q.b.

*Molho pesto
1 dente de alho
1 molho de folhas de manjericão (usei um vaso daqueles do supermercado)
4 colheres (de sopa) de parmesão ralado no momento
6 colheres (de sopa) de azeite
sal grosso q.b.

Preparação:

1. Colocar 6 chávenas de água numa panela, temperada com sal, juntar o alho francês cortado em finas rodelas, deixar ferver durante 5 minutos. Retirar o alho francês com uma escumadeira, reservar. Manter a água ao lume, com o fogão no mínimo, para manter quente.

2. Entretanto, aquecer um fio de azeite numa panela, quando este estiver quente, juntar o arroz e cozer, mexendo sempre, durante 1 minuto. Adicionar o vinho e deixar cozinhar até este evaporar. Adicionar 2 chávenas de água, deixar cozinhar até estar quase absorvido (cerca de 6 minutos), mexer constantemente. Adicionar mais uma chávena de água, deixar cozinhar até absorver novamente, repetir esta operação caso seja necessário (se o arroz ainda não estiver quase cozido). Temperar com sal e pimenta.

3. Adicionar as rodelas de alho francês, as ervilhas e mais uma chávena de água, deixar cozinhar até estar quase absorvido (cerca de mais 5 minutos). Testar o arroz, se não estiver completamente cozido, adicionar mais um pouco de água e deixar cozinhar até estar al dente. É importante mexer constantemente, para que o arroz cozinhe melhor e não fique colado.

4. Juntar o bacon cortado em cubos com a manteiga. Mexer bem. Retirar do lume e acrescentar o pesto, o mozzarella e o parmesão. Servir de imediato polvilhado com queijo parmesão ralado e pimenta moída no momento. 

* Para o molho: colocar o alho e o sal no almofariz (de madeira) e esmagar, fazendo movimentos circulares,  até formar uma pasta grossa. Juntar as folhas de manjericão, continuar a esmagar até formar uma pasta verde intenso. Juntar o azeite e o queijo, incorporar bem. 

4 comentários:

  1. Gostei bastante deste risotto! :) Deve ser bem saboroso!*

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei risotto. Que vontade!!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  3. Deve estar saboroso e o aspecto está maravilhoso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Nunca imaginei risotto de pesto, apenas massas :)
    Gostei muito da dica.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar