05/05/13

Bolo de chocolate com morangos

Um bolo especial para uma pessoa especial num dia especial...

Hoje o meu querido faz 39 aninhos. Hoje é dia da mãe. Hoje faz 10 anos que nos conhecemos. Um dia especial!! Num dia tão especial, nada menos do que um bolo de chocolate especial.


O aniversariante não é muito dado a festas a comemorações de aniversário, mas como eu e o Leonardo adoramos, não podemos deixar de ter um bolo para assinalar a data. E porque ele não é um chocolate alchoolic como eu, mas não diz que não a um chocolatinho (se calhar por influência...), decidi-me por um bolo carregado de chocolate, mas ao mesmo tempo com a leveza e frescura das natas vegetais, do mascarpone e dos morangos. Num dia como este, esquecemos as calorias e celebramos a vida!


Celebramos também a data em que nos conhecemos, em 10 anos muita coisa se passou... Temos partilhado muitas coisas boas e menos boas, muitas aventuras, muitas viagens, muitas alegrias, o nascimento e crescimento do nosso tão adorado Leonardo, a descoberta da blogosfera e da paixão pela cozinha e partilha desta. Anos repletos de bons momentos!


Parabéns querido Mig :)


Bolo de chocolate e morangos


Bolo de chocolate com morangos

Ingredientes:

Para o bolo
8 ovos
260 gr de açúcar
260 gr de farinha fina (para bolos)
250 gr de manteiga sem sal, amolecida
100 gr de cacau em pó
2 colheres (de chá) de fermento em pó
3 colheres (de sopa) de leite
1 colher (de chá) de essência de baunilha
Manteiga para untar as formas

Para o xarope
200 gr de morangos
100 gr de açúcar
200 ml de água

Para o recheio
100 gr de mascarpone
150 ml de natas vegetais
50 gr de chocolate ralado
200 gr de morangos cortados em rodelas

Para a cobertura
200 gr de chocolate preto (70% de cacau)
200 ml de natas vegetais (ou normais)
morangos para decoração

Preparação:

Massa
1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar duas formas redondas (com 22 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhadas com farinha.

2. Bater a mateiga com açúcar até obter um creme amarelo pálido e cremoso. Juntar as gemas, o leite e a baunilha, continuar a bater. Juntar lentamente a farinha, o cacau e o fermento, bater até estar bem misturado e homogéneo.

3. Bater as claras em castelo, juntar à massa, envolvendo com uma colher. Verter a forma em partes iguais, nas duas formas, levar ao forno durante cerca 30 minutos (fazer o teste do palito). Tirar do forno e deixar arrefecer.

Xarope
Cortar os morangos em metades, colocar numa panela juntamente com o açúcar e a água. Deixar ferver durante 2/3 minutos, retirar do lume e coar. Reservar.

Recheio
Bater as natas em chantily, untar o mascarpone, continuar a bater até estar completamente incorporado. Adicionar o chocolate ralado e continuar a bater até estar completamente misturado. Reservar.

Cobertura
Colocar o chocolate partido em bocados numa taça, juntamente com metade das natas, colocar no micro-ondas até amolecer de forma a ser possível misturar com as natas (cerca de 45/50 segundos, dependo da intensidade dos micro-ondas). Retirar e misturar as restantes natas, mexer até incorporar bem.

Montagem:
1. Aparar os bolos, de forma a nivelá-los. Colocar num prato que servirá de base, colocar a primeira metade e fazer uns furos com um garfo, regar com metade do xarope.

2. Colocar abundantemente o creme do recheio, cobrir com os morangos e voltar a cobrir com o creme. Deixar apenas um pouco de creme para barrar uma fina camada no bolo completo.

3. Colocar a segunda metade do bolo, repetir a operação do xarope de morango. Barrar com o restante creme do recheio apenas para uniformizar a superficie do bolo.

4. Cobrir o bolo com o creme de chocolate. Espalhar os morangos a gosto.

Bom apetite!

Bolo de chocolate e morangos

Bolo de chocolate e morangos

(Nota: o bolo foi confecionado com base nestas receitas daqui e daqui)

3 comentários:

  1. Que belo bolo!
    Chocolate e fruta é sempre uma perdição!

    ResponderEliminar
  2. Que bolo tentador e lindo!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Para dias muito especais, doces especiais :)
    Gostei muito.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar