Páginas

22/05/13

Beringelas recheadas com carne picada

Gosto de beringelas. São versáteis, ficam bem estufadas, grelhadas, assadas, recheadas. Recheadas é da forma como costumo fazer mais vezes. Esta é uma adaptação de uma receita presente no livro de dieta que está em alta neste momento. Por aqui, também ando a utilizá-lo, daqui a uns dias mostro algumas coisas e falarei da minha experiência. Mas voltando às beringelas, estas para além de recheadas com carne de vaca adicionei também ricotta, o que lhe conferiu uma cremosidade muito boa.




Beringelas recheadas com carne picada

Ingredientes (para 1 pessoa):
1 beringela
200 gr de carne de vaca picada
1 cebola pequena
2 tomates pequenos
6 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado no momento
3 colheres (de sopa) de queijo ricotta
2 claras de ovo
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Cortar a beringela longitudinalmente, retirar a maior parte da polpa, escavando para fazer a forma necessária para rechear ("tipo barco"). Reservar. Picar a polpa e cozê-la em água a ferver, temperar com sal durante 10 minutos.

2. Picar a cebola e colocar numa frigideira com um fio de azeite, deixar cozinhar até estar transparente. Juntar a carne, temperar com sal e pimenta, mexer constantemente e deixar cozinhar até estar dourada.

3. Adicionar à carne, a beringela, metade do parmesão e o ricotta, envolver bem. Retirar do lume, juntar as claras e mexer bem. Rectificar os temperos.

4. Cortar os tomates em finas fatias em formato de meia lua. Encher as metades de beringela com o preparado, dispor sobre estas, as fatias de tomate e polvilhar com o resto do parmesão. Levar ao forno durante 30/40 minutos. Servir quente.

3 comentários:

  1. Olá! Ainda não conhecia este cantinho delicioso e fiquei encantada com tudo o que encontrei. Espero passar mais vezes, pelo menos sempre que conseguir.
    As beringelas têm um aspecto mesmo apetitoso!
    Uma beijoca

    Se quiser, participe no meu giveaway em:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.566563416722275.1073741831.470943959617555&type=3

    ResponderEliminar
  2. Olá Rute, parabéns pelo blog!
    Adoro estas beringelas, é um prato que faço com frequência no verão.
    Beijo, alecrim

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito!! Infelizmente, sou só eu que gosto cá em casa e agora fiquei com vontade de as fazer! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar