Páginas

24/01/10

Bolo húmido de laranja

Apesar de ser um bolo bastante comum, ainda nunca tínhamos feito cá em casa... Ficou bastante húmido, o que o tornou uma delicia! Como neste momento não temos batedeira, o bolinho foi todo batido à moda antiga, embora a receita esteja redigida para fazer desta forma, penso que ficará igualmente delicioso se o fizerem com batedeira.

Ingredientes:

150 g de manteiga

300 g de açúcar

6 ovos

300 g de farinha para bolos

sumo de 2 laranjas e raspa das mesmas

sumo de 2 laranjas e 50 g de açúcar para a calda


Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 180. Numa tigela larga amassa-se bem a manteiga com o açúcar, até deixar de sentir o açúcar.


2. Junta-se os ovos, um a um, ao preparado anterior, mexendo bem entre cada adição. Adicionar a farinha, envolvendo bem e por fim, acrescenta-se o sumo e a raspa da laranja, mexe-se muito bem.

3. Untar uma forma redonda, com manteiga e polvilhá-la com farinha. Verter o creme na forma e levar ao forno, durante cerca de 40 minutos. Experimentar o bolo com um palito durante a cozedura, quando o mesmo sair seco, o bolo estará pronto. Desenformar o bolo e fazer vários furos com um palito, de forma a deixar penetrar bem a calda.

4. Para fazer a calda, misturar muito bem o sumo das laranjas com o açúcar, levar ao lume até levantar fervura. Retirar do lume e deitar a calda por cima do bolo, com o auxílio de uma colher, de forma a permitir que a mesma penetre no bolo lentamente, assim ficará mais húmido.

4 comentários:

  1. um bolinho de laranja humido e sempre uma delicia caida do ceu
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. adoro bolo de laranja... aliás, adoro receitas que levem citrinos, sejam laranja ou limão... outro bolinho para a lista dos bolos de fim-de-semana e até tenho ali umas laranjinhas prontas para ele e td! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já fiz e ficou uma DELÍCIA!Todos aqui em casa adoraram, e é para repetir de certeza! Obrigada pela excelente receita!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/5/14

    Ja Fiz. E fico muito BOM!!!!!

    ResponderEliminar