Páginas

15/07/21

Panquecas de espelta



Não posso dizer que seja um post de regresso ao blog, porque sinto que não conseguirei ainda manter a regularidade de publicações que um blog requer e que eu gostaria que acontecesse. Contudo, achei importante registar aqui neste meu “livro de receitas” estas panquecas que eu sei fazer de cor, para que as pessoas que passem por aqui também possam experimentar.

Espero que gostem! Fazem-se em menos de 15 minutos e ficam sempre boas, não há como errar!

 Ingredientes:

2 chávenas de farinha de espelta
2 chávenas de bebida vegetal (eu uso quase sempre bebida de amêndoa, mas também já testei com bebida de coco e de aveia)
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos 2 colheres de sopa de azeite suave
2 a 3 colheres de sopa de agave ou mel
1 pitada de sal
1 colher de chá de vinagre de sidra
(a chávena usada tem capacidade 250 ml)

Preparação:

Juntar todos os ingredientes numa taça, bater vigorosamente com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea (nem muito espessa nem muito líquida).

Aquecer bem uma frigideira antiaderente*, deitar uma porção de massa e assim que começar a formar bolhas na superfície, virar a panqueca cuidadosamente com uma espátula. Repetir o processo até esgotar a massa.

Servir as panquecas com os toppings que mais gostarem: manteiga de amendoim, iogurte, frutos vermelhos, mel, frutos secos, etc.

*se a frigideira tiver tendência para agarrar, antes de colocar a massa das panquecas, colocar um fio de azeite e pincelar ou passar com um papel absorvente, de forma a deixar todo o fundo da frigideira untado uniformemente. Normalmente uso uma placa antiaderente, apenas por ser mais rápido, permite fazer três panquecas em simultâneo.

São perfeitas para o pequeno-almoço ou lanche! Guardem e experimentem 😀 E não vale a pena pensarem que não têm tempo, fazem-se num instante e ficam igualmente ótimas feitas na véspera e aquecidas de manhã! (conservam-se no frigorífico em caixa hermética até 3 dias).

Sem comentários:

Enviar um comentário