Há anos que sigo o blog da Teresa, desde que comecei a interessar-me pelas lides da cozinha e pela blogosfera que há blogs que visito sempre, nem sempre com a regularidade de que gostava, mas sempre que posso vou ver as novidades. Quando vi que a Teresa ia lançar um livro, achei o máximo e que só podia ser bom e com excelentes opções e não me enganei!
O livro está recheado de receitas simples mas encantadoras e que com toda a certeza que fazem com que quem as prova diga que "Estava tudo ótimo!". A primeira receita que me conquistou de imediato foi a destas bolachas. Já aqui disse que procuro sempre diversificar nos lanches do pequeno e que sempre que posso prefiro o que é feito por mim. Estas bolachas, são perfeitas para os lanches, crocantes e com o toque de chocolate que todos adoramos.
Bolachas de aveia e chocolate
(Adaptado de "Estava tudo óptimo!" de Teresa Rebelo)
Ingredientes (para cerca de 38 a 40 bolachas):
Massa:
170 gr de açúcar amarelo
100 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
120 gr de farinha sem fermento
80 gr de flocos de aveia triturados grosseiramente
1 ovo
1,5 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de flor de sal
1/2 colher de extrato de baunilha
100 gr de chocolate negro cortado em pedaços pequenos (ou pepitas de chocolate)*
Cobertura:
200 gr de chocolate negro para culinária (com 52% de cacau no mínimo)
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC na função ventilação. Forrar dois tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal. Reservar.
Com a batedeira, bater a manteiga com o açúcar até estarem bem ligados. Adicionar o ovo e a baunilha e voltar a bater, em velocidade baixa.
Juntar a farinha aos poucos, batendo entre cada adição.
Por fim, adicionar os pedaços de chocolate, envolvendo bem na massa.
Fazer bolinhas de massa, de tamanho de brigadeiros e distribuir pelos tabuleiros, estas devem ficar bem separadas entre si para não colarem quando crescerem (coloquei 4 ou 5 em cada fila). A massa fica um pouco húmida, o que faz com que se cole um pouco às mãos, se se humedecer ligeiramente as mãos é mais fácil moldar as bolinhas
Achatar ligeiramente as bolinhas com indicador para lhes dar o formato de bolachas.
Levar ao forno durante 20/25 minutos ou até começarem a ficar douradinhas nos rebordos. É normal que quando são retiradas do forno ainda estejam um pouco moles no centro, mas depois de arrefecerem vão ficar bastante crocantes.
Colocar as bolachas sobre uma rede e deixar arrefecer completamente.
Derreter o chocolate em banho maria (ou no micro-ondas), colocá-lo numa taça ou copo alto em que seja possível introduzir as bolachas. Molhar as bolachas no chocolate até meio , colocá-las sobre papel vegetal até que o chocolate seque completamente.
Guardar as bolachas numa caixa hermeticamente fechada. Duram cerca de duas semanas (cá em casa não, porque rapidamente são devoradas).
Espero que gostem!♥
Por cá fazem sucesso e passaram a ser presença assídua na lancheira do mais pequeno, muito mais saudáveis e saborosas que quaisquer bolachinhas de pacote :)
Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin
Espero que gostem!♥
Por cá fazem sucesso e passaram a ser presença assídua na lancheira do mais pequeno, muito mais saudáveis e saborosas que quaisquer bolachinhas de pacote :)
Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin
que ótimas bolachas e eu que como aveia todos os dias, mesmo ideais essas bolachas.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Heheheh não vais acreditar mas fiz essa receita este fim de semana e tal como tu adorámos, aliás nem passaram de 1 dia na caixa das bolachas. A Teresa é fantástica e apesar de só me ter cruzado com ela salvo o erro uma vez, adorei-a como pessoa! Quanto a ti, desejo-te um ano cheio de sorrisos e prometo não te trocar mais de nome... Quer dizer, é melhor não prometer senão ainda me caí um raio em cima :D Um beijo
ResponderEliminarEssa receita parece ótima, vou tentar.
ResponderEliminarSó receitas boas nesse site!, estou adorando! muito obrigado :D
ResponderEliminarBela receita gostei.
ResponderEliminar