Páginas

11/02/16

Seis anos de Leonardo [e um bolo com muito chocolate]

Seis anos.... Seis anos que passaram num ápice! Parece que foi ontem que éramos só dois e que sonhávamos com o bebé, como é que ele seria, com que se pareceria, etc... e agora já fez seis anos!

Escrevo com dois dias de atraso, porque como sempre, o tempo não estica e entre festas, Carnaval e regresso à rotina após mini-férias de Carnaval, passaram dois dias...

O que é que eu posso dizer sobre estes seis anos e sobre o Leonardo? O que é que eu posso dizer para que ele leia daqui a uns anos?

Posso dizer que ser mãe do Leonardo é melhor que qualquer coisa no mundo, é sentir um amor avassalador por ele desde que ele nasceu e que era tão pequeno e tão dependente, é sentir um amor inexplicável e imensamente profundo que até ao momento o conhecer não sabia que existia este tipo de amor! Posso dizer que tenho aprendido muito enquanto pessoa e tenho aprendido muito com o Leonardo. Posso dizer que ao mesmo tempo que me dá um enorme prazer vê-lo crescer, vê-lo aprender coisas novas, experiências novas, falar como um crescido, doí-me ver que o meu pequenino está a ficar grande e a ganhar asas. Mas é mesmo assim, eles crescem e nós assistimos, ensinamos, acompanhamos, apoiamos, choramos e rimos juntos. E é uma felicidade ver que ele se está a tornar um menino crescido! Quando olho para ele a falar com os amigos ou a falar comigo e com o pai sobre coisas que nos parecem tão "adultas", o meu coração transborda de felicidade.

Posso dizer ainda que o Leonardo é a alegria da nossa casa e da nossa família, é doce, meiguinho, muito sensível, muito atento, falador, sociável mas envergonhado e muito, mas muito querido. É um viajante do mundo, adora estar de férias, passear e ver sítios novos. Como todas as famílias temos os nossos dias menos bons, com birras, caras feias e algumas chatices. Que depois passam e acabam com beijinhos e abracinhos.

Queremos que o nosso Leonardo se torne um adulto fantástico (in filme "O Princepezinho"), porque uma criança fantástica já é!!

E agora vamos ao bolo porque daqui a pouco estou a chorar de emoção! Como não podia deixar de ser, sempre em todos os aniversários, o pedido é o mesmo, bolo de chocolate com chocolate! A receita é longa mas vale a pena ler até ao fim. (só postei uma foto porque com a pressa de irmos para a festa, as fotos não ficaram muito boas.... mas o bolo sim, ficou uma delicia, asseguro-vos!)


Bolo de chocolate com recheio de chocolate e curd de framboesa
(receita adaptada do livro "Lomelino’s Cakes, 27 Pretty Cakes to make any day special” da Linda Lomelino)

Ingredientes
160 gr de farinha
80 gr de chocolate (usei com 55% de cacau)
200 gr de açúcar
1 colher (de sobremesa) de fermento em pó
55 gr de manteiga sem sal
120 ml de buttermilk*
6 colheres (de sopa) de café
1 ovo
*Juntar umas gotas de limão ao leite e colocar em locar aquecido durante 10 a 15 minutos (eu coloquei junto do aquecedor)

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180 ºC, preparar duas formas de 18 cm, untá-las com manteiga no fundo e nas laterais e colocar papel vegetal. 
Misturar a farinha com o fermento e o açúcar. 
Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria (usei uma taça sobre uma panela com água a ferver, sempre tendo o cuidado da água não tocar no fundo da taça para não queimar o chocolate). 
Retirar o chocolate do banho-maria quando estiver completamente derretido, juntar-lhe o buttermilk e o café. Mexer bem. Bater previamente o ovo numa taça e vertê-lo na mistura do chocolate, batendo sem parar para que o ovo não coza, caso a mistura ainda esteja quente. 
Envolver a mistura anterior com a mistura dos secos, mexendo até que esteja completamente envolvida e homogénea. 
Distribuir a massa pelas duas formas de forma igual e levar ao forno durante 30 a 35 minutos (fazer o teste do palito). 
Retirar do forno quando a massa estiver cozida, deixar arrefecer cerca de 10 minutos dentro das formas. Desenformar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.

Notas
A receita apresentada é para ser confeccionada em duas formas de 18 cm. No caso do bolo de aniversário apresentado, a receita foi quadruplicada. A massa foi distribuída por 2 formas de 22 cm e 4 formas de 18 cm.

Recheio de creme de chocolate com mascarpone
(receita adaptada do blog "Migalha Doce")

Ingredientes
200 gr de chocolate (usei com 55% de cacau)
200 gr de natas
200 gr de queijo mascarpone
1 pitada de sal

Preparação
Começar por fazer uma ganache, partir o chocolate em pedaços, colocá-lo numa taça de tamanho médio, temperar com uma pitada de sal. Ferver as natas, retirar do lume e verter sobre o chocolate, mexer continuamente até que o chocolate esteja completamente derretido e envolvido nas natas. Colocar no frigorífico durante 3 horas ou fazer na véspera. 
Retirar a ganache do frio, colocá-la na taça da batedeira e começar a bater lentamente até que esta esteja suave, adicionar aos poucos o mascarpone, sem parar de bater. Bater em velocidade média até que o queijo esteja completamente incorporado e a mistura homogénea e bastante cremosa. 


Recheio de curd de framboesa
(receita adaptada do blog "Coco e Baunilha")

Ingredientes
125 gr de framboesas
1 ovo
75 gr de açúcar
30 ml de natas
70 gr de manteiga sem sal
5 gr de amido de milho (Maizena)
1/2 folha de gelatina incolor

Preparação
Começar por demolhar a gelatina em água fria. Num tacho, bater o ovo com o açúcar e o amido de milho até obter uma mistura homogénea. Juntar as framboesas e as natas à mistura anterior e levar ao lume, mexendo sempre até ferver e obter um creme ligeiramente espesso. Juntar a manteiga e mexer bem.
Retirar o creme do lume, espremer a gelatina e juntar de imediato ao creme quente, mexendo vigorosamente até que a gelatina se dissolva por completo. Colocar o creme no liquidificador ou passar com a varinha mágica de forma a obter um creme mais liso e sem grainhas. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico até usar. (pode ser mantido no frigorífico até duas semanas).

Notas:
Dupliquei a receita, a quantidade foi suficiente para duas camadas de recheio deste bolo, mais uma camada de um bolo com 22 cm e sobrou cerca de metade (para mais bolos ou comer à colherada!).


Cobertura Buttercream de chocolate

Ingredientes
3 claras de ovo
1 cup de açúcar branco
225 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
110 gr de chocolate (usei com 55% de cacau)

Preparação
Colocar as claras com o açúcar numa taça larga (usei directamente na taça da batedeira porque é de inox). Levar a lume, uma panela com um pouco de água, quando estiver a ferver, colocar a taça com a mistura das claras sobre a panela, tendo o cuidado da taça não tocar na água a ferver. Manter em lume médio, mexendo sempre a mistura das claras com uma vara de arames até que o açúcar se dissolva por completo.
Retirar a taça do lume e colocá-la de imediato na batedeira, bater com a vara pinha até obter um creme (merengue) brilhante e completamente arrefecido.
Entretanto, derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Reservar.
Adicionar a manteiga, pouco a pouco, sem deixar de bater, em velocidade média. Continuar a bater, aumentando gradualmente a velocidade da batedeira, até obter um creme bem liso. Pode acontecer a mistura parecer talhada, continuar a bater, até voltar a obter uma mistura homogénea.
Por fim, adicionar o chocolate derretido e ligeiramente arrefecido, continuando sempre a bater em velocidade média.

Notas
Para arrefecer mais rapidamente, cerca de 10/15 minutos antes de começar a fazer o buttercream, coloco um pano de cozinha húmido no congelador. Quando transfiro a mistura de claras e açúcar para a batedeira, coloco o pano em volta da taça.

O buttercream pode ser feito com algum tempo de antecedência, pode ser guardado no frigorífico dentro de uma caixa hermética até duas semanas. Quando for necessário usar, basta retirar do frio, cerca de 30 minutos antes de usar e voltar a bater na batedeira até que se obtenha um creme liso.

Esta quantidade deu para cobrir um bolo com 22 cm de diâmetro e o outro com 18 cm de diâmetro.


Cacos de chocolate
(receita adaptada do blog "Migalha Doce")

Ingredientes
160 gr de chocolate em pedaços

Preparação
Derreter o chocolate em banho-maria (colocar uma taça sobre uma panela com água a ferver, com o cuidado da taça não tocar na água). 
Preparar duas folhas de papel vegetal, do mesmo tamanho, cerca de 50cm x 40cm. Verter o chocolate sobre uma das folhas, espalhar com uma espátula, até formar uma camada com cerca de 3 a 5 mm. Cobrir com a outra folha de papel vegetal, enrolar e levar ao frigorífico durante 30 minutos. 
Retirar do frio, desenrolar, retirar a folha de cima e destacar os cacos de chocolate com cuidado. 


Montagem 

Retirar os topos dos bolos de forma a nivelá-los. Dividir cada bolo em duas partes iguais.
Colocar um pouco de buttercream num um saco de pasteleiro, com bico redondo, e colocar um fio de buttercream na extremidade da primeira camada. Este processo serve para que o recheio não se misture com o recheio, uma vez que estes são diferentes. Colocar uma colher bem cheia de recheio de chocolate, à altura do fio do buttercream, espalhar bem o recheio. Repetir o processo com o recheio de curd de framboesa e assim sucessivamente até terminar as camadas de bolo. Colocar umas estacas de palito de espetada para que este suporte o bolo de cima (cerca de 4 a 6).
Cobrir todo o bolo de baixo com buttercream, numa camada fina. Levar ao frio durante +/- 20 minutos.
Retirar do frio e espalhar nova camada de buttercream, alisando com uma espátula de metal até ficar com o acabamento pretendido.
Repetir o mesmo processo com o bolo de cima. Depois de concluída a cobertura, colocar o bolo mais pequeno sobre o bolo maior.
Colocar os cacos de chocolate em redor do bolo debaixo.
Decorar a gosto, neste caso, usei bolachas oreo trituradas para fazer de "terra" e animais brinquedo.


Espero que gostem!♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

10 comentários:

  1. Que lindo! O bolo está maravilhoso! Tenho a certeza que o Leonardo adorou e também tenho a certeza que vai adorar ler as bonitas palavras que escreveste! Parabéns ao Leonardo e também aos pais (em especial à mãe)! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Rute.
    Parabéns pelo aniversário do teu menino e pelo bolo fantástico que confeccionaste. Tenho a certeza que ele adorou. De facto é uma bênção podermos ver os nossos filhos crescerem. Eles preenchem a nossa vida de uma maneira que dificilmente conseguimos explicar. É uma alegria,não é? Parabéns!!!

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogdpot.pt

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Leonardo.
    O bolo ficou fantástico.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Leonardo e aos pais do Leonardo! :-)
    É delicioso sentir nestas palavras o Amor que tempera essa linda família!
    Ah... e o bolo, para além de lindo, deve estar fantástico!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns ao pimpolhito! É mesmo... o tempo passa a correr, o meu já faz 19 amanhã e ainda ontem corria com 8 meses dele na barriga, heheheh! Saudades desse tempo :-)
    O bolinho... nada a apontar, soberbo!
    Beijoquinhas e bom fim de semana ;-)
    C

    ResponderEliminar
  7. Parabens ao Leonardo e aos pais também. O bolo ficou espectacular! De certeza que ele adorou!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. ficou lindo ... lindo ... bem especial!
    e com um mix de ideias daqui e dali que resultaram numa fatia soberba, aposto :p
    Parabéns à doceira e ao piratinha! :)

    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. O bolo estáva muito saboroso!
    Está aprovado!
    Parabéns mais uma vez aos papás e ao Leonardo!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  10. SUch an inspiring cake decor!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar