Páginas

15/10/15

Bolo de chocolate e castanha e a chegada da Feira de Sta. Iria


O Outono chegou e com ele o tempo das castanhas! Gosto tanto! Gosto desde pequena! Gosto dos dias de Outono, em que somos brindados com o céu azul mas nublado e com aquela brisa fresca que já pede um casaco e um lenço. Na rua encontramos os vendedores de castanhas com os seus assadores a fumegar e a perfumar o ar.

No Outono é também quando chega à cidade de Faro um dos eventos mais antigos e com grande significado para a generalidade dos farenses e arredores: a Feira de Santa Iria. Lembro-me bem dos tempos de infância e adolescência em que ir passear à cidade de Faro para ver a feira era uma emoção. Um passeio e tanto! Como qualquer criança, a grande atracção eram os carrosseis, a animação e as coisas doces que se iria comer. Do que me lembro melhor é das farturas, filhós, algodão doce, castanhas assadas e polvo assado. Ainda hoje, adoro ir à feira, adoro ver as pessoas, as cores, o apregoar popular de venda e regateio de atoalhados e edredons, as demonstrações de produtos que fazem maravilhas em casa, mas o que mais prende a atenção, como não podia deixar de ser, são as bancas de louça e acessórios para fazer bolos. Atualmente quem mais gosta de carrosseis é o mais pequeno da casa, nós gostamos de ir porque a feira faz parte da nossa vida desde pequenos e mantemos a tradição de lá ir e enfeirar! Há sempre qualquer coisa que ainda faz falta, uma taça para isto, uma forma para tarte, uma travessa para aquilo... enfim, coisas de bloger.
A pensar nas castanhas assadas e na feira de Santa Iria, no fim-de-semana passado com as primeiras castanhas do ano, fiz um bolo que as combina com o sempre amado chocolate. Uma combinação curiosa, mas muito agradável.

Bolo de castanha e chocolate
(adaptado daqui)

Ingredientes:

200 gr de chocolate negro (70% cacau)
6 ovos
80 gr de açúcar
110 gr de manteiga sem sal
150 gr de farinha de castanha (cerca de 350 gr de castanhas cruas)
sal q.b. 


Preparação:
Preparar uma forma de 20 cm forrada com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 180 ºC.

Partir o chocolate em pedaços e derrete-lo em banho-maria (colocar numa taça, sobre uma panela com água a ferver, sem que o fundo da taça toque na água, levar ao lume, para que a temperatura da água faça derreter o chocolate sem queimar), deixar arrefecer.

Entretanto, lavar as castanhas, dar-lhe um corte a meio, coloca-las numa panela, cobrir com água e levá-las a cozer. Retirar do lume quando estiverem bem cozidas e deixar arrefece-las ligeiramente. Pelar as castanhas e reservar até estarem completamente frias. Colocar as castanhas num robot de cozinha e triturar até formar uma espécie de farinha.

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Reservar.

Bater os ovos com a manteiga e o açúcar até formar um creme espesso. Juntar o chocolate derretido continuando a bater em velocidade baixa. Juntar a farinha de castanha (reservar um pouco para decoração), continuando a bater mesma velocidade. Envolver as claras em castelo, pouco a pouco, até obter uma massa leve e arejada.

Colocar na forma preparada, levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos. O bolo deve ficar cozido, mas com a consistência húmida.

Retirar do forno, deixar arrefecer ligeiramente e depois desenformar e deixar arrefecer completamente. Decorar com a restante farinha de castanha. 


Se puderem, visitem a Feira de Santa Iria que começa já amanhã, dia 15 de Outubro e irá até ao dia 25 de Outubro, no Largo de S. Francisco.

Espero que gostem, do bolo e da feira!♥
Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

6 comentários:

  1. Confesso que fiquei muito curiosa com o sabor deste bolo! Chocolate e castanha... a castanha nota-se bem no meio do bolo? Está com uma apresentação fantástica! beijinhos
    www.sotaodaverdinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O bolo do meu aniversário foi muito parecido com esse! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz bolos com castanhas, achei a combinação muito interessante
    O aspecto diz-me que ia gostar...adorei

    ResponderEliminar
  4. Está lindo, eu como adoro castanhas acho que até me ia esquecer que é de chocolate (que já não sou tão fan). Vou guardar esta receita para quando tiver castanhas cá por casa, beijo.

    ResponderEliminar
  5. Hummm ando com uma vontade de experimentar um bolo de castanhas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/marmelada-e-geleia-kizomba.html

    ResponderEliminar
  6. que maravilha!
    adorei essa fatia...
    vou levar comigo :p
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar