Páginas

04/04/15

Bolo de chocolate com amêndoas caramelizadas e Feliz Páscoa!



Há duas semanas que pensava o que fazer para assinalar a Páscoa aqui no blog e não me conseguia decidir! Na casa dos meus pais na Páscoa, desde que me lembro que sempre houve folar feito pela minha mãe. Eu desde que saí de casa também comecei a fazer folares na Páscoa, adoro folar, quando há, é uma fatia atrás de outra, e em menos de nada, desaparece todo! Mas este ano, não me apetecia fazer folares, primeiro pela falta de tempo, depois porque faz-se sempre mais que um e quanto mais há, mais se come!! Então o que fazer? Bem, Páscoa sem folar e chocolate, não é Páscoa! Então, chocolate seria a escolha!

Depois, começou o processo da escolha do bolo, não me conseguia mesmo decidir, não queria um bolo de chocolate com chocolate como é mais habitual por cá. Queria um bolo de chocolate com uma combinação diferente. Depois de muito pensar, imaginei um bolo de chocolate com recheio de curd de laranja e cobertura de chocolate com mascarpone. Parecia [e parece] perfeito! Pus mãos à obra e comecei a fazer o bolo com a ajuda do pequeno, tudo bem até aqui! Depois comecei a fazer o curd de laranja, aqui é começaram os sarilhos! Para meu espanto o curd de laranja não correu nada como o este que fiz há pouco tempo. Este não coalhava nem por nada! Ferveu, ferveu, ferveu e nada! Há dias assim, em que as coisas não saiem bem nem por nada! Posto isto, tive que imaginar outro recheio! E assim, surgiu a ideia de caramelo para fazer um buttercream de caramelo salgado, depois de preparado o caramelo, vi que não havia manteiga para fazer o creme! A sério, nem parecia verdade o que estava a acontecer, só posso concluir uma coisa, hoje foi o exemplo da falta de planeamento!!! Entretanto, o creme para cobertura já estava feito, só faltava mesmo decidir o que colocar no recheio para fazer algum contraste! Eis que me lembrei de amêndoas! Ou não estivessemos na Páscoa! E assim foi, fiz umas amêndoas caramelizadas que acho que combinam maravilhosamente com este bolo de chocolate e mascarpone! 


Bem, depois desta atribulada aventura de elaboração do bolo, acho que o resultado obtido foi muito bom e com toda a certeza que vou adorar a sua textura! Hoje não há fotos do interior do bolo porque será a sobremesa num jantar em casa de uns amigos.

Bem, agora vamos à receita!

Bolo de chocolate com creme de mascarpone e amêndoas caramelizadas
(adaptado de “Lomelino’s Cakes, 27 Pretty Cakes to make any day special”, de Linda Lomelino, publicado no blog Migalha Doce)

Ingredientes
Bolo
160g de farinha
80g de chocolate em pedaços
200g de açúcar
1 c. sobremesa de fermento em pó
55g de manteiga
120ml de buttermilk*
6 c. sopa de café
1 ovo
*Para o buttermilk, juntar algumas gotas de limão ou vinagre, mexer e reservar num local ameno por 10min.

Cobertura e recheio
250gr de queijo mascarpone
100gr de natas para bater frescas
90gr de açúcar
2 colher de sopa de cacau magro

Amêndoas caramelizadas
100gr de amêndoas com pele
1/3 chávena de água
1 chávena de açúcar mascavado
1 colher de sobremesa de canela em pó

 
Preparação:

Bolo
  • Pré-aquecer o forno a 180ºc e preparar duas formas de 18cm untadas com manteiga e forradas com papel vegetal. No meu caso, como só tenho uma forma deste tamanho, cozi o bolo em duas fases.
  • Misturar a farinha, com o fermento e o açúcar.
  • Derreter a manteiga com o chocolate (Fiz no microondas, cerca de 1,5 minutos em potência máxima, sempre com vigilância. Retirei, mexi o chocolate que acabou de derreter e ficar totalmente interligado com a manteiga). Juntar o buttermilk e o café.
  • Bater previamente o ovo e juntar à mistura de manteiga, sem parar de bater, para evitar que este cozam, caso a manteiga ainda esteja muito quente.
  • Envolver esta mistura aos ingredientes secos, sem mexer demasiado e até ficar tudo homogéneo. Verter para as formas e levar ao forno por 30-35min ou até o palito sair sem residuos de massa.
  • Deixar arrefecer dentro das formas por 10min antes de transferir os bolos para uma base de arames até arrefecerem por completo.
Cobertura e recheio
Misturar todos os ingredientes até se obter um creme homogéneo e macio (bater cerca de 5 minutos). Retirar 6 colheres de sopa do creme e reservar. Juntar o cacau ao restante creme e bater mais um minuto.
  
Amêndoas caramelizadas
  • Levar uma frigideira anti-aderente com o açúcar, a agúa e a canela. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, adicionar as amêndoas. Deixar ferver, mexendo sempre até que se forme um caramelo brilhante.
  • Deitar a mistura de amêndoas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno durante 10 minutos. 
  • Retirar e deixar arrefecer completamente.
  • Quando completamente frio, triturar as amêndoas caramelizadas num robot de cozinha até se obter uma espécie de area grossa. Reservar.
Montagem (dicas do blog da Migalha Doce):
  • Acertar os topos dos bolos com a ajuda de uma ferramenta de corte. Colocar uma metade numa base de bolo, barrar com o creme sem cacau e dispor sobre este, metade da mistura de amêndoas. 
  • Levar ao frio durante 30 minutos. Retirar e cobrir com a segunda metade do bolo. Barrar todo o bolo com uma camada de creme de chocolate. Levar ao frio mais 30 minutos.
  • Cobrir o bolo novamente com o creme de chocolate, alisando totalmente. Decorar com a restante mistura de amêndoas.

Espero que gostem deste bolinho! Uma Páscoa muito feliz! ♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

9 comentários:

  1. Que lindo bolo!! Deve ser uma verdadeira delícia :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/4/15

    Hum!!! Estava muito bom!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/4/15

    Hum! O bolo estáva muito bom!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. que bolo magnifico e tão decadente hummmm...


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão lindo Rute ♥
    Uma bela escolha de sabores, adoro o crocante por cima...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Este bolinho está babatório! Não fosse eu chocolateaólica!!!
    Adoro a cobertura, huuuum ;-)
    Beijinhos gordos
    C

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/9/15

    Não tem foto do Interior?
    Como fica a textura do Bolo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Não tenho do interior, este bolo foi partido fora de casa, pelo que já não deu para fotografar.
      O bolo é fofinho e crocante ao mesmo tempo, é muito bom :)

      Eliminar
  8. Maaaas, o que é isto?? Estou a babar-me!! Tão bom!!

    ResponderEliminar