Páginas

22/02/15

Panquecas de aveia e banana

Banana and oat pancakes


Domingo é dia de pequeno-almoço a dois.... Eu e o mais pequeno da casa! Muitas são as vezes que ele me pede para fazer panquecas, confesso que apesar de gostar muito e de estar sempre pronta para um pequeno-almoço desses nem sempre acedo ao pedido. Umas vezes por perguiça outras porque a voz da dieta fala mais alto!

Não tenho falado de dieta aqui no blog, porque sinceramente, acho que já não vale a pena estar a falar sobre isso! Muitas têm sido as vezes que tenho feito dieta, umas com mais resultado outras com menos. Desta vez, enchi-me de coragem novamente e comecei a fazer algumas mudanças, não posso dizer que se trata apenas de dieta. Algumas destas mudanças passam por substituir os iogurtes magros por iogurtes de soja ou naturais, corte substancial nos hidratos de carbono, substituição do leite de vaca por outros tipos de leite e sopa à noite. Nunca é fácil! Confesso que é dificil fazer-se dieta quando se tem um blog de culinária e quando se tem um apetite voraz por fazer e [comer] bolos e doces em geral. Mas tenho feito um esforço grande e tenho conseguido resultados, já me falta menos de metade do objectivo que fixei. Sei que não devia, mas ao fim-de-semana, relaxo um bocadinho e dou uma "meia" folga à dieta.  

Como adoro panquecas, ando sempre à procura de receitas mais "saudáveis" ou menos pecaminososas, podem ver aqui neste albúm do pinterest algumas das que vou guardando para mais tarde experimentar.

As panquecas de hoje foram adaptadas daqui, gostei da ideia de fazer umas panquecas de banana, pois em bolos e pão funciona muito bem, em panquecas também haveria de funcionar, pensei eu! E não me enganei! Fiz algumas adaptações com o objetivo de tornar estas panquecas mais light mas muito saborosas na mesma!

O resultado foi muito bom, eu e o pequeno adorámos, e ainda sobraram algumas para um pequeno-almoço durante a semana!

Ingredientes (12 unidades, cerca de 8 cm de diâmetro):
215 gr de farinha de trigo sarraceno*
90 gr de flocos de aveia pequenos
30 gr de açúcar
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de sobremesa) de canela em pó
1 pitada de flor de sal
1 ovo médio
1 1/2 chávena de leite de aveia*
1/2 chávena de água
2 bananas esmagadas
1/4 chávena de óleo de coco
*Na receita original: farinha de trigo e leite de vaca.

Preparação:
Numa taça, juntar a farinha, a aveia, o fermento, a canela e o sal, misturar bem. Noutra taça, misturar o ovo, o leite, a água e o óleo. Juntar, aos poucos, os ingredientes líquidos aos secos, com o cuidado de ir mexendo sempre para incorporá-los completamente.

Adicionar a banana à mistura anterior e incorporar bem. Se sentir que a mistura está um pouco peganheta, adicionar mais um pouco de leite ou água até obter uma mistura que seja fácil deitar na frigideira.

Aquecer uma frigideira larga e anti-aderente. Com uma concha da sopa, retirar porções de massa e colocar na frigideira. Quando começar a formar bolhinhas, virar e deixar cozinhar mais um pouco. Servir quentinhas acompanhadas do que mais gostar.

Banana and oat pancakes


Nós comemos com fruta, com nutella, mel e maple syrup! Uma festa! Confesso que a minha combinação preferida é mesmo com nuttella! Não devia, eu sei, eu sei!! Depois desta conversa toda sobre dieta, venho para aqui dizer que comi com nutella, eu sei, é um pecado, mas pronto foi só hoje e foi só numa das panquecas!

Espero que gostem e que experimentem porque estas panquecas são mesmo boas!!

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

13 comentários:

  1. Adoro panquecas e raramente me lembro de fazer... As tuas aguçaram-me o apetite!
    Ora vamos lá por na "list to to"... Done 😉
    No semana
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar
  2. como eu gosto de panquecas :D adoro mesmo e essas estão muito boas.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gostei destas panquecas diferentes, parecem deliciosas

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha. Ficaram lindas e deliciosas.

    ResponderEliminar
  5. Maravilha de panquecas bem altas e fofas, eu adoro esses momentos!
    Que bom que estás a ter resultados, ajuda sempre a motivar a continuar, sim vais fazendo sem stress, com uma "facadinha" aos domingos hehe.
    Adoro banana em panquecas, fica realmente bom, um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês! Vale mesmo a pena uma facadinha com estas panquecas! São tão boas mesmo!!
      Bjinhos :)

      Eliminar
  6. Pois eu ainda não me deixei convencer pelas famosas panquecas de aveia e banana! Mas ao ver esta imagem com panquecas tão altas e fofas acho que vou mesmo experimentar ;) Que bonitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Inês, são mesmo fantásticas!
      Bjinhos

      Eliminar
    2. Engracado que fiquei mesmo com o bichinho das panquecas de aveia e banana, mas ao final nao voltei para ver os ingredientes porque comecei a ter ideias de misturar ingredientes na minha receita de panquecas habitual... Nao é que ao cá voltar me apercebo que afinal acabei por fazer umas mesmo parecidas com estas? :) Ficaram mesmo boas, o trigo sarraceno acrescenta um sabor e uma textura muito bons!
      boa semana!

      Eliminar