Páginas

28/05/14

Convidei o blog [Bocadinhos de açúcar]

Mais uma edição... Desta vez de uma blogger que também adora bolinhos e docinhos em geral. Parece que há muitos bloggers gulosos por aí! Hoje quem nos visita é a Sílvia do "Bocadinhos de açúcar", que tem um blog novinho, apenas com um aninho, mas com tanta coisa boa! A Sílvia é uma querida, muito simpática, já trocámos algumas mensagens e comentários e parece-me uma pessoa muito espontânea e bem disposta. 

Mais uma vez, o desafio colocado foi tentar fazer uma receita o mais saudável possível, deliciosa e quase sem culpa. A Sílvia optou por apresentar um crumble com cerejas que me parece uma pequena maravilha, ou não fosse esta fruta uma delicia. Apesar da Sílvia não saber, acertou numa das minhas frutas preferidas, gostei muito da escolha e agora, vou passar à apresentação da receita deste guest post. Espero que gostem tanto como eu gostei!



Ingredientes (8 ramequins médios):

para recheio
600 g de cerejas
1 e 1/2 chávena de framboesas congeladas
2 c. de sopa de açúcar amarelo
1 c. de sopa mal cheia de margarina vegetal
2 folhas médias de hortelã fresca

para crumble
80 g de margarina vegetal fria
80 g de farinha de trigo integral
2 c. de sopa de açúcar amarelo
50 g de flocos de aveia
40 g de amêndoa laminada
1 c. de sopa cheia de sementes de girassol

Preparação: 
Cortar as cerejas em metades e descaroçá-las. 

Numa frigideira, deitar as cerejas com o açúcar e a margarina e deixar cozinhar até as elas amoleçam e se forme uma espécie de calda brilhante. Fora do lume, envolver cuidadosamente as framboesas e o hortelã picada. Reservar. 

Num recipiente, colocar a margarina fria, a farinha, açúcar, sementes e a aveia. Misturar tudo com os dedos até ficarmos com um preparado semelhante a migalhas de pão. Envolver as amêndoas. 

Se preferir usar um processador de alimentos, junte a farinha com a margarina até ficar com uma textura areada, coloque esta mistura num recipiente e depois junte e envolva os restantes ingredientes. 

Divida o preparado das cerejas pelos ramequins. Cobrir com o crumble. Vão ao forno pré-aquecido a 190ºC até o crumble ficar dourado. 

Comer morno ou frio, simples ou com uma bola de gelado.

Nota: A quantidade de crumble (cobertura)  dá para 8 ramequins, a Sílvia usou para 4 e congelou o resto [boa ideia para ter uma sobremesa quase preparada!]


E agora, vamos conhecer um bocadinho mais da Sílvia :)

BI do Blog
Bocadinhos de Açúcar - http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/
Criado em 24 de março de 2013 por Sílvia Martins

Como nasceu o “Bocadinhos de açúcar”? 

O blog surgiu numa altura em que comecei a ter mais tempo para cozinhar. Essa maior disponibilidade criou uma necessidade de querer fazer receitas diferentes, mais saborosas e de querer quebrar a monotonia. Antes, tinha a tendência para repetir muito os pratos, usar os mesmos ingredientes… Quando quis fugir da rotina, comecei a experimentar novos sabores, novas texturas… e comecei a ganhar um gosto especial pelo acto de cozinhar. Passei a seguir alguns blogs de culinária, para procurar inspiração e houve um dia em que pensei – “ Porque não criar o meu blog de culinária?”. Pensado e feito. Pouco tempo depois, nascia o blog Bocadinhos de Açúcar. Desde então que não tenho parado…e a verdade é que a culinária e a fotografia tornara-se num verdadeiro vício! 


Quem é a Sílvia fora do blog? 

A minha área profissional nada tem a ver com a culinária. Sou farmacêutica e comecei nesta profissão em 2003. Sou casada há quase 10 anos e tenho dois filhos adoráveis de 4 e 7 anos de idade. Considero-me uma pessoa bem disposta e com boa energia. 

Não vivo sem música (tenho uma adoração pelos U2), adoro passear, sou viciada em livros de culinária, perco-me por séries tipo “ Revenge”, “Suits”. “How I met your mother”, acho Lisboa uma das cidades mais bonitas (logo a seguir a Paris, esta sim a minha eleita), gosto das coisas boas que a terra nos dá, uso e abuso das ervas aromáticas, sou apaixonada pela fotografia (especialmente food photography), chorei de tristeza no filme “A vida é bela”, chorei a rir no filme “A ressaca”, adoro casamentos, sou fã de comida italiana, detesto jogos de PlayStation e afins, não resisto a uma farta mesa de queijos (daí adorar o copo de água dos casamentos, lol), não consigo ver filmes com o Steven Segal, Stallone, Schwarzenegger ou Jackie Chan, gosto de praia em grandes doses, gosto dos actores Jason Statham e Paul Bettany (por motivos óbvios, não é meninas?) Robert De Niro e da atriz Glenn Close e… gosto de cozinhar! 


O que gostas mais de cozinhar? 

Coisas doces, sem dúvida. Não é à toa que o blog de chama Bocadinhos de Açúcar. E, sim, sou gulosa assumida! Gosto de confeccionar desde bolos a tartes, bolachas a gelados. Gosto de tudo! 


Alguma historia relacionada com a cozinha? 

Posso dizer que tenho uma tendência sobrenatural para me queimar no forno… deve ser por ter a mania de usar panos em vez de luvas! 
Associo muito os sabores da comida com momentos da minha infância. Por exemplo, sempre que como uma sopa que tenha hortelã, lembro-me logo da minha avó paterna e das sopas que ela fazia quando íamos passar férias à terra.

País ou viagem mais marcante [ou de sonho]?
A viagem da minha lua de mel. Fomos à Tunísia e foi a primeira vez que andámos de avião! Foram dias fantásticos que nunca esquecerei.

Espero que, mais uma vez, tenham gostado desta rúbrica! Eu gostei muito desta rubrica, permite-me partilhar um bocadinho dos blogues que sigo e de que gosto muito ♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

4 comentários:

  1. Gosto muito do blog da Sílvia e é bom conhecê-la um pouco mais. A receita é deliciosa e eu adoro cerejas! Por isso, uma tacinha para mim, por favor!
    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada mais uma vez pelo convite, Rute!
    Fico contente por teres gostado da receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo29/5/14

    Adorei a entrevista e a receita. Já sigo o blog "bocadinhos de açúcar" há bastante tempo e apesar de saber o quanto a Silvia é uma querida, é sempre agradável conhecer um pouco mais a pessoa por detrás de tudo isto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Rute, visitei o seu blogue e fiquei encantada com as receitas deliciosas que aqui tem. Já nos tornámos seguidoras do seu blogue. Passe pelo nosso e torne-se nossa seguidora também, para não perder pitada das novidades .

    Maçã e Canela
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar