Páginas

20/03/14

Convidei o blog [Ananás e Hortelã]

Sou uma fã incondicional de blogs, sigo vários e de diferentes temas. Adoro a partilha, as histórias, os conselhos e experiências, as fotos, as receitas com ingredientes diferentes, enfim... quando me é possível, passo tempos e tempos a ver as novidades dos blogs que mais gosto.

Há muito tempo que andava com esta ideia na cabeça, criar uma rubrica em que um dos meus blogs preferidos pudesse vir até ao Cozinha Fresh. Há umas semanas atrás decidi pôr em prática esta ideia e contactei a Inês, do Ananás e Hortelã. Falei-lhe do projeto e se ela aceitaria ser a primeira convidada desta nova rubrica. Ela, que é super querida, aceitou e eu fiquei super feliz! 

A ideia é convidar, todos os meses, um blog dos meus preferidos para fazerem uma receita e falarem um pouco de si [ui, são tantos os blogs que eu adoro e que gostava de convidar, espero que aceitem!]. Falemos então do Ananás e Hortelã! Sigo-o há imenso tempo e perco-me sempre nas palavras da Inês sobre os alimentos da época, sobre a natureza, as tradições familiares e o carinho com que fala sempre destes temas. Quanto às maravilhas que a Inês partilha, são isso mesmo, verdadeiras e deliciosas maravilhas, até porque o que a Inês mais gosta são os bolos e bolinhos, assim como eu! 

O tema escolhido para esta primeira rubrica foi "receitas [quase] sem culpa", uma vez que por aqui [ainda] se anda em dieta e sempre à procura de comidas mais saudáveis. A Inês escolheu uns brownies saudáveis, maravilhosos, que são vegan, sem glutén, sem açúcar, sem ovo e lactose. 

Então, vamos à receita! [aviso: o post é longo, mas fiquem até ao fim!]

Brownies de Batata-Doce Saudáveis
(adaptados do blog Deliciously Ella)


Ingredientes:
2 batatas-doces médias
15 tâmaras descaroçadas
½ chávena de farinha de trigo sarraceno
½ chávena de amêndoa moída
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de cacau cru em pó
4 colheres (sopa) de xarope de agave


Preparação:
Forrar um tabuleiro quadrado e pequeno, com papel vegetal antiaderente. Reservar.
Descascar as batatas, cortar em cubos e cozer durante uns 20 minutos até ficarem bem tenras.
Colocar as batatas e as tâmaras num processador de alimentos e triturar bem, até se formar um puré homogéneo.
Numa taça colocar os restantes ingredientes e juntar a eles o puré preparado. Mexer bem.
Colocar a massa no tabuleiro preparado, usando uma espátula para ajudar a espalhar e alisar a superfície, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, por uns 20 minutos, ou até um palito sair quase limpo.
Deixar arrefecer uns 10 minutos antes de desenformar e cortar em quadradinhos, que podem ser servidos salpicados com cacau em pó.


Não se vão embora ainda, eu sei que o post já vai longo, mas fiquem para ver a pequena "entrevista" que fiz à Inês, de certeza que vão querer saber um bocadinho mais sobre ela e o seu blog.

BI do Blog: 
Criado em Junho de 2011, por Inês (Ginja).

Como nasceu o Ananás e Hortelã?
Já seguia alguns blogs de culinária há algum tempo, e sempre que podia experimentava uma receita nova. Até que um dia comecei a pensar “e se criasse o meu blog de culinária?”. Andei um ano com esse pensamento na cabeça, até que num dia de verão em que só conseguia pensar num sumo natural de ananás e hortelã bem fresco, decidi, “vou chegar a casa, fazer o sumo e criar o blog”. E o nome foi inspirado nesse sumo, pensado na areia da praia, de olhos postos no mar. Começou como uma brincadeira, nada sério, pequenos registos de receitas feitas na minha cozinha. Mas foi crescendo (em receitas e em amigos) e cada vez tenho mais gosto em cozinhar e partilhar as experiências. Cada vez há um cuidado maior na escolha de ingredientes, na escolha da receita, no aprender mais, saber mais sobre comida e fotografia. E cada vez me afeiçoo mais às pessoas que dele fazem parte, porque o blog já é de todos, é uma partilha.

Quem é a Inês fora do blog? 
Eu sou médica veterinária a tempo inteiro, deixando a cozinha para as horas vagas. Trabalho numa clínica de pequenos animais, com cães, gatos e algumas espécies exóticas. Como é uma clínica pequena, acaba por ser um ambiente familiar, e conheço bem a maioria dos clientes e pacientes, que muitas vezes gostam de trocar uns dedos de conversa. Acabo por ser quase “médica de família” de todos. Gosto muito da minha profissão, mas secretamente tenho o sonho de fazer um curso de culinária fora do país. Quem sabe um dia não o concretizo. Adoro animais. Adoro a natureza, a horta, o pomar. Adoro o mar e a praia, passear descalça na areia. Gosto de ler, de ouvir música e ver filmes e séries. Gosto de dias de sol e fazer piqueniques. 

O que gostas mais de cozinhar?
Há imensas coisas que adoro cozinhar, que me dão prazer fazer. A minha cozinha acaba por ser um reflexo dos produtos da época, das partilhas de vizinhos, do que cresce na horta e pomar, e do mercado local e biológico. Sem dúvida que adoro fazer pães doces ou salgados, muffins e queques, bolachas e biscoitos, gelados e sobremesas frescas e saudáveis, mas os bolos e os bolinhos são os meus favoritos! Adoro aos domingos escolher uma receita e fazer um bolo para o lanche, para partilhar com os meus. Desde pequena que me lembro de os fazer com a minha mãe e avó, de ajudar a mexer a massa, de rapar a taça, de fazer mini bolinhos. E ainda hoje é com um bolo que mais sorrisos se espalham. 

Alguma história relacionada com a cozinha?
Há tantas histórias e memórias vividas à volta da mesa. Lembro-me de um dia há muitos anos atrás, ter feito um bolo com uma cobertura de chocolate, e não tinha o chocolate em pó que a receita pedia. Usei cacau e esqueci-me completamente de adoçar, resultando numa cobertura amarga. O meu avô, que era diabético mas muito guloso, às escondidas passou o dedo na cobertura e não gostou (não era doce) e disse-me logo antes de o sequer provarmos que eu tinha feito um bolo amargo. Foi logo descoberto! Outra coisa que pode acontecer, a meio de uma produção fotográfica para o blog, e por desleixo meu, enquanto preparo o cenário e coloco a comida, e vou preparando mais umas coisas, às vezes acabo sem comida ou parte dela, roubada pela cadela ou gato gulosos. E lá volto eu para a cozinha frustrada mas a rir-me. 

País, viagem marcante ou de sonho?
Gosto de viajar, apesar de não o fazer tantas vezes quanto gostaria. Adoro descobrir sítios lindos no nosso país (um ir para fora cá dentro de 2 ou 3 dias). Uma viagem que me marcou bastante foi à Suécia, por ter ido com quem fui, por ter feito coisas que nunca tinha feito, por ter visto paisagens lindas e bosques daqueles de encantar, por ter remado num lago enorme e cristalino, por ter acampado no meio da natureza. Depois, gostei imenso de ter morado uns meses em Barcelona, uma cidade que me fascina, e por ela me apaixonei em cada rua, em cada pedaço de arte espalhado nela, pelas tapas e os churros com chocolate, pela luz, pela aprendizagem que foi. 
Viagem de sonho tenho várias, desde Itália (Florença e a Toscana), pela gastronomia e pela riqueza. E adorava Marrocos, Índia, Tailândia e por esses caminhos fora.

Espero que tenham gostado! Eu gostei muito de ter partilhado convosco um dos meus blogs preferidos ♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest Instagram Bloglovin

25 comentários:

  1. Rute, obrigado pelo convite!
    Já sabes que adoro desafios e adorei fazer estes brownies para ti.
    Obrigado pelo texto, pelas palavras e desejo que esta rubrica seja um sucesso e que por aqui passem receitas lindas.
    Espero que gostes dos brownies, e fiquei muito contente por ser a primeira! dos teus blogs preferidos!
    Obrigado. beijinho.

    ResponderEliminar
  2. O blog "Ananás e Hortelã" é um dos meus preferidos! Bjs à querida Inês, por nos brindar sempre, com as suas receitas originias e saudáveis! ;)

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso deste post, tanto dos bolinhos (um babete, sff!!) como de conhecer um pouco mais a Inês e o Ananás e Hortelã, que também é um dos meus blogs favoritos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, ambas gostámos muito de fazer este post! :)
      Bjinhos

      Eliminar
  4. Olá Rute!
    Identifico-me tanto com o que dizes!...Adoro blogs e essa possibilidade de partilhar histórias e conhecimentos!
    E por isso acho que é uma iniciativa excelente! Parabéns! Também sou fã do Ananás e Hortelã e fiquei deliciada com esta receita!

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, ainda bem que gostaste! Também gosto bastante do teu blog, sempre que posso, passo por lá. As fotos sempre lindas e as receitas de excelente bom gosto e práticas!
      Bjinhos

      Eliminar
  5. Adoro estas iniciativas de partilhas de posts, não podias estar mais bem acompanhada :))
    vou seguir a tua nova rubrica atentamente!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela rubrica super interessante, que se torna tão familiar ao aproximar-se do sentimento de tantas/os de nós, e não podia ter começado da melhor forma! :)
    O Ananás e Hortelã é igualmente, de entre tantos blogs que percorro e aprecio, dos meus favoritos. Admiro muito a postura da Inês!
    E claro, este Brownie saudável está divinal, tanto no ar apetitoso que apresenta como nas belissimas imagens.
    Temos 2 blogs estão de Parabéns! :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susana, pela enorme simpatia :)
      Bjinhos grandes

      Eliminar
  7. Excelente ideia, excelente iniciativa, excelente receita, excelente história, excelente convidada :)))
    Confesso que não conhecia este blogue mas, como sigo o Ananás e Hortelã vim aqui parar...e adorei :)
    Parabéns por tudo e continuação de sucesso e de excelentes receitas :)
    E deixo também o convite para, quando puderes, visitares também o meu cantinho ;)
    Beijinhos
    Vânia
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vânia, vou sim, passar por o teu blog. E obrigado por teres gostado do meu querido blog!
      Espero que passes mais vezes por aqui!
      bjinhos

      Eliminar
    2. Já está na minha listinha de blogues a seguir :)
      A partir de agora, podes ter a certeza que me verás por aqui muitas mais vezes :)
      E obrigado pela visita ao meu cantinho também!
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  8. A receita é tentadora e a iniciativa é mesmo gira! Gostei! Continua! :-)

    ResponderEliminar
  9. Que bela ideia... uma iniciativa muito gira! :-) Também sou fã do 'Ananás e Hortelã'.
    Es estes brownies têm um aspecto delicioso!!!
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Olá Rute!
    É uma rúbrica muito interessante, adorei a ideia.
    Também já sigo o Ananás e Hortelã à imenso tempo, é dos meus blogs preferidos. E a Inês é uma simpatia.
    Adorei a entrevista e já fui espreitar o post do outro lado. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Que ideia tão interessante! Adorei! E a receita está fantástica. Aspecto delicioso. Beijinho e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito da ideia... adorei esta rubrica e adorei conhecer o Ananás e Hortelã. Não conhecia este blog, mas fiquei cheia de vontade de o seguir. Bjs

    ResponderEliminar
  13. Que bela iniciativa :)

    viagemdoceviagem@blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Que brownies tentadores e que excelente iniciativa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    P.S.: Há um novo passatempo no blog! :)


    ResponderEliminar
  15. Boa escolha, a Inês é assim.. um espectáculo :)

    ResponderEliminar