Páginas

01/03/14

Bolo de beterraba e chocolate

Beetroot and chocolate cake

Nunca é tarde para mudar! Desde que comecei esta dieta, que iniciei uma nova aprendizagem sobre alguns hábitos alimentares e introdução de alguns alimentos que não entravam nas minhas refeições. Sempre disse que beterraba não era para mim! Adoro a cor, mas o sabor, aquele sabor a terra não me convencia, até há cerca de duas semanas atrás. Tal como já disse aqui, a minha relação com alguns alimentos é difícil, reconheço, sou mesmo um bocado esquisita no que toca a comer, legumes, verduras, algumas leguminosas, algumas frutas, etc. Ora, isto dificulta a vida à nutricionista que tem acompanhado nestes últimos meses! Ela diz: pepino, eu respondo: não, não faço bem a sua digestão! Ela diz: pimento, eu respondo outra vez não! Ela tenta de novo: aipo e eu: não! Ela provavelmente pensa, bolas, que esta mulher é difícil! Até que à 4ª ou 5ª tentativa, numa das consultas, ela diz: beterraba! E eu pensei: Ai meu Deus, e agora?? Respondo: ok, posso tentar! E assim foi! A semana passada fiz várias vezes salada com beterraba ripada e gostei bastante, temperada com molho de iogurte, revelou-se um acompanhamento perfeito e sem culpas! Foi mesmo uma surpresa!

Beetroot and chocolate cake

Passei a semana a pensar que no fim-de-semana faria um bolo, mas que não podia ser um bolo qualquer, tinha que ser [mais ou menos sem culpas] para não estragar o trabalho árduo da dieta dos dias de semana. Pensei que, já que ando a aprender a gostar de beterraba, se a conjugasse com uma das coisas que mais gosto, talvez fosse uma boa aposta. E não é que foi? Este bolo é qualquer coisa de fenomenal, nunca imaginei que chocolate e beterraba “casassem” tão bem! Muito fofinho, desfaz-se ao cortar, desfaz-se na boca num explosão forte de chocolate! 

A receita é do Jamie, pertencente a um projeto levado a cabo por este brilhante cozinheiro que tem como objectivo, tornar a alimentação nas escolas mais saudável.

Toda a confecção é mesmo orientada para ser um bolo mais saudável, para além da utilização da beterraba, a forma é untada com azeite e a massa não contém farinha. A prova de que podemos comer um bom bolo de chocolate quase sem culpa! :)

Beetroot and chocolate cake

Ingredientes:
Azeite para untar a forma
Farinha para polvilhar a forma
300 gr de chocolate (70% cacau)
250 gr de beterraba
4 ovos
150 gr açúcar mascavado
120 gr de amêndoa
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de cacau

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar uma forma de 20 cm de diâmetro com o azeite. Forrar o fundo da forma com papel vegetal. Polvilhar as laterais da forma com farinha. Reservar.

Partir 200 gr de chocolate em pedaços e derrete-lo em banho-maria, quando estiver totalmente derretido, retirar do banho-maria e reservar.

Descascar a beterraba e laminá-la no robot de cozinha.

Separar as gemas das claras e reservar as claras. Numa taça colocar a beterraba, as gemas, o açúcar, a amêndoa, o fermento, o cacau em pó e o chocolate derretido e mexer bem.

Bater as claras em castelo. Juntar um quarto das claras à mistura de chocolate, envolver bem, juntar o resto, mexendo bem.

Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 50 minutos ou até estar cozido (fazer o teste do palito).

Retirar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha. Derreter o resto do chocolate e barrar o topo do bolo.

Beetroot and chocolate cake

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

5 comentários:

  1. é desta que faço um bolo com beterraba, ainda não tinha visto uma receita em que a beterraba esteja crua. gostei! bjs

    ResponderEliminar
  2. Uau! Rute, esse bolo tem um aspecto divinal. Quase lhe adivinho o sabor, pois já experimentei o do Nigel Slater, que amei, mas este do Jamie nunca fiz. Adoro beterraba, achoa-a maravilhosa e muito versátil e está carregadinha de benefícios para a saúde. Conjugada com o chocolate fica divina e esse bolo comprova isso.
    Adorei as imagens, parabéns, um post magnífico. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus!
    Que bolo maravilhoso!!

    Beijnhos**

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por partilhares esta receita! Ficou um show!! Só durou 20 minutos em cima da mesa.... :P

    ResponderEliminar