Páginas

03/11/13

Pães Brioche

Brioche

Hoje foi dia de fazer pão! Há tanto tempo que não fazíamos pão! Este fim-de-semana esteve um tempo lindo, um sol maravilhoso, diria que uma maravilha para fazer actividades ao ar livre ou simplesmente dar um passeio perto da praia. Mas não foi isso que aconteceu!... Dedicámo-nos às actividades caseiras porque parece que abriu a época da tosse e das expectorações! O nosso pequeno precisou de um "bocadinho" de mais atenção e mimo e... tempo em casa! Quando se está em casa o que é que se faz? Liga-se o forno e faz-se bolos e pão!! E... vê-se Panda, Disney, faz-se puzzles e desenhos. E... tem-se muita paciência porque trancar uma criança pequena em casa durante quase 2 dias não é fácil, a pequena pessoa precisa de gastar energia e nós, temos que fechar os olhos e ouvidos se não queremos ficar malucos com a desarrumação e pulos de um lado para o outro. Quando há momentos de descanso, os grandes degustam as delicias feitas e vê-se séries gravadas!! Desta cozinha este fim-de-semana já saiu um crumble, estes pãezinhos e... mais algumas coisas. Ora, vamos a esta receita:

Ingredientes:
150 gr de manteiga amolecida
1 saqueta de fermento biológico seco
3 ovos + 1 gema
300 gr de farinha T65
1 colher (de chá) de flor de sal
1/4 de chávena de leite morno
30 gr de açúcar amarelo

Brioche

Preparação:
Num recipiente largo, desfazer o fermento no leite morno, juntar a 100 gr de farinha e misturar bem. Tapar o recipiente com pelicula aderente e deixar repousar durante 20 minutos. Passado este tempo, juntar os ovos, o açúcar, o sal, a manteiga e a restante farinha, bater bem até estar tudo bem misturado. Tapar novamente e deixar repousar duas horas. A massa vai triplicar o tamanho. 

Pré-aquecer o forno a 200 ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Destapar o recipiente, trabalhar ligeiramente a massa, apenas para uniformizar. Moldar bolinhas com cerca de 6/7 cm de diâmetro.* Colocar no tabuleiro e levar ao forno durante 15 minutos. Retirar e reservar até servir. 

*Este não é um processo fácil, a massa fica um pouco pegajosa e é difícil moldar e descolar das mãos. O que fiz foi: colocar a massa nas mãos, formando uma bola com ambas as mãos em formato de concha, passando de uma para a outra até descolar um pouco, depois coloquei no tabuleiro, ajeitando os biquinhos que ficaram do acto de descolar. Mesmo que não fiquem muito lisas na parte de cima, quando vão ao forno, uniformizam. 

Notas:
É uma receita demorada devido ao tempo que demora a levedar, no entanto passa depressa se deixarmos a repousar e ocuparmos o tempo com outras coisas enquanto estamos em casa (como foi o caso).
O tempo de cozedura não deve exceder os 10/15 minutos senão a crosta fica um pouco dura e a massa interior demasiado cozida.

Brioche

4 comentários:

  1. Que belos pãezinhos de brioche, adoro, super fofos!
    É mesmo, em casa há smpre boas ideias para acender o forno!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, tenho de experimentar !!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Belos brioches, ficaram com óptimo aspecto!:)
    Agora ando na fase dos muffins, porque comprei umas forminhas de silicone e vai ser até me cansar.;) Mas logo que isto passe, experimento estes pãezinhos, que parecem deliciosos. No fundo, são parecidos com scones, só que neste caso a massa tem de levedar.

    Beijinhos,
    Olivia

    ResponderEliminar
  4. Que bonitos! Ficaram preciosos, Rute.
    De repente apetece-me comer um desses pãozinhos e beber um chá...Há coisa mais reconfortante?Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar