Páginas

17/11/13

Legumes assados e esparregado

Num fim-de-semana em que o frio a sério se fez sentir, cumpriram-se quase todas as minhas ideias de que falei na sexta-feira! Com o frio lá fora, apetece ficar em casa, aninhadinhos no sofá com as mantinhas e relaxar o mais que pudermos. Que bom que é! E agora que o fim-de-semana está quase, quase a acabar e já só nos falta um bocadinho de noite para aproveitar o sofá, vamos falar do que se comeu por aqui ao almoço.


O almoço, começou por ser planeado com uma receita que nada tinha a ver com estas, mas na hora de fazer faltou um dos ingredientes principais! Então, com um frigorífico cheio de coisas boas, pusemos mãos à obra e eis que saiu um belo assado de legumes e um esparregado de nabiça para acompanhar uns escalopes de vaca. 
Legumes assados já não são estreia cá em casa. Mas, entre os legumes, houve uma novidade, a abóbora. Nunca tinha experimentado abóbora assada. Depois de ver em tantos blogs e revistas, há algum tempo que andava com vontade de experimentar e como sobrou muita abóbora depois de fazer o doce (que hei-de mostrar daqui a uns dias), hoje foi o dia! E...fiquei fã! A abóbora fica tão suave, tão saborosa e combinada com os restantes legumes, fica demais. 
O esparregado de nabiça, outra surpresa! Eu nunca compraria um molho de nabiça de forma voluntária, esta veio no cabaz. Eu achava que não gostava de nabiça, nem sequer na sopa! Quando vi que vinha nabiça no cabaz, pensei: "lá terei que fazer sopa (uuuuuu) ou terei que levar para a minha mãe!" Pesquisei e resolvi fazer esparregado. E não é que nabiça feita em esparregado fica uma delicia, nem parece nabiça! A sério! 


Legumes assados

2 batatas doces
2 fatias grossas de abóbora amarela
3 dentes de alho
6 cenouras baby
3 hastes de tomilho fresco
azeite q.b.
sal 
pimenta moída no momento

Esparregado de nabiça
1 molho de nabiça
2 dentes de alho
azeite q.b.
3 colheres (de sopa) de farinha
sal 

Preparação:

Legumes assados
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Cortar as batatas doces e a abóbora em cubos, cortar os dentes de alho ao meio. Lavar as cenouras. Colocar todos os legumes no tabuleiro, regar com azeite, salpicar o tomilho fresco, sal e pimenta. Levar ao forno durante 30/40 minutos. Revolver os legumes, pelo menos, duas vezes durante a cozedura.

Esparregado de nabiça
Lavar as folhas de nabiça e colocá-las numa panela grande com água e sal. Levar ao lume, deixar ferver durante 5 minutos. Retirar, escorrendo a água. Reservar cerca de 100 ml de água da cozedura. Cortar finamente as folhas de nabiça.
Picar os alhos, levar ao lume com o azeite, deixar alourar. Juntar a farinha, mexendo sempre com a vara de arames, adicionar gradualmente o caldo da cozedura da nabiça de forma a obter um creme. Adicionar as folhas de nabiça, continuando a mexer. Se necessário, juntar mais água do caldo.*

Servir tudo quente. Estes foram acompanhamentos para uns escalopes de vaca (feitos na frigideira com um fio de azeite, sal, pimenta e alho picado)

*Esta é daquelas receitas em que as quantidades variam em função da necessidade. A água vai sendo adicionada gradualmente, pode não ser necessário juntar toda. Varia consoante a quantidade da nabiça e da forma como a farinha é absorvida pelo azeite. Neste caso, como o molho de nabiça era pequeno, não precisei de mais quantidade de água.  


7 comentários:

  1. Uma refeição altamente deliciosa e adoro ambos, tanto a abóbora assada, como o esparregado de nabiças que a minha mãe faz imenso e adoro.
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Lia! Nunca tinhamos experimentado este esparregado, gostámos muito. Bjs

      Eliminar
  2. Love it!
    Que rica refeição...colorida e saudável! Gostei de tudo!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro legumes assados! E com tomilho, perfeito a perfumar :)
    E o esparregado por cá não pode faltar!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar