Páginas

02/05/13

Para as mães: Cupcakes de limão com creme rosa

 Cupcakes de limão com creme rosa

Ser mãe é a melhor coisa do mundo, por isso,  antecipando o Dia da Mãe, deixo uma ideia para celebrar este dia especial. Espero que gostem! As mães merecem!

Ingredientes:

Para os cupcakes:
3 chávenas de farinha fina
2 chávenas de açúcar
1 colher (de sobremesa) de fermento em pó
raspa e sumo de 2 limões
4 ovos
1 chávena de leite (meio-gordo)
1 colher (de chá) de extracto de baunilha

Para o creme:
300 ml de natas vegetais*
2 colheres (de chá) de açúcar em pó
1 colher (de café) de corante vermelho

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Colocar forminhas de papel na forma dos cupcakes. 

2. Colocar a farinha, o açúcar, o fermento, a raspa de limão e o sal no copo da batedeira, mexer na potência média, até estar tudo bem misturado. Adicionar a esta mistura, a manteiga a temperatura ambiente, após estar bem misturada, adicionar a farinha e continuar a mexer.

3. Numa taça, bater levemente os ovos, juntar o leite, o sumo de limão e a baunilha. Colocar a batedeira na velocidade baixa, adicionar a mistura dos ingredientes líquidos em três vezes, sem deixar de mexer. Continuar a bater até obter uma massa homogénea. 

4. Colocar a massa nas forminhas, enchendo até 2 terços destas. Levar ao forno até estarem ligeiramente douradas (+/- 20 minutos)**. Fazer o teste do palito, quando este sair seco, retirar do forno e colocar os cupcakes numa grelha para arrefecerem completamente. Repetir o processo com a restante massa, rende cerca de 25 cupcakes.

5. Para o creme, colocar as natas na batedeira, bater na velocidade média até estarem firmes (+/- 5 minutos). Adicionar o açúcar, continuar a bater. Por fim, adicionar o corante, pode ser colocado mais ou menos do que o indicado, consoante a cor que se pretender obter. 

6. Com um saco de pasteleiro, decorar os cupcakes com o creme rosa.

* Natas vegetais são diferentes de natas de soja, podem ser adquiridas em lojas com produtos para pastelaria (ver aqui exemplo)
** Usei o forno com a ventilação e as duas resistências ligadas. Desliguei a resistência de baixo 5 minutos antes de retirar os cupcakes do forno.

Nota:
Originalmente o creme não era este, mas infelizmente o que era para ser saíu muito mal, estava demasiado líquido e não dava para decorar. Depois de pesquisar um pouco, vi que o problema estava na quantidade de açúcar, não pus todo o que era suposto, achava que era demais.... Afinal não era! Fica para a próxima!

Cupcakes de limão com creme rosa

Cupcakes de limão com creme rosa

Cupcakes de limão com creme rosa

Se quiserem decorar com estes labels, aqui fica o ficheiro para download

Feliz Dia da Mãe! :)

5 comentários: