Páginas

22/11/12

Pá de porco com mel e especiarias

É coisa que não se faz muito cá por casa, não costumamos comer carne de porco, mais por falta de hábito do que por não gostar. Mais por ser um pouco calórica e menos recomendada do que as carnes brancas (as habituais por cá).

Mas neste fim-de-semana em que o tempo convidava a ficar em casa, fizemos uma bela carne de porco no forno. A receita foi o combinado de várias ideias pesquisadas na internet.

O resultado foi uma agradável surpresa. Um misto de sabor agri-doce.

(as fotos deste tipo de assados nunca me saiem bem... sorry)

Ingredientes:
1 pá de porco, limpa de gorduras (cerca de 800gr)
5 alhos esmagados
1 cebola
pimentão*
pimenta moída no momento*
alho em pó*
sal q.b.
vinho branco*
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de mostarda
azeite q.b.
*a gosto

Preparação:
1. Dar uns golpes na carne para permitir uma melhor cozedura. Temperar a carne com as especiarias, sal, alhos e o vinho. Deixar a marinar de um dia para o outro.

2. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Colocar um fio de azeite numa travessa de ir ao forno, juntar uma cebola cortada em meias luas, colocar uma colher de mel.

3. Colocar a carne sobre o preparado anterior. Fazer uma mistura de mostarda com o restante mel e barrar a carne. Regar a carne com a marinada.

4. Levar ao forno até estar cozinhada e dourada (cerca de 1h30m). Virar a carne durante a cozedura para permitir que esta absorva os vários temperos e o suco que vai gerando.

5. Retirar do forno, servir de imediato.

Nós servimos com arroz de feijão preto para aproveitar um resto de feijão. A receita fica para outro post.

1 comentário: