Páginas

05/01/10

Bolo mármore

Há muito tempo que andava com a ideia de fazer um bolo mármore (serão desejos de grávida?? Não... apenas desejos de uma gulosa!), até que há umas semanas lá pus a ideia em prática. Este é um bolinho fácil e rápido de fazer, para os amantes de chocolate é excelente! A receita foi retirada deste blog, à semelhança da autora da receita, nós cá em casa também adoramos chocolate, por isso seguimos o conselho e fizemos o bolo com predominância de chocolate.

Ingredientes:
70 gr de manteiga (usámos Becel Cozinha)
3 ovos
150 gr de farinha
120 gr de açúcar
1 colher (de sopa) de açúcar baunilhado
1 colher (de chá) de fermento
3 colheres (de sopa) de whisky
50 gr de chocolate (pelo menos 53% de cacau)
2 colheres (de sopa) de leite
1 colher (de sopa) de chocolate em pó
1 colher (de chá) de café em pó

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha.

2. Bater a manteiga com o açúcar e o açúcar baunilhado, durante 2 a 3 minutos. Adicionar os ovos, uma a um, batendo bem entre cada uma das adições. Adicionar o rum seguido pela farinha com o fermento.

3. Dividir a massa em duas partes, para que predomine o chocolate, divide-se a massa em partes diferentes, cerca de 2/3 para a massa que será de chocolate.

4. Derreter o chocolate no micro-ondas e deixar arrefecer um pouco. Dissolver chocolate em pó e o café no leite, adicionar à parte da massa que se pretende que seja a massa de chocolate e misturar bem. Adicionar o chocolate derretido e misturar até obter uma massa homogénea.

5. Na forma preparada anteriormente, deitar metade da massa de chocolate, colocar a massa branca e finalmente colocar a restante massa de chocolate.

6. Levar ao forno até estar bem cozido (ir experimentando com um palito no centro do bolo). Retirar e desenformar. Comer morno ou frio, conforme a vossa preferência!

4 comentários:

  1. Eu adoro bolo mármore!!!! Há uns tempos fiz um que levava chocolate branco e era tão boooom!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/1/10

    A fatia do bolo está realmente muito bonita , se o sabor estiver equiparado e acompanhado de um chá quentinho , será um prazer dos deuses, melhor ainda se tiver sido feito por nós. Beijos
    Fernanda Quintino

    ResponderEliminar
  3. Eu bem fiz um na semana passada, mas não ficou com esse aspecto não :)..
    Feliz ano novo
    beijo

    ResponderEliminar
  4. eu ca tambem adoro este bolo
    esta tao bonito
    se e desejo de gravida e um belo desejo ano te importes
    boa semana

    ResponderEliminar