Páginas

18/01/09

Spaghetti tetrazzi

... Ou Massa no forno com frango e cogumelos...

A Itália é sem dúvida um país maravilhoso, lindo, cheio de encantos… A sua gastronomia não é excepção…
Como prenda de Natal recebemos o livro Cozinha na Itália, de Jamie Oliver, não poderia ser mais apropriado aos nossos gostos e à nossa última viagem.


Para inaugurar as receitas deste livro, começamos com uma massa no forno, com algumas adaptações e modificações, pois não dispúnhamos da globalidade dos ingredientes.

Ingredientes (para 4 pessoas):

1 bife grande de frango
1 fatia grossa de fiambre de frango
Sal marinho tradicional
Pimenta acabada de moer
2 dentes de alho descascados e laminados
300 gr de cogumelos frescos
200 ml de vinho branco seco
350 gr de esparguete
100 gr de queijo creme
100 ml de molho bechamel
200 gr de queijo parmesão
Tomilho fresco (cerca de 5 pés, usar apenas as folhas)
Azeite q.b.

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200 ºC. Cortar o frango e o fiambre em cubos. Aquecer uma frigideira grande e deitar um fio de azeite, juntar o frango e o fiambre, temperar com sal e pimenta, alourá-los suavemente.

2. Juntar os cogumelos laminados e os alhos, deixar cozinhar durante 3 minutos. Adicionar o vinho, tapar e baixar o lume. Deixar cozer em lume brando até o frango estar bem cozido e o vinho ter reduzido um pouco.

3. Entretanto, cozer o esparguete em água abundante temperada com sal.

4. Deitar o queijo creme e o molho bechamel na frigideira do frango, deixar ferver durante 3 minutos e desligar o lume. Temperar com sal e pimenta.

5. Escorrer a água ao esparguete e juntá-lo ao preparado de frango e misturar bem. Adicionar ¾ do parmesão e as folhas de tomilho, mexer bem.

6. Transferir tudo para uma travessa de ir ao forno e polvilhar com o resto do parmesão. Levar ao forno até estar dourado, a borbulhar e estaladiço. Servir de imediato.

A receita original usava: 500 ml de natas em vez de queijo creme e molho bechamel, 1 pé de manjericão em vez de tomilho e utilizava também 20 gr de cogumelos porcini secos.

1 comentário:

  1. E k bela maneira de inaugurar o livro do menino Jamie :)...
    Óptimo aspecto esse esparguete menina...
    bjinhus

    ResponderEliminar