Páginas

23/03/15

Bolo de iogurte com lemon curd e coulis de framboesa


O bolinho de domingo deste fim-de-semana teve uns ajudantes especiais. O Leonardo teve a sua prima para partilhar parte do fim-de-semana, foi uma animação só! Brincadeira, risada, faz de conta, excitação e bolo. Uma alegria ver a cumplicidade apesar da diferença de dois anos de idade. O que eles brincaram e saltaram!! 

A ideia do bolo foi uma animação! Ele saltou logo para cima de uma das suas cadeiras, ela coladinha a ele, os dois bem juntinho à batedeira, depois foram adicionando os ingredientes à vez, ordenadamente e alternadamente. O momento mais desejado: provar a massa! Como toda as crianças [e adultos...] adoram massa crua! Lambuzaram-se com uns bocadinhos de massa e rapidamente voltaram para as suas brincadeiras! Fez-me lembrar quando era da idade deles e a minha mãe fazia bolos, lá ficava eu à espera do momento de lamber o salazar! Tão bom!

Depois de colocar o bolo de iogurte na forma, pensei que lhe poderia dar um ar mais composto e com uma combinação de sabores diferente. Assim surgiu-me a ideia de fazer um creme de lemon curd e um coulis de framboesa. A combinação de sabores é exclente, numa fatia encontramos a simplicidade de um bolo de iogurte com o contraste do amargo do limão e o doce da framboesa. E assim se transforma um bolo simples em algo mais sofisticado e festivo.

Ingredientes:

Bolo
2 iogurtes de tutti-fruti (ou outro sabor a gosto)
5 ovos
raspa de um limão médio
200 gr de açúcar
15 cl de óleo de coco
300g de farinha
50 gr de coco (opcional)
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de bicabornato de sódio
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Lemon curd (usei esta receita)
2 limões
160 gr de açúcar
60 gr de manteiga sem sal
2 ovos

Coulis de framboesa
100 gr de framboesas (frescas ou congeladas)
50 gr de açúcar
2 a 3 gotas de sumo de limão


Preparação:

Bolo
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Preparar uma forma de 18 cm de diâmetro, untar com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.
Colocar os ovos, um a um, na tigela da batedeira, adicionar o açúcar e bater até triplicar de volume. Juntar o óleo em fio, continuando a bater, adicionar a farinha peneirada, juntamente com o fermento e o bicabornato de sódio. Adicionar a raspa de limão e o coco e bater até obter uma massa homogéna e lisa.
Deitar na forma e levar ao forno até estar cozido (fazer o teste do palito). Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de montar.

Lemon curd
Numa panela, levar ao lume o sumo e raspa de limão, o açúcar e a manteiga até iniciar a fervura. Retirar do lume. Passar a mistura por um passador fino (opcional, apenas quando se prefere não ficar com a raspa de limão no creme). Reservar. 
Bater, à parte, os ovos e juntar lentamente, à mistura anterior ligeiramente arrefecida. Mexer bem, levar novamente ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Cozinhar durante uns 5min. ou até que o creme se agarre às costas da colher de pau. Retire e reserve em frascos esterilizados, no frigorífico.

Coulis de framboesa
Numa panela, colocar todos os ingredientes e cozinhar até as framboesas se desfazerem completamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar mais um pouco apenas para a sua consistência ficar mais espessa. Passar a mistura por um passador de forma a eliminar as grainhas. Reservar.

Montagem do bolo
Dividir o bolo em duas partes iguais. Na parte debaixo, deitar o coulis e deixar absorver um pouco. Cobrir com a segunda parte do bolo. Colocar uma boa camada de lemon curd no topo do bolo, e espalhar de forma uniforme.

Espero que gostem! Nós gostámos muito! Os pequenos aprovaram!

 Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

3 comentários:

  1. que bolinho magnifico e bem guloso apetece logo tirar uma fatia.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. ai que vontade de roubar uma fatia!!!

    ResponderEliminar