Páginas

26/02/14

Aniversário do pequenino mais especial do mundo :)

De repente passaram-se duas semanas e qualquer coisa e ainda não tinha conseguido escrever sobre a festa do meu pequenino. Foi um dia em cheio, aliás um fim-de-semana em cheio! A cozinha não parou e faltou tempo para as fotos! Procurei fazer coisas simples, bonitas e saborosas.

O tema escolhido no local da festa, foi os Smurfs [os nossos Estrunfes de antigamente]. Preparei alguns efeitos para a mesa dos grandes alusivos ao tema e o bolo do aniversariante que já tinha sido testado por nós. 


O aniversariante adorou a festa, brincou tanto, divertiu-se tanto! É recompensador vê-lo assim! Ele está tão crescido, está tão giro [ai a baba], tão falador, tão criativo, tão despachado e desenrascado!! É tão bom vê-lo crescer todos os dias, acompanhar as suas descobertas e conquistas, falar com ele e ficar surpreendida com o que diz e com as coisas que observa! E é tão, mas tão bom, vê-lo rir! E mais do que tudo, é espetacular receber os seus milhares de beijinhos! Quatro anos de uma vida linda! :)

[uma pequena amostra do que havia na mesa dos grandes, não houve tempo para mais fotos..]

O aniversariante tinha o requisito de sempre para o seu bolo: ser de chocolate e ter aquelas pintinhas com cores! O bolo tinha que ser grande, pois os convidados eram cerca de 45 pessoas, entre amiguinhos pequenos e grandes, pais e avós. Inicialmente, pensei em fazer um bolo com dois andares, até comprei todo o material necessário para fazer o bolo com pasta de açúcar, mas depois vi que se calhar não tinha tempo e mudei de planos. Usei a mesma forma do ano passado, fiz recheio de morango e cobertura de creme de manteiga com chocolate. A decoração foi ao gosto do pequeno aniversariante, os smurfs espalhados pelo bolo e muitas pintinhas coloridas!


Bolo de chocolate com recheio de creme de morango

Ingredientes (para forma de 22 cm)*

Massa
110 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 ovos
200 gr de açúcar branco
1 colher (de café) de extrato de baunilha
150 farinha sem fermento
30 gr de cacau
2 colheres (de chá) de fermento
125 ml de leite
Calda
150 gr de morangos
200 ml de água
4 colheres (de sopa) de açúcar
Recheio**
200 ml de natas para bater (35% Mat. Gorda)
200 gr morangos
4 colheres (de sopa)
Cobertura
200 gr de manteiga sem sal
1/2 chávena de cacau
1/2 chávena de açúcar em pó
1 colher (de chá) de extracto de baunilha 
3-4 colheres (de sopa) de leite

Preparação:
Massa
Pré-aquecer o forno a 160 ºC. Untar uma forma de 22 cm com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.

Bater a manteiga com o açúcar e a baunilha até obter um creme homogéneo e fofinho. Juntar os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Adicionar a farinha, o fermento, o cacau e o leite, bater bem até estar tudo completamente incorporado. 

Deitar na forma previamente preparada, levar ao forno durante 30 a 35 minutos (testar com o palito). Retirar e deixar arrefecer completamente.

Calda
Cortar os morangos em metades, colocar numa panela juntamente com o açúcar e a água. Deixar ferver durante 2/3 minutos, retirar do lume e coar. Reservar.

Recheio
Triturar os morangos num robot de cozinha, reduzindo-os a puré. Bater as natas em chatilly, adicionar o puré de morango e envolver bem. Reservar.

Cobertura
Bater a manteiga com o chocolate até obter uma mistura bem cremosa, juntar a baunilha e o açúcar, continuar a bater. Adicionar o leite, até obter um creme brilhante e cremoso.

Montagem:
Dividir o bolo em duas partes, fazer alguns furos com um palito e regar com a calda de morango. Aguardar uns minutos até esta estar completamente absorvida. Espalhar, abundantemente, o creme de morango sobre a parte debaixo do bolo, deixando uma margem de 2cm em todo o redor, para que o creme não saia quando colocar a segunda metade do bolo.

Colocar a segunda metade do bolo sobre a metade já preparada. Cobrir com o creme de chocolate, com a ajuda de uma espátula. Decorar a gosto. 

Algumas notas:
* A receita foi multiplacada por 4 para a forma 25cm x 40cm. Ficou um pouco alto, penso que 3 vezes seria o ideal. 
**O recheio de morango foi em quantidade suficiente para este bolo e para o bolo da escola, feito numa forma de 28 cm.

A festa continuou no dia seguinte... Dia de comemorar com os coleguinhas da escola. Mais um bolo de chocolate com os piratas do momento, que ele tanto gosta! [este já é conhecido desde o ano passado]


Que venham muitos mais aninhos lindos e felizes! ♥

1 comentário:

  1. Anónimo27/2/14

    Foi uma festa muito bonita, sim senhora!
    O bolo estáva delicioso!

    Paula (comadre)

    ResponderEliminar