Páginas

10/02/11

Um ano depois....

Resolvi retomar o fresh com nova imagem e com novidades. Foi uma ano de mudança, um ano cheio de coisas novas e boas, um ano em que aprendemos muito com o novo "habitante" cá de casa. Um habitante lindo, querido, fofo, super enérgico, simpático e que agora também já come da comida dos grandes, portanto, uma bela razão para retomarmos a partilha das nossas iguarias.

Não tem havido pratos muito elaborados cá por casa, umas vezes por falta de tempo, outras por falta de vontade, outras por motivos da tão afamada dieta!! Mas vamos tentar ir colocando algumas coisas interessantes e gostosas.

Para iniciar em beleza, nada melhor do que uma receita dedicada ao princezo da casa, o pequeno Leonardo. Aqui fica a receita do bolo de aniversário "caseiro" e improvisado.


Bolo de iogurte e laranja

Ingredientes:

Massa
2 iogurtes naturais
1/2 medida de óleo*
3 medidas de açúcar*
4 medidas de farinha*
4 ovos
1 laranja
2 colheres de chá de fermento em pó
* a medida é o copo do iogurte

Cobertura
1 clara de ovo
200gr de açúcar em pó
1 colher (de chá) de limão

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Misturar todos os ingredientes, à excepção da laranja, e bater muito bem com a batedeira eléctrica em velocidade média.

2. Raspar a casca da laranja com um ralador e reservar. Retirar o sumo da laranja.

3. Misturar a o sumo da laranja ao preparado anterior e continuar a bater durante mais dois minutos. Depois com uma colher de pau, envolver a raspa da laranja na massa, até ficar bem ligada.

4. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha. Levar a cozer em forno médio.

5. Depois de cozido, desenformar e deixar arrefecer.

6. Para fazer a cobertura: bater a clara com um pouco do açúcar até ficar uma espuma branca, adicionar gradualmente o açúcar. Após colocar todo o açúcar, juntar o sumo de limão e deixar a bater em velocidade rápida durante 10 minutos. Deve ficar um creme branco e brilhante.

7. Barrar o bolo com o creme e decorar a gosto. (nós utilizámos smarties e lápis de decoração para escrever).

1 comentário:

  1. muitos parabens por este aninho. o bolo deve ser muito bom
    beijinhos

    ResponderEliminar