Páginas

09/04/07

Folar de Páscoa Montenegrino

Nesta época festiva decidimos pôr mãos à obra e fazer umas fornadas de folares.... Então na Sexta-feira Santa, fomos às compras, seleccionamos ingredientes, misturamos, batemos, sovamos, amassamos e por fim pusemos a massa a descansar... quase que rompia os cobertores com tanto crescimento... depois foi momento de voltar à acção e formar os belos folarinhos... e o resultado não foi mau...

A máquina já não veio a tempo para fotografar todos, por isso aqui fica a imagem de apenas um deles... o resto... já era!!!




Se quiserem experimentar a delicia de um folar feito pelas vossas próprias mãos (tem outro sabor, não é?!), aqui fica a receita...

_Ingredientes
250 g de manteiga ou de margarina;
5 colheres de café de erva doce em pó;
40 g de fermento de padeiro em pó;
150g de açúcar;
3 colheres de sobremesa de canela;
2 colheres de sobremesa de mel
Raspa de 2 limões;
1 cálice de vinho do porto;
3 colheres de café de sal fino;
7,5 dl de leite;
ovos cozidos com casca de cebola (a gosto);
1,5 kg de farinha;
6 ovos.


_Preparação

Junta-se a farinha com o fermento de padeiro, amassa-se com os ovos, o açúcar e o leite até se obter uma massa muito leve, bem arejada, mas com bastante corpo.


Adiciona-se depois a margarina derretida, o sal, a erva-doce, a canela, o mel, a raspa dos limões e o vinho do porto. Amassa-se até a massa se desprender das mãos e do alguidar.

Cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar num cobertor. Deixa-se levedar durante 2 a 5 horas em sítio aquecido (o tempo de crescimento depende da temperatura ambiente).

Depois divide-se a massa em bolas. Achata-se um pouco e colocam-se sobre ela um ou mais ovos cozidos, conforme o tamanho da massa. Prendem-se os ovos com algumas tirinhas de massa. Pincela-se com gema de ovo e leva-se a cozer em forno quente (cerca de 150 ºC).

1 comentário: