29/12/15

Queques de bacalhau


E de repente já passou o Natal e estamos mesmo a terminar o ano. A azáfama do final do ano é sempre muita, há trabalho para acabar, há planos para o final do ano, há a renovação dos planos para o próximo ano.

É tempo de fazer balanços, de renovar as metas e objectivos, de pensar em desejos e fazer votos para que os que nos rodeiam tenham um bom ano. É isso que desejo a todos os que passam por aqui e que nos vão acompanhando ao longo do ano, que seja um ano cheio de desejos concretizados, com muita saúde, amor, amizade e boas receitas!

Estes queques resultaram das sobras do bacalhau tradicional que foi para a mesa na noite da consoada. São óptimos como entrada para um jantar de amigos ou como prato principal acompanhados por uma boa salada verde.

 

Ingredientes:
250 gr de cenouras
1 posta de bacalhau cozida (grande)
80 gr de queijo mozarela ralado
2 ovos
2 iogurtes naturais
220 gr de farinha para bolos
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 dl de azeite
1 ramo (pequeno) de salsa

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Preparar as formas de queque untando com um pouco de manteiga e polvilhando com farinha. 
Descascar e ralar as cenouras. Reservar.
Desfiar o bacalhau e reservar.
Bater os ovos com uma pitada de sal até duplicarem o seu volume. Acrescentar o azeite em fio batendo sempre, juntar os iogurtes, a farinha e o fermento e bater muito bem.
Juntar ao preparado anterior o bacalhau, o queijo ralado e a salsa picada, misturar tudo delicadamente.
Dividir a mistura pelas formas e levar ao forno durante +/- 20 minutos. Quando os queques estiverem cozidos retire-os do forno (fazer o teste do palito), deixar arrefecer um pouco, desenformar e sirvir mornos ou frios, acompanhados com um molho de iogurte e lima.


22/12/15

Tarte de batata doce e frutos secos



Mesmo com o Natal à porta, e espero que ainda a tempo de vos dar uma receita para estes dias de festa, hoje apresento-vos uma tarte que para mim cheira mesmo a Natal. Eu não me sinto ainda completamente em modo de Natal, é estranho, mas para mim parece que ainda não estamos no Natal, apesar de haver luzes, árvores, música e gente atarefada com presentes por todo o lado, eu ainda não me convenci que daqui a 4 dias estamos no Natal! Acho que é por causa da falta de frio e das imensas coisas que tenho tido na cabeça nas últimas semanas. Apesar de tudo isto, tenho uma linda árvore de Natal e os presentes embrulhados e prontos a distribuir.

Já disse por diferentes ocasiões que sou mega fã de pasteis de batata doce (ou azevias), adoro desde sempre e para mim, Natal sem pasteis de batata doce não é Natal (se calhar é isso que falta… ainda não comi um pastel este ano!). Desde pequena que via a minha mãe fazer, adorava aquele dia, aquela azáfama à volta do alguidar de amassar a massa, mas ela não gostava nada, mesmo nada, que nós andássemos por ali a mexer na massa, a lamber a colher do recheio, etc. Sempre ela fez uma caixa cheia de pastéis para comermos e partilharmos com as visitas nesta quadra. Depois comecei eu também a fazer, sempre que posso e que me sinto com vontade de passar um serão a amassar, moldar e fritar pastéis, não hesito! Dá trabalho, mas no fim compensa. Nos últimos anos, tenho feito com uma amiga, mas este ano nem uma nem outra se sentia capaz de fazer (e comer) estes belos pastéis, então, decidi optar por uma alternativa, não menos natalícia e com os mesmos sabores usados nos pastéis.
Espero que gostem. Quem provou gostou!


Ingredientes:
Massa
150 farinha (fina para bolos)
50 gr de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
1 ovo (tam. L)
1 pitada de sal
50 gr de açúcar em pó

Recheio
3 batatas doces (cerca de 650 gr quando cruas
1 pitada de sal
150 gr de açúcar amarelo
50 gr de miolo de amêndoa
50 gr de miolo de noz
50 gr de manteiga sem sal
1 colher (de sopa) de maisena
3 ovos (tam. L)
30 gr de amêndoa laminada
canela q.b.

Preparação:

Massa
A massa é igual à usada na base nestas tarteletes. Numa taça grande, misturar a farinha, o açúcar em pó e o sal. Abrir um buraco no meio desta mistura e colocar o ovo batido e a manteiga, envolver com a ponta dos dedos até formar uma massa. 
No inicio, a massa cola-se aos dedos, deverá continuar a envolver até que a massa comece a desprender. Formar uma bola com a massa, tapar com um pano uma mantinha e deixar repousar durante 30 minutos. 
Colocar a bola de massa entre duas folhas de papel vegetal e estendê-la até obter um círculo do tamanho da forma a usar. Retirar a folha de papel superior e manter a debaixo. Transferir a massa para a forma com o papel vegetal e ajeitar a massa nos rebordos.

Recheio
Lavar muito bem as batatas doces, colocá-las num tacho, cobrir com água, temperar com uma pitada de sal e levar ao lume para cozer. Deixar cozer até as batatas estarem bem macias. Retirar as batatas do tacho e deixar arrefecer ligeiramente.
Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Entretanto, triturar o miolo de amêndoa e de noz até obter um granulado bem fino. Misturar este preparado com a maisena e reservar.
Retirar a pele das batatas e cortá-las em bocados grandes. Colocar as batatas num robot de cozinha e triturar muito bem. Juntar o açúcar amarelo e a manteiga, triturar novamente. Adicionar os miolos de amêndoa e noz, voltando a triturar mais uns segundos. Por fim, adicionar os ovos e triturar mais uns segundos até obter uma massa bem homogénea. Se necessário, entre adições, raspar as paredes do copo do robot de forma a envolver a massa retida. 

Montagem
Verter o recheio sobre a massa previamente preparada e alisar a superfície para que esta fique uniforme. Espalhar a amêndoa laminada sobre o recheio. Cortar o excedentes de massa nos rebordos. Levar ao forno durante cerca de 40 minutos. 
Retirar do forno e deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar em pó e canela antes de servir (eu esqueci-me desta parte antes de fotografar...).

Não tenho foto do interior porque esta tarte foi para um lanche de aniversário, mas posso dizer que as pessoas que provaram gostaram muito. Não é muito doce, para quem gosta de batata doce e canela, é perfeita!

[As fotos não estão totalmente do meu agrado, espero que as próximas fiquem mais ao meu gosto depois do lindo dia que passei ontem e do que aprendi, quem me segue no Instagram sabe do que falo, quem não segue, passe por lá! Nos próximos dias vou falar e mostrar um bocadinho desse dia!]

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

17/12/15

Tarteletes de maçã e queijo de cabra


Nem acredito que estamos mesmo a terminar mais um ano. Ainda não estou totalmente convencida, não sei se é porque ainda não faz o frio habitual de Dezembro, se é porque acho que o ano passou depressa demais! Ainda ontem estávamos a terminar as férias de Verão e já estamos no Natal!! Será que sou só eu que ando assim? Quando penso no que fazer para partilhar aqui no blog, ainda não me surgem as receitas de Natal ou de festa, porque na realidade ainda não estou nessa "fase". Quando me foi feito o convite pela Merci Chef para preparar uma receita com queijo para publicar por estes dias, estava tão hesitante pois não queria mais uma receita com chocolate nem queria algo muito natalício.

Após alguma reflexão pensei numa entrada que por algumas vezes já tenho comido em restaurantes e casa de amigos em que se combina a maçã com o queijo chévre. Estava decidido, umas tarteletes com queijo, maçã e mel! Nós cá em casa somos grandes apreciadores de queijos, estão sempre presentes nas nossas entradas e petiscos. Para estas tarteletes a escolha recaiu sobre o queijo de cabra de Sainte Maure. Uma feliz combinação que se transformou numa experiência soberba! Talvez uma das melhores sobremesas que já comi!

Experimentem pois não se vão arrepender!

Ingredientes (para +/- 8 de tarteletes com 9,5 cm de diâmetro):

Massa
300 gr farinha (fina para bolos)
100 gr de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
2 ovo (tam. L)
1 pitada de sal
100 gr de açúcar em pó

Recheio
170 gr de queijo de cabra Merci Chef
1 colher de sopa de sumo de limão
1 pitada de sal
3 maçãs Royal Gala fatiadas
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
¾ de chávena de mel
½ colher de chá de canela em pó


Preparação:


Massa
Numa taça grande, misturar a farinha, o açúcar em pó e o sal. Abrir um buraco no meio desta mistura e colocar o ovo batido e a manteiga, envolver com a ponta dos dedos até formar uma massa.
No inicio, a massa cola-se aos dedos, deverá continuar a envolver até que a massa comece a desprender. Formar uma bola com a massa, tapar com um pano ou uma mantinha e deixar repousar durante 30 minutos.
Colocar a bola de massa entre duas folhas de papel vegetal e estendê-la até obter círculos do tamanho das formas a usar. Retirar a folha de papel superior e manter a debaixo, usar uma taça com +/- 13 cm para cortar a massa. Retirar o papel vegetal debaixo, transferir os círculos de massa para as formas e ajeitar a massa nos rebordos.

Recheio
 
Misturar o queijo com o sumo de limão, 1 colher (de sopa) de mel e o sal até obter uma mistura cremosa. Reservar.
Misturar o restante mel e a manteiga até obter uma mistura uniforme.

Montagem
Colocar uma colher de sopa de mistura de queijo sobre a massa previamente preparada. Dispor as fatias de maçã sobre a mistura de queijo. Cobrir com a mistura de mel. Polvilhar com canela. Recortar o excedente de massa nos rebordos.
Levar ao forno durante cerca de 35 minutos, ou até a massa e a maçã estarem bem douradinhas.
Servir as tarteletes mornas. (Opção gulosa: acompanhar as tarteletes com uma bola de gelado).


Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

02/12/15

Giveaway de Natal com Coisas do Monte



Com o inicio do mês de Dezembro, chega ao blog um giveaway delicioso em parceria com a marca Coisas do Monte

Coisas do Monte é uma marca criada por uma amiga muito querida que pegou nos excedentes agrícolas da sua quinta e com o intuito de oferecer iguarias com saber verdadeiro começou a produzir Doces e Compotas, Licores, Frutas e Legumes Desidratados. Tudo o que oferece é feito com muita dedicação e carinho, repleto de muito sabor, sem corantes nem conservantes (mais informações aqui). 

Em parceria com a Coisas do Monte temos para oferecer um cabaz composto por: uma compota de alperce, um pacote de maçã desidratada, um pacote de tangerina desidratada, um pacote de chá de cidreira e um pote de sal com ervas aromáticas.

Para se habilitarem a ganhar este cabaz:

1. Fazer Gosto/Like na página do Cozinha Fresh
2. Fazer Gosto/Like na página da Coisas do Monte
3. Partilhar publicamente o giveaway no vosso mural 
4. Comentar o post do giveaway na página do Cozinha Fresh e identificar dois amigos
[as instruções também estão todas na página Cozinha Fresh e do Coisas do Monte]

Condições:

1. Permitida apenas uma participação por cada pessoa.
2. O vencedor será escolhido por sorteio através do random.org. 
3. O passatempo termina às 23:59h do dia 15/12/2015
4. O resultado do passatempo será anunciado até ao dia 17/12/2015. 
5. O passatempo é válido para Portugal continental e Ilhas. 

Espero que gostem e boa sorte! ♥

23/11/15

Convidei o blog [Marmita]

Eis que chega mais uma edição do "Convidei o blog..." desta vez temos por cá o blog Marmita, que tem por detrás a Sandra, uma designer de profissão com a fotografia, a comida e as viagens no coração. Há imenso tempo que sigo o blog da Sandra, adoro as comidas diferentes que nos transportam para lugares longínquos, as lindas fotos e as frases que sempre adiciona às suas imagens, sempre lindas e perfeitamente conectadas com o que nos apresenta. Sempre que visito o blog Marmita, fico deslumbrada com as cores e as combinações. Adoro! 
 
Desde que criei esta rubrica que este blog estava na lista. Confesso que quando convidei a Sandra, foi assim um bocadinho a medo, achava mesmo que ela não ia aceitar. Quando vi o mail em que ela dizia que aceitava, fiquei mesmo contente, assim a sorrir para o monitor, tipo maluquinha (ahaha)! A Sandra é uma amante de viagens assim como eu, como tal, quando fiz o convite, propus que a Sandra nos presenteasse com uma receita que nos fizesse viajar sem sair do lugar, bem ao seu estilo! E não é que sem que ela soubesse, escolheu uma receita de um dos países que está na minha lista, daqueles que adorava mesmo ir e que um dia destes vou mesmo: Índia!
 
Deliciem-se com este belo refresco e conheçam um pouco melhor a autora do "Marmita".


Lassi de manga, maçã e tâmaras

Ingredientes: (1 litro)
1 manga madura
1 maçã bravo esmolfe
1 iogurte natural (usei tipo grego)
500 ml de água (usei fresca)
3 tâmaras sem caroço
1/2 colher de chá de açafrão das Índias (ralado ou em pó)
Adoce a gosto (opcional) 


Preparação:

Numa liquidificadora ou robot de cozinha colocar uma manga descascada e sem caroço, uma maçã igualmente descascada e partida em quatro, o iogurte natural, eu usei tipo grego por ser mais cremoso, as tâmaras sem o caroço e por fim a água, passar tudo muito bem até ficar um néctar bem cremoso. 
 
 
Passe o néctar por um coador (não muito fino) para retirar alguns dos fios que a manga larga e verta para uma jarra. Já na jarra adicione o açafrão das Índias e prove. Comece por colocar apenas uma pitada de açafrão, pode não gostar do sabor. Caso tenha utilizado frutas e tâmaras maduras, quase de certeza que não vai necessitar de adicionar açúcar ou outro adoçante, que foi o meu caso. Mas isso deixo ao vosso critério, um fio de mel também deve ficar delicioso.
 
E agora, vamos lá conhecer melhor a Sandra, autora do blog Marmita:

BI do Blog 
O meu nome é Sandra, nasci e vivo na margem mais bonita do rio Tejo - a Sul. Sou Designer de profissão e sonhava ser fotografa desde pequena. Adoro cozinhar e criei o blog Marmita em maio de 2010, que é um reflexo das três coisas que me dão mais prazer fazer: design, fotografia e culinária.
 
Como nasceu o “Marmita"?
Foi em parte por iniciativa do meu marido, eu sempre gostei muito de blogs, de cozinhar e de fotografar, e andava sempre a mostrar-lhe coisas que ia encontrando pela internet, ele um dia disse-me que deveria fazer um meu (acho que andava era farto de me ouvir!). Inicialmente ninguém sabia que tinha um blog e até andei assim alguns anos, depois fui contando alguns amigos e colegas de trabalho que me incentivaram a fazer mais e mais. Acredita que só há cerca de uns 2 anos é que decidi colocar uma imagem minha "focada" no blog. Nunca achei importante mostrar quem eu era mas sim o que eu criava.

Quem é a Sandra fora do blog?
Uma rapariga normal, apesar de viver na margem sul trabalho em Lisboa e aproveito as horas de almoço para me inspirar para o blog, sejam em restaurantes, nas compras ou nas minhas idas ao Martim Moniz. Sou uma viciada em musica não me lembro do dia em que estive sem ouvir musica. Gosto muito de rir seja de mim ou das coisas parvas da vida. Costumo dizer que gosto de coisas que não lembra a ninguém! Musica estranha, filmes independentes, séries macabras e ao mesmo tempo sou uma romântica daquelas que chora com qualquer coisa.

O que gostas mais de cozinhar?
Um pouco de tudo, não sou muito doceira por isso tudo o que remete mais para a pastelaria prefiro comprar do que fazer. Tenho alguma tendência para misturar vários países num prato, gosto de experimentar ingredientes novos, sentir varias texturas e procurar sabores diferentes.

A minha cozinha é o reflexo dos vários países que visitei e de outros que provavelmente nunca irei visitar, pelo menos fisicamente. Digo fisicamente, porque na minha cozinha viajo todos os dias para diferentes continentes e isso sim, é das coisas que mais prazer me dá.

Alguma historia relacionada com a cozinha?
Tenho uma história um pouco engraçada que me aconteceu à aproximadamente dois anos e que acabou por ser um realizar de um sonho. Não escondo que sou uma grande fã do Jamie Oliver e de toda a sua energia. Uma blogger chamada Maria João Clavel do blog "Clavels Cook", sem nunca me conhecer pessoalmente manda-me uma mensagem a perguntar se eu gostaria de ir com ela a Londres fazer uns workshops à escola do Jamie. Sem pensar, respondi que sim! Perguntei se comigo poderia levar mais outras duas bloggers e em menos de dois meses estávamos as quatro em Londres, foi sem dúvida um momento que jamais esquecerei e que nunca teria acontecido se não tivesse este blog, foi uma experiência que vivida com um familiar ou mesmo com o meu marido não teria nem metade da magia que teve.
 
País ou viagem mais marcante [ou de sonho]?
Acho que praticamente todas as viagens que fiz foram marcantes, só vou a um país se realmente estiver apaixonada, e prefiro voltar lá várias vezes ao longo da vida do que ir a outro só por dizer que fui. Claro que Sevilha para mim será sempre a cidade que me faz largar tudo para ir. Gosto de todos os recantos, do cheiro, da luz, da comida, da musica e de lá estar com o meu marido. Sinto que é um bocado parte de mim, sem nunca ter sido... Porque não tenho qualquer relação com Espanha, costumo dizer que se me sair o Euromilhões (tenho fé) é lá que compro uma casa para a reforma.

Tenho também uma forte ligação com França, o meu marido nasceu em Paris e neste momento tenho os meus sogros a viver no sul de França. Por isso, não posso negar que cada ano que passa fico mais apaixonada pela gastronomia e toda a cultura francesa.
 
Espero que tenham gostado tanto como eu de ter conhecido melhor a Sandra e o seu Marmita ♥

15/10/15

Bolo de chocolate e castanha e a chegada da Feira de Sta. Iria


O Outono chegou e com ele o tempo das castanhas! Gosto tanto! Gosto desde pequena! Gosto dos dias de Outono, em que somos brindados com o céu azul mas nublado e com aquela brisa fresca que já pede um casaco e um lenço. Na rua encontramos os vendedores de castanhas com os seus assadores a fumegar e a perfumar o ar.

No Outono é também quando chega à cidade de Faro um dos eventos mais antigos e com grande significado para a generalidade dos farenses e arredores: a Feira de Santa Iria. Lembro-me bem dos tempos de infância e adolescência em que ir passear à cidade de Faro para ver a feira era uma emoção. Um passeio e tanto! Como qualquer criança, a grande atracção eram os carrosseis, a animação e as coisas doces que se iria comer. Do que me lembro melhor é das farturas, filhós, algodão doce, castanhas assadas e polvo assado. Ainda hoje, adoro ir à feira, adoro ver as pessoas, as cores, o apregoar popular de venda e regateio de atoalhados e edredons, as demonstrações de produtos que fazem maravilhas em casa, mas o que mais prende a atenção, como não podia deixar de ser, são as bancas de louça e acessórios para fazer bolos. Atualmente quem mais gosta de carrosseis é o mais pequeno da casa, nós gostamos de ir porque a feira faz parte da nossa vida desde pequenos e mantemos a tradição de lá ir e enfeirar! Há sempre qualquer coisa que ainda faz falta, uma taça para isto, uma forma para tarte, uma travessa para aquilo... enfim, coisas de bloger.
A pensar nas castanhas assadas e na feira de Santa Iria, no fim-de-semana passado com as primeiras castanhas do ano, fiz um bolo que as combina com o sempre amado chocolate. Uma combinação curiosa, mas muito agradável.

Bolo de castanha e chocolate
(adaptado daqui)

Ingredientes:

200 gr de chocolate negro (70% cacau)
6 ovos
80 gr de açúcar
110 gr de manteiga sem sal
150 gr de farinha de castanha (cerca de 350 gr de castanhas cruas)
sal q.b. 


Preparação:
Preparar uma forma de 20 cm forrada com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 180 ºC.

Partir o chocolate em pedaços e derrete-lo em banho-maria (colocar numa taça, sobre uma panela com água a ferver, sem que o fundo da taça toque na água, levar ao lume, para que a temperatura da água faça derreter o chocolate sem queimar), deixar arrefecer.

Entretanto, lavar as castanhas, dar-lhe um corte a meio, coloca-las numa panela, cobrir com água e levá-las a cozer. Retirar do lume quando estiverem bem cozidas e deixar arrefece-las ligeiramente. Pelar as castanhas e reservar até estarem completamente frias. Colocar as castanhas num robot de cozinha e triturar até formar uma espécie de farinha.

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Reservar.

Bater os ovos com a manteiga e o açúcar até formar um creme espesso. Juntar o chocolate derretido continuando a bater em velocidade baixa. Juntar a farinha de castanha (reservar um pouco para decoração), continuando a bater mesma velocidade. Envolver as claras em castelo, pouco a pouco, até obter uma massa leve e arejada.

Colocar na forma preparada, levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos. O bolo deve ficar cozido, mas com a consistência húmida.

Retirar do forno, deixar arrefecer ligeiramente e depois desenformar e deixar arrefecer completamente. Decorar com a restante farinha de castanha. 


Se puderem, visitem a Feira de Santa Iria que começa já amanhã, dia 15 de Outubro e irá até ao dia 25 de Outubro, no Largo de S. Francisco.

Espero que gostem, do bolo e da feira!♥
Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

04/10/15

Tarte de legumes assados e queijo de cabra

Dia cinzento, parece que chegou mesmo o Outono. Este ano tivemos um Agosto ameno, com água do mar fria, um Setembro envergonhado que nos enganou, pois é sempre um mês ainda com muito sol e água quentinha, e agora parece que temos um Outubro como deve ser, fresquinho, com algumas pingas de chuva e já com cores de Outono. Já tenho saudades do Verão, das tardes longas, dos dias de praia, das férias e do calor. Ao mesmo tempo, já tenho saudades e vontade de usar botas, casacos, cachecois, das tardes cinzentas de domingo a ver filmes e beber chá com bolo. 

Este domingo, em que o Outono nos brindou com ceu cinzento e algumas pingas de chuva, nada melhor do que ligar o forno, desta vez, não para fazer um bolo, mas sim para fazer uma tarte salgada, com sabores e contraste diferentes e com cores outonais. Esta é uma tarte agridoce que contrasta o doce do mel com o salgado do queijo curado.


Ingredientes:
1 base de massa quebrada
3 cenouras
1 curgete
8 cogumelos frescos
3 alhos
1/2 cebola
2 colheres (de sopa) de mel
tomilho fresco a gosto
azeite
pimenta a gosto
sal a gosto
1 queijo  de cabra curado Saloio
2 ovos
1 pacote de natas para culinária com pouca gordura (usei com 10% gordura)



Preparação:
Lavar e descascar os legumes. Cortar as cenouras e as curgetes na longitudinal em quatro partes e depois em pedaços mais pequenos. Cortar os cogumelos em fatias grossas, a cebola em gomos e os alhos em fatias.

Colocar um fio de azeite num tabuleiro de ir ao forno, dispor os legumes e temperá-los com sal, pimenta e o mel, deixando escorrer em fio sobre os legumes. Levar ao forno durante, cerca de 30 minutos, até os legumes estarem completamente assados. Retirar do forno e deixar arrefecer ligeiramente (cerca de 10 minutos).

Entretanto, forrar uma forma de tarte com a massa quebrada. Reservar.

Numa taça, bater ligeiramente os ovos, as natas e metade do queijo esfarelado. 

Juntar a outra metade do queijo e o tomilho aos legumes assados, envolver até o queijo derreter. Colocar a mistura de legumes sobre a massa, dispo-los de forma uniforme e verter a mistura líquida sobre estes, de forma a cobrir a sua totalidade. Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC até a massa estar dourada e o recheio cozinhado (cerca de 35 a 40 minutos).

Servir morna ou fria, acompanhada por uma salada verde. 
[desculpem não ter foto do interior, mas não gostei das que tirei....]

Espero que gostem! ♥
Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

01/10/15

Bolo upside down de maçã e requeijão



Eu podia fazer bolos todos os dias! Cada vez mais gosto de fazer bolos e bolinhos, e tartes, e cremes, enfim... A dieta não permite e nem o interesse em manter uma alimentação equilibrada. Mas o fim-de-semana pede sempre um docinho e assim, aparece mais um bolinho por lá. E depois, como é que se faz, quando não se quer ingerir muitas calorias? Faz-se o bolinho, lancha-se no fim-de-semana e depois na segunda-feira oferece-se aos colegas, eles agradecem e eu também.

Este bolo é super simples e ideal para as tardes de fim-de-semana de Outono!

Ingredientes:
200 gr de Requeijão Natural Saloio
150 gr de açúcar
10 gr de açúcar baunilhado
2 maçãs peladas e cortadas
3 ovos (tam. L)
150 gr de farinha de trigo fina
50 gr de farinha de arroz (ou integral)
1 colher (de chá) de fermento em pó
raspa de 1 limão (pequeno)
1 colher (de chá) de sumo de limão
10 gr de açúcar mascavado (ou açúcar amarelo)
manteiga q.b. para untar a forma



Preparação:

Untar uma forma de 21 cm com manteiga, no fundo e laterais, forrar o fundo com papel vegetal, tentando deixar a folha bem colada, untá-la com manteiga. Espalhar parte do açúcar mascavado no fundo e nas laterais.

Cortar as maçãs em fatias finas e dispo-las no fundo da forma, cobrindo-o na sua totalidade. Polvilhar a maçã o restante açúcar mascavado e o sumo de limão.

Numa taça, juntar todos as farinhas e o fermento. Reservar.

Bater com metade do açúcar com dois dos ovos até obter mistura esbranquiçada e com o dobro do volume. Reservar.

Juntar o requeijão, um dos ovos, metade do açúcar e bater em velocidade média durante cerca de 3 a 4 minutos. 

Juntar ambas as misturas, adicionar a raspa de limão e misturar bem, batendo em baixa velocidade, apenas até estarem completamente incorporadas.  

Cuidadosamente, envolver a mistura de farinhas com a mistura anterior. Quando estiver completamente envolvido, deitar na forma, sobre a maçã. Alisar a superficie e levar ao forno durante cerca de 50 minutos (fazer o teste do palito). 

Retirar do forno, deixar arrefecer na forma durante 15 minutos e depois desenformar. Deixar arrefecer completamente sobre uma grelha. Servir simples ou morno com uma bola de gelado!


Espero que gostem! ♥
Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

27/09/15

Tarte de limão merengada



Quem segue a página do Cozinha Fresh no Facebook viu que esta semana ainda com ideias de fazer uma pavlova, mas depois acabei por ver que não ia ter tempo para deixar arrefecer convenientemente, e com o medo de fazer asneira logo na primeira experiência, decidi optar por outra coisa que também não me saía da cabeça. 

Adoro tudo o que são receitas com limão, acho que já é coisa de família, a minha mãe adora e o meu filho também. Limão é o único ingrediente que consegue competir com o chocolate quando se pensa fazer sobremesas ou bolos. 

No primeiro fim-de-semana de Outono, seria mais adequado publicar uma receita com os tons e sabores da nova estação, mas por aqui ainda não cheira a Outono, tivemos um fim-de-semana quente, com um sol brilhante e noites, diria até, amenas, melhores do que algumas noites de Agosto.

Esta foi a minha estreia com merengue, sem que fosse incorporado em creme de manteiga, posso dizer que gostei bastante e que que vou repetir com toda a certeza. Ficou tão suave e brilhante (e saboroso) que só me apetecia comer à colherada quando estava a colocar no saco de pasteleiro!


Ingredientes:
Base
2 pacotes de bolacha Maria 
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Creme de limão
375 ml de leite
220 gr de açúcar 
50 gr de maizena
80 gr de manteiga sem sal
160 ml de sumo de limão (+/- 2 limões médios)
raspa de 1 limão médio
6 gemas de ovo

Merengue italiano
60 ml de água 
220 gr de açúcar fino
sumo de limão (10 gotas)
2 claras


Preparação:

Base
Colocar as bolachas no robot de cozinha e triturar completamente. Com o robot em potência média, juntar os ovos e a manteiga, continuar a triturar até obter uma massa homogénea e maleável. 

Retirar, colocar numa superficie limpa e juntar toda a mistura formando uma bola. Colocar numa tigela, cobrir com película anti-aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos.

Creme de limão
Juntar 300 ml de leite e o açúcar numa panela, levar ao lume em potência média, mexendo sempre até o açúcar dissolver por completo. Deixar levantar fervura. Numa tigela, juntar o restante leite com a maizena e mexer com a vara de arames até esta se dissolver completamente, adicionar à mistura de leite e açúcar, mexendo sempre, com a vara de arames, até começar a engrossar.  

Adicionar a manteiga e mexer até derreter por completo. Adicionar o sumo e a raspa de limão e as gemas, continuar sempre a mexer, durante 3 a 4 minutos. Retirar do lume e reservar durante um pouco.

Montagem da tarte
Forrar o fundo e as laterais de uma tarteira (+/- 21 cm) com a massa de bolacha, pressionar com o fundo de um copo na base para que esta fique mais lisa. Juntar o creme de limão, alisar a superfície com uma espátula. Levar ao frigorífico durante 1 hora (ou até arrefecer completamente).

Merengue italiano
Colocar a água e o açúcar num tacho, levar ao lume (em potência elevada). Envolver bem até que o açúcar se dissolva por completo. Adicionar as gotas de limão e deixar ao lume (em lume médio) até formar uma calda forte (cerca de 2/3 minutos após levantar fervura). 

Enquanto isto, colocar as claras a bater em potência média, quando estas formarem espuma, sem parar de bater, adicionar a calda de açúcar em fio. Continuar a bater durante alguns minutos (cerca de 10 minutos) até obter uma mistura firme e brilhante. 

Colocar o merengue num saco de pasteleiro com o bico em forma de estrela. Retirar a tarte do frio e cobrir a sua superfície com pequenos montinhos. Levar ao forno, pré-aquecido a 175 ºC, durante 60 a 90 segundos, ou até os picos do merengue estarem num tom castanho claro.


Notas:
Usar sempre a vara de arames para mexer as várias misturas do creme. Quando adicionar ao leite e açúcar, a mistura de leite com maizena, mexer continuamente, pois o processo é muito rápido, a mistura engrossa muito depressa e se parar de mexer pode começar a colar à panela.

No merengue, quando adicionar a calda, a taça da batedeira irá ficar muito quente, para que o merengue fique firme mais depressa, pode arrefecer-se envolvendo um pano molhado do lado exterior. Desta vez usei uma placa de gel frio (daquelas que usamos para manter o fresco nas lancheiras) que fui passando ao longo da taça. 

Espero que gostem! ♥ [Não recomendado a pessoas pouco gulosas.... ]

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

20/09/15

Manteiga de amendoim caseira

 
Manteiga de amendoim é daquelas coisas que se adora ou se odeia! Desde pequena que adoro, em minha casa era frequente haver manteiga de amendoim estrangeira, adorava abrir o frigorífico e comer umas colheradas directamente do frasco. Tão bom! Ainda hoje, quando vou almoçar a casa dos meus pais, tenho a mania de ir ver que novidades há no frigorífico, sempre na esperança de ver alguma gulosice, como a manteiga de amendoim. Se ela lá estiver, lá vai uma colherada ou duas!!
Sempre que comento com alguém que gosto de manteiga de amendoim tanto como de nutella, a reacção global é: humm, "não gosto nada!" ou "não aprecio!", e por aí fora! A reacção seguinte é: "isso tem tantas calorias..." "isso engorda tanto...." Ora, pois bem, tem muitas calorias, pois esta manteiga é muito rica em gorduras, mas gorduras boas, as gorduras monoinsaturadas e  poliinsaturadas. Estas gorduras ajudam a baixar o colestrol LDL (conhecido como o "mau" colestrol) e a prevenir doenças cardiovasculares. A manteiga de amendoim para além das gorduras boas, contem também vitamina E, ferro, cálcio, potássio, magnésio, fibras, proteína e antioxidantes. 
Para os desportistas, a manteiga de amendoim é uma boa aposta, pela sua carga calórica, porque contem fibras que garantem sensação de saciedade duradoura, funciona também como uma boa fonte de proteína, necessária para reparar e desenvolver a massa muscular. Contudo há que notar que no caso da proteína, a ingestão da manteiga de amendoim deverá ser acompanhada por outra fonte de proteína, pois o seu índice não é muito elevado (cerca de 7gr por duas colheres de sobremesa). 

Dado ao seu elevado grau calórico, não deve ser ingerida diáriamente em excesso, não mais do que duas colheres de sopa por dia, preferencialmente em pão rico em cereais ou de mistura.


Por gostar tanto de manteiga de amendoim e por achar que a que se vende habitualmente nos supermercados não é muito saudável avaliando pela quantidade de açúcar, sal, gorduras adicionadas, decidi procurar receitas mais saudáveis para fazer a minha própria manteiga. Quando vi que era tão fácil, rapidamente decidi que tinha mesmo que fazer. E posso dizer, que seguramente não vou tornar a comprar manteiga de amendoim! [e esta fiz há cerca de uma semana e o frasco já vai a menos de meio!]. Só mais uma coisa antes da receita, para quem não gostar de amendoim, pode usar a mesma receita com outro fruto seco como amêndoa ou avelã.

Agora vamos à receita que o post já vai longo.

Ingredientes: 
265 gr de amendoins (usei torrados)
2 colheres (de sopa) de óleo de amendoim
2 colheres (de sopa) de mel
1 collher (de café) de sal 


Preparação:
Colocar os amendoins no robot de cozinha ou picadora e triturar em velocidade elevada, durante cerca de 10 minutos. Sempre que for necessário, parar de triturar para raspar as paredes da trituradora e envolver na mistura. Continuar a triturar na potência elevada. Inicialmente, irá parecer apenas granulado de amendoins, mas com o continuar do processo, os óleos dos amendoins libertam-se, permitindo obter uma pasta maleável que se irá transformar em manteiga. 

A meio do processo, adicionar o mel, o sal e o óleo, continuando a triturar até obter a consistência desejada. 

Guardar em frascos hermeticamente fechados e conservar no frigorífico até 4 semanas (se conseguirem!).


Algumas notas:
Usei amendoins torrados com casca, mas poderá ser feito com qualquer tipo de amendoins, amendoins torrados com sal, com mel, etc. (atenção ao aumento calórico). Podem também optar por torrar os amendoins em casa, neste caso, deverão arrefece-los por completo antes de começar a triturar.
O sal e o mel são opcionais, podem fazer apenas com amendoim e óleo, ou em substituição do óleo, uma bebida vegetal. O mel também pode ser substituído por um outro adoçante natural, como a stevia.
 
A quantidade de óleo é apenas uma referência, pois este deve ser usado na quantidade necessária para obter a consistência desejada. Comecei por colocar apenas uma colher de sopa, mas verifiquei que continuava a triturar mas a manteiga não passava de uma pasta e eu pretendia que fosse mais líquida, nessa fase, coloquei mais uma colher de óleo, aumentei a potência e obtive a consistência pretendida.

Espero que gostem :)

14/09/15

Salada de salmão fumado e chévre... e o regresso


Finalmente um novo post! Parece mentira, mas já passaram 5 meses desde que publiquei uma receita, 5 meses, como é que é possível?

Pois bem, estou viva e de regresso! Foram meses que passaram muito depressa e que não vale a pena estar aqui a inventar desculpas sobre o que motivou esta (tão grande) ausência, pois esta deveu-se a coisas muito simples do nosso dia-a-dia, como cansaço do final do dia, ausência de disponibilidade física e mental para estar ao computador à noite depois de 8 horas em frente a um outro, atividades de verão e férias, tarefas e logística do dia-a-dia de uma casa e família, enfim, tudo junto deu nisto! Imaginem que até o meu bolo de aniversário, que ficou lindo, fotografei e não publiquei, logo eu que adoro fazer bolos, fotografá-los e testá-los de várias formas (e de comer!).

Bem, mas o importante é que o blog está novamente de volta ao ativo e de regresso com uma receita bem simples, leve e rápida mas cheia de sabores que contrastam entre si. Esta foi uma salada que experimentei num picnic de praia, num dia passado com os meus colegas de trabalho numa das minhas praias preferidas, a Ilha de Tavira. Digo-vos que depois de a experimentar, ficou no meu top de saladas e faço-a cá em casa muitas vezes.

Quando recebi o cabaz da Saloio e vi que trazia um queijo chévre, pensei logo que o seu destino seria esta saladinha.


Ingredientes:
100 gr de rúcula
100 gr de espinafres
150 gr de salmão fumado
200 gr tomates cereja
1 queijo chévre Saloio (180 gr)
sementes ou frutos secos a gosto (usei uma mistura de sementes de abóbora, sésamo e girassol)
sal, molho de soja e vinagre balsâmico a gosto


Preparação:
Lavar a rúcula, os espinafres e os tomates cereja. Secá-los bem e reservar. Cortar os tomates cereja em metades e reservar.

Cortar o salmão fumado em tiras. Cortar o queijo chévre em fatias grossas e depois cortá-las em cubos.

Dispor os vários ingredientes por camadas, começando pelos espinafres, a rúcula e os tomates cereja, seguidos do salmão e queijo chévre. Temperar a gosto e servir.

Nós gostamos temperado com flor de sal, molho de soja e vinagre balsâmico, mas pode ser temperado com azeite e vinagre de vinho ou sidra que também fica muito boa!

Espero que gostem e... até ao próximo post que será muito em breve :)

Muito obrigado à Queijo Saloio pela oferta.