14/09/15

Salada de salmão fumado e chévre... e o regresso


Finalmente um novo post! Parece mentira, mas já passaram 5 meses desde que publiquei uma receita, 5 meses, como é que é possível?

Pois bem, estou viva e de regresso! Foram meses que passaram muito depressa e que não vale a pena estar aqui a inventar desculpas sobre o que motivou esta (tão grande) ausência, pois esta deveu-se a coisas muito simples do nosso dia-a-dia, como cansaço do final do dia, ausência de disponibilidade física e mental para estar ao computador à noite depois de 8 horas em frente a um outro, atividades de verão e férias, tarefas e logística do dia-a-dia de uma casa e família, enfim, tudo junto deu nisto! Imaginem que até o meu bolo de aniversário, que ficou lindo, fotografei e não publiquei, logo eu que adoro fazer bolos, fotografá-los e testá-los de várias formas (e de comer!).

Bem, mas o importante é que o blog está novamente de volta ao ativo e de regresso com uma receita bem simples, leve e rápida mas cheia de sabores que contrastam entre si. Esta foi uma salada que experimentei num picnic de praia, num dia passado com os meus colegas de trabalho numa das minhas praias preferidas, a Ilha de Tavira. Digo-vos que depois de a experimentar, ficou no meu top de saladas e faço-a cá em casa muitas vezes.

Quando recebi o cabaz da Saloio e vi que trazia um queijo chévre, pensei logo que o seu destino seria esta saladinha.


Ingredientes:
100 gr de rúcula
100 gr de espinafres
150 gr de salmão fumado
200 gr tomates cereja
1 queijo chévre Saloio (180 gr)
sementes ou frutos secos a gosto (usei uma mistura de sementes de abóbora, sésamo e girassol)
sal, molho de soja e vinagre balsâmico a gosto


Preparação:
Lavar a rúcula, os espinafres e os tomates cereja. Secá-los bem e reservar. Cortar os tomates cereja em metades e reservar.

Cortar o salmão fumado em tiras. Cortar o queijo chévre em fatias grossas e depois cortá-las em cubos.

Dispor os vários ingredientes por camadas, começando pelos espinafres, a rúcula e os tomates cereja, seguidos do salmão e queijo chévre. Temperar a gosto e servir.

Nós gostamos temperado com flor de sal, molho de soja e vinagre balsâmico, mas pode ser temperado com azeite e vinagre de vinho ou sidra que também fica muito boa!

Espero que gostem e... até ao próximo post que será muito em breve :)

Muito obrigado à Queijo Saloio pela oferta. 

04/04/15

Bolo de chocolate com amêndoas caramelizadas e Feliz Páscoa!



Há duas semanas que pensava o que fazer para assinalar a Páscoa aqui no blog e não me conseguia decidir! Na casa dos meus pais na Páscoa, desde que me lembro que sempre houve folar feito pela minha mãe. Eu desde que saí de casa também comecei a fazer folares na Páscoa, adoro folar, quando há, é uma fatia atrás de outra, e em menos de nada, desaparece todo! Mas este ano, não me apetecia fazer folares, primeiro pela falta de tempo, depois porque faz-se sempre mais que um e quanto mais há, mais se come!! Então o que fazer? Bem, Páscoa sem folar e chocolate, não é Páscoa! Então, chocolate seria a escolha!

Depois, começou o processo da escolha do bolo, não me conseguia mesmo decidir, não queria um bolo de chocolate com chocolate como é mais habitual por cá. Queria um bolo de chocolate com uma combinação diferente. Depois de muito pensar, imaginei um bolo de chocolate com recheio de curd de laranja e cobertura de chocolate com mascarpone. Parecia [e parece] perfeito! Pus mãos à obra e comecei a fazer o bolo com a ajuda do pequeno, tudo bem até aqui! Depois comecei a fazer o curd de laranja, aqui é começaram os sarilhos! Para meu espanto o curd de laranja não correu nada como o este que fiz há pouco tempo. Este não coalhava nem por nada! Ferveu, ferveu, ferveu e nada! Há dias assim, em que as coisas não saiem bem nem por nada! Posto isto, tive que imaginar outro recheio! E assim, surgiu a ideia de caramelo para fazer um buttercream de caramelo salgado, depois de preparado o caramelo, vi que não havia manteiga para fazer o creme! A sério, nem parecia verdade o que estava a acontecer, só posso concluir uma coisa, hoje foi o exemplo da falta de planeamento!!! Entretanto, o creme para cobertura já estava feito, só faltava mesmo decidir o que colocar no recheio para fazer algum contraste! Eis que me lembrei de amêndoas! Ou não estivessemos na Páscoa! E assim foi, fiz umas amêndoas caramelizadas que acho que combinam maravilhosamente com este bolo de chocolate e mascarpone! 


Bem, depois desta atribulada aventura de elaboração do bolo, acho que o resultado obtido foi muito bom e com toda a certeza que vou adorar a sua textura! Hoje não há fotos do interior do bolo porque será a sobremesa num jantar em casa de uns amigos.

Bem, agora vamos à receita!

Bolo de chocolate com creme de mascarpone e amêndoas caramelizadas
(adaptado de “Lomelino’s Cakes, 27 Pretty Cakes to make any day special”, de Linda Lomelino, publicado no blog Migalha Doce)

Ingredientes
Bolo
160g de farinha
80g de chocolate em pedaços
200g de açúcar
1 c. sobremesa de fermento em pó
55g de manteiga
120ml de buttermilk*
6 c. sopa de café
1 ovo
*Para o buttermilk, juntar algumas gotas de limão ou vinagre, mexer e reservar num local ameno por 10min.

Cobertura e recheio
250gr de queijo mascarpone
100gr de natas para bater frescas
90gr de açúcar
2 colher de sopa de cacau magro

Amêndoas caramelizadas
100gr de amêndoas com pele
1/3 chávena de água
1 chávena de açúcar mascavado
1 colher de sobremesa de canela em pó

 
Preparação:

Bolo
  • Pré-aquecer o forno a 180ºc e preparar duas formas de 18cm untadas com manteiga e forradas com papel vegetal. No meu caso, como só tenho uma forma deste tamanho, cozi o bolo em duas fases.
  • Misturar a farinha, com o fermento e o açúcar.
  • Derreter a manteiga com o chocolate (Fiz no microondas, cerca de 1,5 minutos em potência máxima, sempre com vigilância. Retirei, mexi o chocolate que acabou de derreter e ficar totalmente interligado com a manteiga). Juntar o buttermilk e o café.
  • Bater previamente o ovo e juntar à mistura de manteiga, sem parar de bater, para evitar que este cozam, caso a manteiga ainda esteja muito quente.
  • Envolver esta mistura aos ingredientes secos, sem mexer demasiado e até ficar tudo homogéneo. Verter para as formas e levar ao forno por 30-35min ou até o palito sair sem residuos de massa.
  • Deixar arrefecer dentro das formas por 10min antes de transferir os bolos para uma base de arames até arrefecerem por completo.
Cobertura e recheio
Misturar todos os ingredientes até se obter um creme homogéneo e macio (bater cerca de 5 minutos). Retirar 6 colheres de sopa do creme e reservar. Juntar o cacau ao restante creme e bater mais um minuto.
  
Amêndoas caramelizadas
  • Levar uma frigideira anti-aderente com o açúcar, a agúa e a canela. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, adicionar as amêndoas. Deixar ferver, mexendo sempre até que se forme um caramelo brilhante.
  • Deitar a mistura de amêndoas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno durante 10 minutos. 
  • Retirar e deixar arrefecer completamente.
  • Quando completamente frio, triturar as amêndoas caramelizadas num robot de cozinha até se obter uma espécie de area grossa. Reservar.
Montagem (dicas do blog da Migalha Doce):
  • Acertar os topos dos bolos com a ajuda de uma ferramenta de corte. Colocar uma metade numa base de bolo, barrar com o creme sem cacau e dispor sobre este, metade da mistura de amêndoas. 
  • Levar ao frio durante 30 minutos. Retirar e cobrir com a segunda metade do bolo. Barrar todo o bolo com uma camada de creme de chocolate. Levar ao frio mais 30 minutos.
  • Cobrir o bolo novamente com o creme de chocolate, alisando totalmente. Decorar com a restante mistura de amêndoas.

Espero que gostem deste bolinho! Uma Páscoa muito feliz! ♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

26/03/15

Convidei o blog [Migalha Doce]

Até que enfim que consegui retomar esta rúbrica de que tanto gosto. Partilhar com quem me visita os blogs de que tanto gosto e que me inspiram é algo que me dá imenso prazer.
Inspiração é a palavra mais adequada para o que sinto quando visito o meu blog convidado. O Migalha Doce é novinho na  blogosfera, fez um aninho na passada semana, mas já deu provas que está cá para espalhar charme e muita inspiração.

O Migalha Doce tem por detrás a simpática e talentosa Sandra, que tem umas mãos de fada, uma imensa paixão por bolos e muito talento. Descobrimos que temos várias coisas em comum para além da paixão pelos bolos, adorei tê-la como minha convidada e o bolo que elaborou é de nos deixar a sonhar com uma fatia! O tema da rúbrica deste mês é "Receitas primaveris", a Sandra assim que soube do tema começou logo a imaginar um bolo cheio de flores e cores de Primavera! Fiquei deslumbrada com a combinação dos sabores, água de rosas e pistácios!

Vamos à receita! O post é longo mas vale a pena ler até ao fim, não se vão arrepender! ;)

Bolo de Pistácio e Água de Rosas
(receita adaptada do blog – Pastry Workshop)

Bolo
300g de farinha
70g de pistácios
pitada de sal
1 c. sobremesa de fermento em pó
4 claras
4 gemas
230g de manteiga, amolecida
230g + 65g de açúcar
125ml de leite
125ml de buttermilk*
1 c. sobremesa de extracto de baunilha
1 c. sobremesa de água de rosas**
*Para o buttermilk, basta juntar algumas gotas de limão ou vinagre, mexer e deixar repousar num local morno por 10min. Isto vai criar uma mistura talhada.
**Se não conseguires encontrar a água de rosas para uso culinário, podes optar por fazer em casa. Ver receita abaixo.

1.  Pré-aquece o forno a 180ºC e forrar com papel vegetal duas formas de 16 ou 18cm.
2.  Tritura bem os pistácios e junta-os à farinha previamente peneirada, ao sal e o fermento. Reserva.
3.  À parte mistura o leite, buttermilk, a baunilha e a água de rosas.
4.  Entretanto bate as claras em castelo, juntando as 65g de açúcar, até ficarem bem firmes.
5.  Numa taça grande, bate a manteiga com o açúcar até ficar um creme bem macio, cerca de 10min.
Adiciona as gemas, uma a uma e volta a mexer.
6. Alternado vai adicionando à mistura da manteiga a farinha e a mistura de leite, acabando sempre
com a farinha e sem mexer demasiado.
7.  Envolve por fim as claras a essa mistura, sempre em movimentos circulares e até estar uma massa
uniforme.
8. Divide sobre as duas formas e leva ao forno por 40-45min ou até o palito vir sem vestígios do bolo.
9. Retira da forma e deixa arrefecer por completo.
Creme Mascarpone e Água de Rosas
250g de queijo Mascarpone
100ml de natas frescas
90g de açúcar em pó
2 c. sobremesa de água de rosas

1. Junta todos os ingredientes e bate até ficar um creme firme e macio para barrar, cerca de 5min.
2. Se o levares o creme ao frio antes de barrares o bolo, tapa o recipiente com um pouco de película aderente.
 

Pétalas de Rosa Cristalizadas,
Pétalas de rosa, q.b.
1 clara de ovo
açúcar

1. Desinfectas as pétalas e seca-as com papel de cozinha. Tem cuidado para não as partires.
2. Pincela-as com a clara de ovo e de seguida passa pelo açúcar, em ambos os lados.
3. Deixa secar sobre papel vegetal, cerca de 1h.

Decoração
Pistácios picados grosseiramente
Pétalas de rosa, cristalizadas

Montagem do bolo:

1. Retira os topos ao bolo e divide cada um em 2 metades iguais.
2. Sobre cada camada espalha um pouco do creme de mascarpone e alguns pistácios picados.
3. Barra uma primeira camada a toda a volta e leva ao frio por 30min para que fique mais firme.
4. Volta a barrar o bolo com o creme, alisando as laterais e topo com uma espátula metálica.
5. Decora com alguns pistácios e as pétalas cristalizadas.

Água de Rosas:
1 caneca de pétalas de rosas (cerca de 2 rosas, de preferência da mesma cor)
250ml de água fervida. 

1. Desinfecta as pétalas de rosa, com um desinfetante alimentar, como Amukina.
2. Escorre a água e coloca as pétalas numa taça e por cima despeja a água a ferver.
3. Deixa em infusão por 30min.
4. Escorre as pétalas e despeja a água para um frasco. Armazena o frasco no frio.

E agora, vamos conhecer um bocadinho mais sobre a Sandra:

BI do Blog
Migalha Doce
Criado em 14.Março.2014 por Sandra Bernardo

Como nasceu o "Migalha Doce"?
O Migalha Doce nasceu fruto de duas paixões – a confeitaria e a vontade de captar a sua essência pela fotografia e da vontade de criar algo único!
Descobri a paixão por food styling enquanto frequentava o curso de Design Gráfico. Foi amor à primeira vista, visualmente o que mais me atraia eram as fotos de doces. Como sempre gostei de fazer bolos acabei por me aventurar a sério e cada vez mais fui percebendo aquilo que mais gosto de fazer e espero fazer para toda a vida!
Enquanto estava grávida da minha filhota, fui idealizando o blog, trabalhando na forma como o queria apresentar, um espaço de partilha e intimista. Hoje em dia posso-me orgulhar do que já conquistei e só espero continuar a crescer!

Quem é a Sandra fora do blog?
Acima de tudo sou mãe, vivo para a minha filha de 14 meses, depois disso sou uma food blogger, que adora fazer doces. Mas muito antes disso licenciei-me em Design de Moda e ainda sou Designer Gráfica. Gosto de estar em casa e cuidar da minha menina. Durante o dia somos só nós as duas, juntamente com os nossos 2 cães (os meus meninos, Baco e Ema) até o meu marido chegar do trabalho. Tenho sorte de ter uma menina calma e fácil de cuidar, que me deixa relaxar sempre um pouco ao computador à procura de novas inspirações. Ela mesma gosta de estar comigo na cozinha a brincar com as formas de silicone que já não uso, enquanto preparo a nova receita para o blog. Adoro a minha família e de os visitar quase todos os dias, porque no fundo a comida da mamã sabe sempre melhor. Adoro ir ao cinema e comer um balde enorme de pipocas doces e salgadas. Adoro os jantares entre amigos, em que não pode faltar um bolinho de chocolate feito por mim. Sonho um dia fazer um bolo de casamento e parece que esse sonho se vai realizar em breve!

O que mais gostas de cozinhar?
Humm, deixa-me pensar! Bolos! J Bolos de camadas, com coberturas, decorado com frutas ou flores. Adoro todo o processo, mas a parte que mais gosto é a de decorar. Tenho sempre uma imagem na cabeça de como o quero, mas acabo sempre por improvisar. Gosto daqueles com o aspecto mais rústico, sou capaz de passar meia hora a cobrir um bolo até estar perfeito ao meu olhar, apesar de parecer que foi feito em dois minutos.

Alguma historia relacionada com a cozinha?
Bem, talvez a mais recente e aquela que será impossível esquecer terá sido quando por breves momentos virei costas à bancada onde tinha 4 camadas de bolo e de repente dei conta que só tinha 3. O meu cão tinha comido uma! Foi uma coisa de segundos, mas quando dei por isso já ele a tinha engolido! Escusado será dizer que dei uns quantos berros e ele sem se importar ficou a olhar para mim, como se nada fosse, a lamber o fofinho! Pelo menos o bolo estava bom!

País ou viagem mais marcante [ou de sonho]?
Gosto muito de viajar, apesar de ter muito medo de andar de avião. Um dia espero ir até Nova Iorque! Mas a que mais gostei foi mesmo quando fui até Paris, cidade que nunca tinha visitado e onde fui comemorar com o meu marido 10 anos desde que estamos juntos. Na altura estava grávida de 5meses.
Tivemos o prazer de subir até à Torre Eifel, enquanto apreciávamos a vista devorámos uma caixa de Macarons da Laudurée. Foi maravilhoso e espero um dia lá voltar!

Espero que tenham gostado tanto como eu de ter conhecido melhor a Sandra e o seu Migalha ♥