Mostrar mensagens com a etiqueta bolos e tartes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bolos e tartes. Mostrar todas as mensagens

29/09/14

Bolo de iogurte grego com coco e mirtilos e um passeio especial


 Por aqui parece que o Verão regressou [ou chegou]! Temperatura boa, sol brilhante, céu azul e água do mar quentinha! O que é que se pode querer mais? As semanas passa num ápice, sabe bem chegar ao fim-de-semana e usufruir deste tempo maravilhoso e deste Algarve tão lindo! 

É bom fins-de-semana em que chegámos ao seu final e pensamos que bom que foi, tantas coisas diferentes que fizemos, que bem que aproveitámos!

Este fim-de-semana, rumámos a uma das mais belas praias do Algarve, para mim, a mais bela de todas, a Ilha do Farol. Areia branquinha, mar azul transparente, mar calmo e sem ondas, vista magnifica e um farol espectacular. Desta vez, a ida à Ilha do Farol foi diferente, fomos mesmo visitar o Farol. Bem, a subida é difícil, são 220 degraus! Mas vale mesmo o esforço, a vista é indescritível, a nossa ria, a ilha, a imensidão do mar, enfim, Algarve no seu melhor!

Este foi o bolo que levámos para o picnic que fizemos na praia com os amigos com que passámos o dia, quando na página publiquei que não sabia que fazer aos iogurtes que estavam a passar do prazo, recebi belas sugestões, uma delas foi este bolo da simpatica Inês. Fiz apenas algumas alterações, adicionei coco e mais limão, ficou uma delicia. 


Ingredientes:
5 ovos
200 gr de açúcar amarelo
100 gr manteiga derretida e fria
2 colheres (de sopa) mel
250 ml iogurte grego açucarado
Raspa 1 limão
Sumo de 1 limão
½ colher (de chá) de essência de baunilha
350 gr farinha trigo
50 gr de coco
1 colher (de chá) fermento
½ colher (de chá) bicarbonato de sódio
150 gr mirtilos frescos




Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar uma forma com buraco untando com manteiga e polvilhando com farinha. Reservar.

Na taça da batedeira, colocar os ovos e o açúcar e bater muito bem por uns 5 minutos com a batedeira até a mistura ficar volumosa e esbranquiçada. Adicionar a esta mistura, o mel, a manteiga, a baunilha, a raspa e sumo de limão e o iogurte e voltar a bater muito bem [usei a vara pinha].

Misturar a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio, peneirar e juntar à massa e envolver. Bater apenas até estar completamente homogénea.

Por fim, adicionar os mirtilos e envolver suavemente na massa. Verter a massa na forma preparada e levar ao forno a 180ºC, durante uns 40-45 minutos, ou até estar cozido [fazer o teste do palito].

Falar da Ilha do Farol sem mostrar, não vale! Aqui ficam alguns registos do dia de ontem. Quem ainda não conhece, tem que por na lista "lugares a visitar"!




Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

14/09/14

Bolo de iogurte com chocolate e o regresso

 
Yogurt and chocolate cake
 
As férias acabaram [já há duas semanas, o tempo passa mesmo rápido], deixaram saudades! Saudades dos dias de perguiça, dos dias de praia até quase anoitecer, dos petiscos, dos passeios, das tardes descansadas, do puro relax! Férias de Verão para nós significa no Algarve, no nosso Algarve. Porque entendemos que com praias tão boas no Algarve não é preciso procurar outras por terras quentes longe daqui, isso fica para o Inverno (quando é possível!). Este ano, contudo, não ficamos só pelo Algarve, passeámos também mais a norte e descobrimos algumas zonas que adorámos, quem segue no Instagram foi vendo algumas fotos por caminhos de Portugal. O nosso Portugal é mesmo lindo!
 
Desde que regressámos que queria voltar ao blogue, mas a entrada na rotina e a azáfama do dia a dia não permitiram. Nada melhor do que um bolinho simples e bom para regressar, ainda por cima, escolhido pelo mais pequeno da casa! Quando se dá opção de que bolo é que ele quer fazer, a resposta é sempre a mesma: "chocolate com muito chocolate" [quem sai aos seus...] E assim foi, aproveitando uns iogurtes cujo prazo estava mesmo a acabar, pusemos mãos à obra logo pela manhã. A nossa missão foi mesmo bem sucedida porque o bolinho ficou super fofinho e com um sabor forte a chocolate, como ele gosta! Como somos mesmo gulosos, servimos com o creme deste bolo que havia sobrado e estava congelado! Uma maravilha!

Yogurt and chocolate cake

Bolo de iogurte e chocolate

Ingredientes:
2 e 1/2 iogurtes naturais
3 medidas do copo de farinha para bolos
2 medidas do copo de açúcar
3/4 medida do copo de óleo [usei de girassol]
4 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
200 gr de chocolate preto [usei uma mistura das tabletes que tinha abertas, metade de chocolate 70% cacau e a outra metade de chocolate com 53% de cacau]

Yogurt and chocolate cake

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Juntar todos os ingredientes na taça da batedeira, com excepção do chocolate. Bater até obter uma mistura bem ligada e homogénea. Entretanto, derreter o chocolate em banho maria. Deixar arrefecer ligeiramente.

Juntar o chocolate à massa e envolver bem. Verter o preparado numa forma redonda com torre, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno durante +/- 40 minutos ou até ao momento em que o palito de teste sair seco. 

Retirar do forno, deixar arrefecer ligeiramente e desenformar. Quando estiver completamente frio, polvilhar com açúcar em pó e raspas de chocolate.

Servir simples ou acompanhado de creme de chocolate [ou iogurte grego].

Yogurt and chocolate cake


Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin


28/05/14

Convidei o blog [Bocadinhos de açúcar]

Mais uma edição... Desta vez de uma blogger que também adora bolinhos e docinhos em geral. Parece que há muitos bloggers gulosos por aí! Hoje quem nos visita é a Sílvia do "Bocadinhos de açúcar", que tem um blog novinho, apenas com um aninho, mas com tanta coisa boa! A Sílvia é uma querida, muito simpática, já trocámos algumas mensagens e comentários e parece-me uma pessoa muito espontânea e bem disposta. 

Mais uma vez, o desafio colocado foi tentar fazer uma receita o mais saudável possível, deliciosa e quase sem culpa. A Sílvia optou por apresentar um crumble com cerejas que me parece uma pequena maravilha, ou não fosse esta fruta uma delicia. Apesar da Sílvia não saber, acertou numa das minhas frutas preferidas, gostei muito da escolha e agora, vou passar à apresentação da receita deste guest post. Espero que gostem tanto como eu gostei!



Ingredientes (8 ramequins médios):

para recheio
600 g de cerejas
1 e 1/2 chávena de framboesas congeladas
2 c. de sopa de açúcar amarelo
1 c. de sopa mal cheia de margarina vegetal
2 folhas médias de hortelã fresca

para crumble
80 g de margarina vegetal fria
80 g de farinha de trigo integral
2 c. de sopa de açúcar amarelo
50 g de flocos de aveia
40 g de amêndoa laminada
1 c. de sopa cheia de sementes de girassol

Preparação: 
Cortar as cerejas em metades e descaroçá-las. 

Numa frigideira, deitar as cerejas com o açúcar e a margarina e deixar cozinhar até as elas amoleçam e se forme uma espécie de calda brilhante. Fora do lume, envolver cuidadosamente as framboesas e o hortelã picada. Reservar. 

Num recipiente, colocar a margarina fria, a farinha, açúcar, sementes e a aveia. Misturar tudo com os dedos até ficarmos com um preparado semelhante a migalhas de pão. Envolver as amêndoas. 

Se preferir usar um processador de alimentos, junte a farinha com a margarina até ficar com uma textura areada, coloque esta mistura num recipiente e depois junte e envolva os restantes ingredientes. 

Divida o preparado das cerejas pelos ramequins. Cobrir com o crumble. Vão ao forno pré-aquecido a 190ºC até o crumble ficar dourado. 

Comer morno ou frio, simples ou com uma bola de gelado.

Nota: A quantidade de crumble (cobertura)  dá para 8 ramequins, a Sílvia usou para 4 e congelou o resto [boa ideia para ter uma sobremesa quase preparada!]


E agora, vamos conhecer um bocadinho mais da Sílvia :)

BI do Blog
Bocadinhos de Açúcar - http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/
Criado em 24 de março de 2013 por Sílvia Martins

Como nasceu o “Bocadinhos de açúcar”? 

O blog surgiu numa altura em que comecei a ter mais tempo para cozinhar. Essa maior disponibilidade criou uma necessidade de querer fazer receitas diferentes, mais saborosas e de querer quebrar a monotonia. Antes, tinha a tendência para repetir muito os pratos, usar os mesmos ingredientes… Quando quis fugir da rotina, comecei a experimentar novos sabores, novas texturas… e comecei a ganhar um gosto especial pelo acto de cozinhar. Passei a seguir alguns blogs de culinária, para procurar inspiração e houve um dia em que pensei – “ Porque não criar o meu blog de culinária?”. Pensado e feito. Pouco tempo depois, nascia o blog Bocadinhos de Açúcar. Desde então que não tenho parado…e a verdade é que a culinária e a fotografia tornara-se num verdadeiro vício! 


Quem é a Sílvia fora do blog? 

A minha área profissional nada tem a ver com a culinária. Sou farmacêutica e comecei nesta profissão em 2003. Sou casada há quase 10 anos e tenho dois filhos adoráveis de 4 e 7 anos de idade. Considero-me uma pessoa bem disposta e com boa energia. 

Não vivo sem música (tenho uma adoração pelos U2), adoro passear, sou viciada em livros de culinária, perco-me por séries tipo “ Revenge”, “Suits”. “How I met your mother”, acho Lisboa uma das cidades mais bonitas (logo a seguir a Paris, esta sim a minha eleita), gosto das coisas boas que a terra nos dá, uso e abuso das ervas aromáticas, sou apaixonada pela fotografia (especialmente food photography), chorei de tristeza no filme “A vida é bela”, chorei a rir no filme “A ressaca”, adoro casamentos, sou fã de comida italiana, detesto jogos de PlayStation e afins, não resisto a uma farta mesa de queijos (daí adorar o copo de água dos casamentos, lol), não consigo ver filmes com o Steven Segal, Stallone, Schwarzenegger ou Jackie Chan, gosto de praia em grandes doses, gosto dos actores Jason Statham e Paul Bettany (por motivos óbvios, não é meninas?) Robert De Niro e da atriz Glenn Close e… gosto de cozinhar! 


O que gostas mais de cozinhar? 

Coisas doces, sem dúvida. Não é à toa que o blog de chama Bocadinhos de Açúcar. E, sim, sou gulosa assumida! Gosto de confeccionar desde bolos a tartes, bolachas a gelados. Gosto de tudo! 


Alguma historia relacionada com a cozinha? 

Posso dizer que tenho uma tendência sobrenatural para me queimar no forno… deve ser por ter a mania de usar panos em vez de luvas! 
Associo muito os sabores da comida com momentos da minha infância. Por exemplo, sempre que como uma sopa que tenha hortelã, lembro-me logo da minha avó paterna e das sopas que ela fazia quando íamos passar férias à terra.

País ou viagem mais marcante [ou de sonho]?
A viagem da minha lua de mel. Fomos à Tunísia e foi a primeira vez que andámos de avião! Foram dias fantásticos que nunca esquecerei.

Espero que, mais uma vez, tenham gostado desta rúbrica! Eu gostei muito desta rubrica, permite-me partilhar um bocadinho dos blogues que sigo e de que gosto muito ♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

18/05/14

Bolo de coco, laranja e lima


Já o disse aqui muitas vezes, eu sou pessoa de bolos! Gosto de fazer bolos e bolinhos. Sempre que compro uma revista ou um livro, os meus olhos correm sempre para as receitas de bolos, sobremesas e doces! Por mim, havia sempre bolo cá em casa! Mas se calhar não era boa ideia..... as portas podiam começar a ficar estreitas ;)

Com o mote do World Baking Day não podia faltar um bolinho este fim-de-semana! Quando comecei a pensar no que fazer, desfolhei revistas, livros, páginas de site e nada me parecia bem. Não queria mais um bolo de chocolate, apesar de ser sempre bem-vindo. Mas queria variar! Podia fazer com creme e morangos, mas não! Também não me apetecia, queria algo mais simples! Depois pensei em laranja, a seguir pensei em limão, depois em lima e depois em combinar alguns e ainda juntar coco. Foi uma boa escolha, ficou uma delicia, molhadinho, com um sabor intenso a lima e super fofinho! Os flocos de coco dão um toque crocante que contrasta com a leveza da massa. A receita original é deste livro, mas fiz algumas adaptações, como a laranja, raspa e os flocos de coco.


Bolo de coco, laranja e lima
(Adaptada de Cozinha para quem quer poupar, de Mafalda Pinto Leite)

Ingredientes:

bolo
125 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
3 ovos grandes
3/4 chávena de leite
1 1/2 chávena de farinha com fermento
1 1/4 chávena de açúcar
1 1/4 chávena de coco ralado
raspa de 1 laranja
raspa de 1 lima
lascas de coco (opcional)

calda de laranja-lima
sumo de 1 laranja
sumo de 2 limas
1/2 chávena de açúcar

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar uma forma redonda com torre com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.

Bater a manteiga com o açúcar até estar bem cremoso e esbranquiçado. Adicionar os ovos, um a um e bata até ficar bem incorporado. Juntar o leite e continuar a bater.

Peneirar a farinha para uma taça, juntar o coco ralado e misturar. Adicionar ao preparado anterior juntamente com a raspa da laranja e da lima, bater em velocidade baixa, apenas até estar completamente incorporado e obter uma mistura homogénea. 

Espalhar a massa na forma e levar ao forno durante 40 a 50 minutos, ou até o palito sair seco quando picar a massa. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.

Para a calda, levar ao lume os sumos com o açúcar, deixar ferver cerca de 3 minutos. Deitar sobre o bolo ainda morno. Decorar com lascas de coco.


Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

17/04/14

Convidei o blog [Sweet Gula]

Eis que chega mais um "Convidei o blog", desta vez, um blog escrito no masculino. Um blog que começou há relativamente pouco tempo, só fez um aninho há poucos dias e já está tão recheado de coisas boas. Falo do blog do Célio Cruz, o Sweet Gula. Um blog carregadinho de coisas boas, principalmente docinhas, ou não fosse o Célio um guloso confesso. Sigo o blog do Célio há alguns meses, há sempre um bolinho ou docinho novo para deliciar a vista! O Célio partilha no dia-a-dia um bocadinho da sua vida, experiências, algumas tradições e a sua imensa paixão pela cozinha.

O tema continua a ser "receitas [quase] sem culpa" e para tal, o Célio preparou um bolo com um aspecto magnífico feito com beterraba e sementes. Para o tornar mais saúdável trocou a manteiga pelo óleo de girassol e o açúcar refinado por açúcar mascavado. A beterraba, como já publiquei aqui, para mim foi uma descoberta recente e também já a experimentei em bolo, asseguro que fica uma delícia. Quanto ao lindo bolo do Célio, resta-me apresentar a receita e ficar a imaginar a sua textura e sabor! Com certeza que é uma maravilha, pois o Sweet Gula já deu provas disso.


Bolo de Beterraba e Sementes
(receita adaptada do programa Nigel Slater´s Simple Suppers de Nigel Slater)

Ingredientes:
Bolo
225 gr de farinha c/ fermento
1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher ( de chá) de fermento
1/2 colher (de chá) de canela
180 ml de óleo de girassol
225 gr de açúcar mascavado
3 ovos
150 gr de beterraba cozida
sumo de 1/2 limão
75 gr de tâmaras em pedaços
75 gr de sementes (usei 25gr. de girassol + 25gr. de abóbora + 25gr. de Mix Omega 3 da Fold -linhaça/cânhamo/chia)
Glacé
8 c. (sopa) de açúcar em pó
sumo de limão


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC.

Peneire a farinha com o bicarbonato, o fermento e a canela e reserve. Numa taça, bata o açúcar com o óleo e aos poucos, vá adicionando as gemas, uma a uma, batendo sempre. Reserve as claras

Rale a beterraba e adicione-a à mistura anterior, juntamente com o sumo de limão, as tâmaras em pedacinhos pequenos e a mistura de sementes. Bata até todos os ingredientes ficarem bem ligados. Adicione a farinha, o bicarbonato, o fermento e a canela e bata a uma velocidade baixa, apenas para envolver.

Bata as claras em castelo e adicione-as à massa, envolvendo delicadamente com uma espátula. Verta a massa numa forma forrada com papel vegetal e leve ao forno a cozer cerca de 50 a 55 minutos. Ao fim de 30 minutos, tape o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar. Faça o teste do palito antes de remover do forno.

Retire e deixe arrefecer dentro da forma cerca de 20 minutos e só depois desenforme e deixe arrefecer completamente.

Para o glacé, vá adicionando gradualmente sumo de limão ao açúcar em pó, até atingir a consistência desejada. Decore o bolo a gosto com o glacé.


E como é da praxe, vamos agora conhecer um bocadinho mais sobre o Célio e o seu blog.

BI do Blog: 
Criado por Célio Cruz em Outubro de 2012, mas apenas tornado público em 01 de Abril de 2013

Como nasceu o Sweet Gula?

O Sweet Gula nasceu da vontade que tenho em partilhar as receitas que vou confecionando. Porque mais do que comer, para mim cozinhar é um prazer. E poder partilhar os meus pratos com familiares, amigos e conhecidos é algo que me deixa feliz. Sempre gostei de cozinhar, e o mundo da cozinha sempre me fascinou. Lembro-me de ser pequeno e recortar das revistas que a minha mãe comprava, as imagens das receitas e com elas fazia colagens e criava os meus cadernos de receitas.

Mais tarde surgiu a internet e com ela vieram os blogs. Comecei por seguir alguns cujas receitas me fascinavam e tentava recriá-las em casa. Tinha um blog pessoal, onde cheguei a partilhar algumas receitas minhas e reparei que haviam pessoas que iam lá comentar e queriam saber mais sobre a dita receita. Então pensei “porque não criar o meu caderno de receitas online?!”, e foi assim que decidi criar o blog. Surgiu numa altura em que eu necessitava de algo que me ocupasse os tempos livres, que ao mesmo tempo me deixasse realizado e que gostasse mesmo de fazer. Acho que foi uma decisão certeira, pois o blog em apenas um ano cresceu muito e também eu aprendi bastante e tenho enriquecido com ele, como ser humano.

Quem é o Célio fora do blog?

Fora do blog, sou militar de profissão. Ingressei na Marinha há 16 anos atrás e lá resolvi ficar e fazer carreira. Especializei-me em Eletrotecnia, especialidade que sempre exerci mas mais tarde ingressei na área de aeronáutica e hoje trabalho exclusivamente com os helicópteros da Marinha como Técnico de Manutenção. É uma unidade pequena com cerca de 200 pessoas, onde algumas delas são provadoras das minhas experiências culinárias. Sabe bem chegar ao trabalho de manhã e antes de um “bom dia” ouve-se um “trouxeste bolo?”. Claro que o “bom dia” vem logo a seguir. 

Gosto e tenho orgulho na minha profissão, mas cada vez mais tenho a certeza que se tivesse enveredado pelo mundo da culinária, se calhar sentir-me-ia muito mais realizado.
Sou casado há dez anos e cá em casa sou eu que mando na cozinha (lol). Adoro chegar a casa e ir cozinhar, experimentar receitas novas e novos ingredientes.
Para além disso, gosto de ler, viajar e fotografar. Para onde quer que vá a máquina fotográfica vai sempre atrás, se bem que com o aparecimento dos smartphones, por vezes ela é substituída.

O que gostas mais de cozinhar?
Gosto de cozinhar um pouco de tudo, mas onde me sinto mais confortável e o que me dá realmente prazer cozinhar, são os doces e as sobremesas. Talvez porque desde criança, ajudava a minha mãe a fazer os bolos, naquele tempo ainda sem batedeira ou outros acessórios mais sofisticados. E todo aquele processo de misturar ingredientes, o levedar, ir ao forno e no final sentir aquele cheiro inebriante a bolo quentinho, acabado de fazer, me fascina. Sou guloso por natureza, gosto de tudo o que seja doce, sem exagerar, claro. Mas também gosto muito de fazer pratos principais, com os legumes frescos que chegam da horta do meu sogro, são mais saudáveis e por isso me dão mais prazer confecionar e comer.

Alguma historia relacionada com a cozinha?
Algumas, sim. Lembro-me por exemplo de ser pequeno, estar sozinho em casa e tentar fazer um bolo. O bolo não cresceu e ficou pegado à forma, partindo-se ao desenformar. Frustrado, dei a comer o bolo ao cão, para não ser descoberto. Mas as histórias que mais gosto de recordar são os momentos de partilha, às refeições, com a família toda reunida em volta da mesa, enquanto comíamos uma bela sopa feita ao lume numa panela de ferro que a minha mãe tinha. Ou as torradas que ela fazia, aproveitando o calor das brasas e que me dava a provar, untadas de azeite. Lembro-me também do cheiro do pão, cozido em forno de lenha e que eu comia com prazer, untado com manteiga.

Uma situação actual, relacionada com a cozinha, é o facto de a minha esposa ir aos arames comigo, pelo número de acessórios e peças de louça desirmanadas que eu vou acumulando em armários e prateleiras por toda a casa. Com o blog, incrementei o gosto pela fotografia e com alguma frequência vou adquirindo peças de louça usada em feiras de velharias e lojas de especialidade.

País ou viagem mais marcante [ou de sonho]?

País para viver adoro o nosso. Tive a oportunidade de emigrar, mas achei que nunca trocaria o nosso clima, o nosso sol, as nossas praias por nada deste mundo. Para além de que temos um país lindíssimo para passear e conhecer. Adoro “perder-me” pelas aldeias de Portugal e conhecer as gentes que aí habitam, bem como a gastronomia de cada região. 

O país que, sem dúvida mais gostei de conhecer, foi a Noruega. É um país lindíssimo, tive o privilégio de navegar pelos fiordes noruegueses e a sensação é fantástica. Cenários que estamos habituados a ver apenas em filmes e que custa a acreditar que estamos ali a viver aquele momento. Também gostei muito de visitar a cidade de Bruges, na Bélgica. Uma cidade encantadora, pitoresca e toda ela recortada por canais e rios que nunca mais acabam. Gostava de visitar Praga e um dia ir à Tailândia.

Espero que tenham gostado! Eu gostei muito de ter partilhado convosco mais um dos meus blogs preferidos ♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

13/04/14

Folar de canela [fácil]


E de repente já estamos na Páscoa! Sinónimo de folar, amêndoas, chocolates e almoços de família! Páscoa sem folar e sem amêndoas de chocolate não é Páscoa! A semana passada o pequeno chegou a casa com um saquinho com um bolinho, pequenino com tom e cheiro a canela. Ao que explicou de imediato que se tratava de um "bolo da Páscoa"! Humm, tão bom, bolinho doce mas saúdável feito por aquelas mãozinhas! Um deleite! Na escola têm um projecto em que experimentam as texturas e formas dos produtos da época e depois fazem uma receita. As receitas têm sempre enfoque no lado saudável. Ele explicou-me que o bolo tinha açúcar amarelo porque era melhor!

Como o folar não pode faltar, este ano quem me ajudou a confecionar foi mesmo o pequeno, ficou numa animação quando a caminho de casa, após a escola, lhe disse que íamos fazer o bolo da Páscoa. Pusemos mãos à obra, fizemos uma receita muito fácil e saíram uns folares muito fofinhos e com um sabor a canela delicioso, como se gosta cá em casa!

Ingredientes:
[para 3 folares pequenos]
1 kg de farinha para bolos [usei Branca de Neve] 
2 ovos
400 g de açúcar branco
100 gr de açúcar amarelo
125 gr de margarina vaqueiro [derretida]
375 ml de leite
250 ml de chá de canela [casca de limão + 2 paus de canela]
1 colher (de sopa) de azeite
1 colher (de café) de fermento em pó
1 colher (de café) de flor de sal
raspa de 1 limão
raspa de 1 laranja
sumo de 1/2 laranja
1/2 cálice de aguardente
12,5 gr de fermento de padeiro [metade de um cubo]


Preparação:
1. Aquecer o leite até ficar morno. Retirar um pouco para uma taça e desfazer neste o fermento de padeiro. Fazer o chá com os paus de canela e  duas tiras de casca de limão, deixar ferver 3/4 minutos, retirar do lume e deixar arrefecer até ficar morno.

2. Juntar todos os ingredientes na taça da batedeira e bater com o gancho de massa até obter uma massa fofa e bem ligada. Retirar a taça da máquina, tapar e deixar a descansar durante 15 a 30 minutos.

3. Untar as formas com margarina e polvilhá-las com farinha. Encher as formas até meio com a massa preparada. Levar ao forno cerca de 50/60 minutos ou até se apresentarem douradinhos e cozidos por dentro [fazer o teste do palito].


01/04/14

Bolo de iogurte, canela e maçã e.. um aniversário



Já comecei a escrever este post várias vezes e tenho-o posto de lado sempre que tento novamente. Não sabia como começar.... Mas, aqui vai [um pouco atrasado, pois já foi há quase duas semanas, mas a intenção é que conta!]

Sete anos passaram desde que escrevi o primeiro post aqui no blog. Sete anos! O tempo passou tão depressa! Parece que foi ontem que pensei em criar um espaço onde pudesse registar as receitas cá de casa, para estarem sempre em local acessível e poder partilhá-las com os amigos. O tempo passa mesmo num ápice! Assim foi passando o tempo desde que tenho este espaço onde venho quando posso e quando tenho vontade de escrever e partilhar. Nem sempre o blog esteve "ativo", nem sempre teve novidades e coisas boas, foi sempre sendo actualizado ao sabor da vontade. 

Este é um espaço onde escrevo sobre o que gosto, sobre o que sinto, sobre o que mais gosto de partilhar. Onde partilho um bocadinho de mim, de nós cá de casa. O que mais me faz feliz é ver que por cá passam muitas pessoas, recebo as suas visitas e as suas palavras de braços abertos e com um grande sorriso. 

Com o blog veio também a imensa vontade e prazer de cozinhar, principalmente, bolinhos, bolachas, sobremesas, por eu sou mais doces! A vontade de comprar mais livros de cozinha [tantos!]. A vontade de aprender cada vez mais técnicas de fotografia, foodstyling e tratamento de imagem. A vontade de ir por aí aos mercados biológicos comprar as frutas e legumes da época para preparar lindas e coloridas receitas. A vontade de ir aos mercados de velharias à procura de louças e talheres vintage.  


Agradeço a todos os que passam por aqui todos os dias, os que gostam de ler o que escrevo e os que experimentam as coisas que partilho. Agradeço por me fazerem sorrir e por ter vontade de continuar. Hoje celebro convosco estes sete anos com este bolinho que chama a Primavera com estas flores do campo colhidas num lindo passeio. 



Bolo de iogurte, canela e maçã 

Ingredientes:

Massa:
225 gr de farinha para bolos
1 colher (de sobremesa) de fermento 
1 colher (de sopa) de canela em pó
150 gr de açúcar
75 gr de avelã finamente trituradas
2 ovos
50 gr de mel
250 ml de iogurte natural
150 ml de óleo de girassol
425 gr de maçã [usei Golden]

Cobertura:
50 gr de avelãs trituradas grosseiramente
4 colheres (de sopa) de leite
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar uma forma com um fio de azeite, forrar o fundo com papel vegetal e polvilhar as laterais com farinha.

Peneirar a farinha com o fermento e a canela para uma taça grande, adicionar metade do açúcar e as avelãs, misturar tudo muito bem. Reservar.

Descascar as maçãs e cortar em pequenos pedaços, juntar o açúcar restante e levar ao lume com 3 colher de sopa de água. Deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos ou até estarem suficiente macias para reduzir a puré. Deixar o puré arrefecer um pouco [deixar ficar morninho].

Noutra taça, bater os ovos com o iogurte, o mel e o óleo até obter uma mistura homogénea. Adicionar o puré de maçã e incorporar bem. Juntar esta mistura aos ingredientes secos e mexer até ambas as misturas estarem completamente incorporadas.

Levar ao forno durante 35/40 minutos [ou até quando inserir um palito no centro do bolo, este sair completamente limpo]. Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer ligeiramente. 

Entretanto, levar ao lume todos os ingredientes da cobertura, cozinhar até ficar com um tom castanho claro [cerca de 5/8 minutos em lume brando]. Deitar sobre o bolo e deliciar-se!


Espero que gostem! É um bolinho perfeito para acompanhar uma bela e fumegante chávena de chá, que tanto apetece nestes dias em que a Primavera teima em não ficar por cá. Já têm a água ao lume?

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

27/03/14

Tarte de chocolate e morango



Aproveitei a manhã de sábado cheia de sol, agarrei no pequeno e rumámos ao mercado [ver aqui no Instagram]. Adoro ir o mercado, já disse por aqui. Sempre que vamos de férias, um dos pontos de passagem é sempre um mercado local. No mercado podemos ver as pessoas locais, os seus hábitos, os produtos da época e as diferentes utilizações dadas, as cores, os cheiros, a agitação do sítio e tantas outras coisas. Este sábado, trouxemos imensas coisas boas e frescas. mas o que pôs a minha cabeça logo a magicar foram estes morangos, pensei logo: "tenho que fazer uma tarte em que estes moranguinhos fiquem inteirinhos e bonitinhos" e assim foi! Pus mãos à obra e com a inspiração da Popina, saiu uma tarte com uma combinação perfeita de chocolate e morango. 

Tarte de chocolate negro e morango
Adaptado do livro Popina Iguarias Saudáveis

Ingredientes:

Base
225 gr de farinha sem fermento
25 gr de farinha de alfarroba*
120 gr de manteiga sem sal, fria, aos cubos
85 gr de açúcar
1 ovo

Recheio
70 gr de açúcar
1 ovo
55 gr de farinha sem fermento
1/2 colher (de chá) de fermento em pó
2 colheres (de chá) de farinha de alfarroba* 
10 gr de manteiga sem sal
40 gr de chocolate preto [usei 70% cacau]

Cobertura
40 gr de chocolate preto [usei 70% cacau]
40 gr de chocolate de leite
150 ml de natas
morangos a gosto

*originalmente a receita era com cacau, mas quando estava a reunir os ingredientes, não tinha, então escolhi substituir por farinha de alfarroba e resultou muito bem.



Preparação:

Base
Colocar a farinha, a farinha de alfarroba, a manteiga e o açúcar no robot de cozinha e picar em migalhas. Adicionar o ovo e misturar de novo. Retirar do robot e formar uma bola. 
Colocar a massa num superficie enfarinhada e estender com um rolo da massa até obter uma espessura de 3 a 4 mm. 

Forrar a tarteira com a massa preparada, cortar a massa em excesso nos rebordos. Levar ao frigorífico enquanto se prepara o recheio. 

Recheio
Bater o ovo com o açúcar na batedeira [usei a vara pinha] até obter um preparado amarelado claro. Envolver delicadamente a farinha, o fermento e a farinha de alfarroba. Derreter a manteiga com o chocolate em banho-maria. Adicionar ao preparado e misturar até estar completamente incorporado.

Retirar a base do frigorifico, deitar a mistura do recheio e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante 15 minutos. Retirar e deixar arrefecer 10 minutos.

Cobertura
Lavar os morangos e cortar-lhe os pés. Reservar.
Colocar o chocolate partido em pedaços numa taça. Levar as natas ao lume até ferver, deitar sobre o chocolate, bater com uma vara de arames até obter um creme macio e brilhante.
Deitar sobre a tarte. Deixar solidificar cerca de 10/15 minutos e decorar com os morangos.

Levar ao frigorífico até servir. Espero que gostem, porque nós... Adorámos!

[Bem, para não me sentir muito culpada por este deslize na dieta, congelei metade da tarte para saborear noutro fim-de-semana.]



Seguir também em: Facebook | Pinterest Instagram Bloglovin

01/03/14

Bolo de beterraba e chocolate

Beetroot and chocolate cake

Nunca é tarde para mudar! Desde que comecei esta dieta, que iniciei uma nova aprendizagem sobre alguns hábitos alimentares e introdução de alguns alimentos que não entravam nas minhas refeições. Sempre disse que beterraba não era para mim! Adoro a cor, mas o sabor, aquele sabor a terra não me convencia, até há cerca de duas semanas atrás. Tal como já disse aqui, a minha relação com alguns alimentos é difícil, reconheço, sou mesmo um bocado esquisita no que toca a comer, legumes, verduras, algumas leguminosas, algumas frutas, etc. Ora, isto dificulta a vida à nutricionista que tem acompanhado nestes últimos meses! Ela diz: pepino, eu respondo: não, não faço bem a sua digestão! Ela diz: pimento, eu respondo outra vez não! Ela tenta de novo: aipo e eu: não! Ela provavelmente pensa, bolas, que esta mulher é difícil! Até que à 4ª ou 5ª tentativa, numa das consultas, ela diz: beterraba! E eu pensei: Ai meu Deus, e agora?? Respondo: ok, posso tentar! E assim foi! A semana passada fiz várias vezes salada com beterraba ripada e gostei bastante, temperada com molho de iogurte, revelou-se um acompanhamento perfeito e sem culpas! Foi mesmo uma surpresa!

Beetroot and chocolate cake

Passei a semana a pensar que no fim-de-semana faria um bolo, mas que não podia ser um bolo qualquer, tinha que ser [mais ou menos sem culpas] para não estragar o trabalho árduo da dieta dos dias de semana. Pensei que, já que ando a aprender a gostar de beterraba, se a conjugasse com uma das coisas que mais gosto, talvez fosse uma boa aposta. E não é que foi? Este bolo é qualquer coisa de fenomenal, nunca imaginei que chocolate e beterraba “casassem” tão bem! Muito fofinho, desfaz-se ao cortar, desfaz-se na boca num explosão forte de chocolate! 

A receita é do Jamie, pertencente a um projeto levado a cabo por este brilhante cozinheiro que tem como objectivo, tornar a alimentação nas escolas mais saudável.

Toda a confecção é mesmo orientada para ser um bolo mais saudável, para além da utilização da beterraba, a forma é untada com azeite e a massa não contém farinha. A prova de que podemos comer um bom bolo de chocolate quase sem culpa! :)

Beetroot and chocolate cake

Ingredientes:
Azeite para untar a forma
Farinha para polvilhar a forma
300 gr de chocolate (70% cacau)
250 gr de beterraba
4 ovos
150 gr açúcar mascavado
120 gr de amêndoa
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de cacau

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar uma forma de 20 cm de diâmetro com o azeite. Forrar o fundo da forma com papel vegetal. Polvilhar as laterais da forma com farinha. Reservar.

Partir 200 gr de chocolate em pedaços e derrete-lo em banho-maria, quando estiver totalmente derretido, retirar do banho-maria e reservar.

Descascar a beterraba e laminá-la no robot de cozinha.

Separar as gemas das claras e reservar as claras. Numa taça colocar a beterraba, as gemas, o açúcar, a amêndoa, o fermento, o cacau em pó e o chocolate derretido e mexer bem.

Bater as claras em castelo. Juntar um quarto das claras à mistura de chocolate, envolver bem, juntar o resto, mexendo bem.

Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 50 minutos ou até estar cozido (fazer o teste do palito).

Retirar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha. Derreter o resto do chocolate e barrar o topo do bolo.

Beetroot and chocolate cake

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

13/02/14

Brownie de chocolate com amêndoa


Penso que ainda vou a tempo de deixar uma sugestão para o Dia de S. Valentim... Como sempre, preferimos assinalar o dia com um jantar caseiro, este ano não será excepção. Esta é uma sobremesa tão carregadinha de chocolate que é um pequeno pecado! Chocolate combina mesmo com este dia! Vamos lá à receita!

Ingredientes:
250 gr de chocolate negro (pelo menos 70% de cacau)
100 gr de manteiga sem sal
3 ovos
135 gr de açúcar amarelo
55 gr de farinha sem fermento
50 gr de amêndoa triturada finamente
cacau de pó, para polvilhar

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 160 ºC. Colocar o chocolate partido numa taça, juntamente com a manteiga, colocar em banho maria. Mexer constantemente até o chocolate derreter completamente. Reservar até arrefecer.

Colocar os ovos e o açúcar e bater até ficar esbranquiçado e fofo. Acrescentar a farinha e amêndoa e envolver delicadamente. Juntar o chocolate derretido e misturar até ficar completamente envolvido.

Deitar a massa numa forma quadrada (cerca de 18/20 cm) forrada com papel vegetal untado com manteiga. Levar ao forno durante 15 a 20 minutos. 

Deixar arrefecer completamente e polvilhar com o cacau em pó. Para servir de forma simples: cortar em nove quadrados. Para este dia de S. Valentim, optei por cortar com um cortador de biscoitos em forma de coração, para lhe dar um toque mais romântico.

Feliz Dia de S. Valentim! ♥


24/11/13

Bolo de abóbora com cobertura de frutos secos

Pumpkin cake topped with nuts

Estas duas últimas semanas foram desgastantes e angustiantes. Há coisas que nos acontecem na vida que nos deixam a questionar tudo. Ao fim destes dias as coisas parecem começar a melhorar e o nosso ânimo a levantar. Há sempre que acreditar que tudo vai melhorar e que daqui a algum tempo estaremos mais fortes por termos atravessado mais uma adversidade da vida.
A vontade é de ficar em casa no sossego e no quentinho, com algo reconfortante para nos aquecer o corpo e a alma. Este bolo, surgiu num domingo em que o sol decidiu aparecer, depois de um dia chuvoso e cinzento, perfeito para lanchar a aproveitar o quente do sofá.

Ingredientes:

Massa
150gr de manteiga sem sal
250 gr de açúcar
3 ovos
350 de farinha fina para bolos
200 gr de puré de abóbora*
raspa de um limão
1/2 chávena de leite
1 colher (de café) de fermento em pó
1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
2 colheres (de café) de mistura de especiarias**

Cobertura
100gr de açúcar mascavado
50 gr de manteiga sem sal
50 gr de frutos secos previamente tostados***
1/2 chávena de leite

Pumpkin cake topped with nuts

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200 ºC. Bater o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente até formar um creme fofo. Adicionar os ovos e continuar a bater até ligar bem. Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o puré de abóbora e o leite, bater em velocidade máxima durante 2/3 minutos. Adicionar a raspa de limão e as especiarias, bater mais 2 minutos a velocidade baixa.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma com torre, deitar a massa e levar ao forno durante 30/40 minutos (fazer teste do palito).
Retirar e deixar arrefecer um pouco. Entretanto, preparar a cobertura levando a manteiga e açúcar ao lume numa frigideira, mexendo sempre, quando a manteiga derreter completamente, adicionar o leite e os frutos secos continuado a mexer. Deixar ferver cerca de 1 minuto e retirar do lume.
Transferir o bolo para um prato e verter a mistura da cobertura.

*O puré de abóbora foi feito com abóbora congelada que foi cozida apenas com água.
** Pesquisei na internet sobre as especiarias usadas nas "Pumpkin pies" e fiz a minha própria mistura: 2 colheres de café de canela, 2 colheres de café de noz moscada, 1 colher de café de gengibre em pó e 1/2 colher de café de pimenta do reino. Misturei tudo, usei apenas 2 colheres de café desta mistura, o restante foi guardado numa caixa hermética.
*** As amêndoas e avelãs que sobraram desta receita, torrei durante 8 minutos no forno.

Pumpkin cake topped with nuts

30/09/13

Bolo de chocolate para uma amiga


Este fim-de-semana foi uma animação de tanta festa. Festas de aniversário de grandes e de pequenos. A primeira, foi de uma amiga especial, que depois de ter visto este bolo, queria experimentar. Rapidamente ficou decidido que este seria o bolo de aniversário para festejar a chegada a uma bonita idade. 

A receita foi feita com o dobro das quantidades do bolo original. Para lhe dar um toque mais festivo e requintado, fiz um recheio e cobertura de queijo creme e chocolate. Ficou muito "guloso"!

Bolo de cacau, chocolate e alfarroba com recheio de queijo creme

Recheio:
200 gr de queijo creme
150 gr de manteiga sem sal
400 gr de açúcar em pó
6 colheres (de sopa) de leite
80 gr de chocolate 70% de cacau
chocolate para decorar

Preparação
Bater o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente com a batedeira eléctrica na velocidade máxima. Se o creme ficar demasiado espesso, adicionar o leite. Quando a mistura estiver esbranquiçada e macia, juntar o queijo, batendo em velocidade baixa e aumentando gradualmente à medida que a mistura vai ficando homogénea e cremosa. Bater até a mistura obter a consistência desejada (quanto mais tempo for batido, mais espesso fica o creme).

Entretanto, levar o chocolate com uma noz de manteiga, ao micro-ondas em potência máxima. Quando começar a derreter, tirar do micro-ondas para mexer, até obter um creme brilhante. Se for necessário, tornar a levar ao micro-ondas mais alguns segundos.

Dividir o creme em duas partes iguais, juntar  chocolate a uma delas, envolver delicadamente até obter uma mistura homogénea.

Com um nivelador, nivelar a parte superior do bolo e, em seguida, dividi-lo ao meio. Reservar a parte superior, espalhar o creme de chocolate. Colocar delicadamente a parte superior e cobrir com o creme de queijo. Conservar no frio até servir. No momento de servir, decorar com raspas de chocolate. 

(a foto não lhe faz justiça, estava uma pequena maravilha..... com a pressa de sair para a festa, as fotos foram tiradas com pouco tempo...)

22/09/13

Bolo de cacau, chocolate e alfarroba

Chocolate and carob cake

Já o disse muitas vezes, adoro chocolate. Quando penso em fazer um bolo, o chocolate é sempre a primeira opção. Há tempos fui a um festival aqui bem perto e muito famoso, numa das barraquinhas conheci a marca Algarve Puro, o nome dado ao frasquinho que comprei não podia ser melhor "Cacau de Alfarroba" que não é mais do que farinha de alfarroba. O marketing tem destas coisas! A farinha de alfarroba é um excelente substituto do cacau, faz as delicias dos gulosos com umas quantas calorias a menos

Este frasquinho há muito que esperava uma utilização à altura, quando vi este bolo num dos blogs que sigo, marquei logo como um boa razão para abrir o meu chocolate de alfarroba. Fiz algumas adaptações, na hora de colocar os ingredientes na batedeira.... não tinha cacau suficiente, então improvisei. Resultou num bolo muito suave, com uma textura bem fofa e com três "chocolates" diferentes.

Ingredientes:
4 ovos
1 chávena de açúcar mascavado
2 colheres (de sopa) de açúcar baunilhado
2 chávenas de farinha com fermento
1/2 colher (de chá) de fermento em pó
1 chávena de cacau
85 gr de chocolate de leite + 6 colheres de leite frio*
1/2 chávena de farinha de alfarroba
1/2 chávena de óleo de girassol
1/2 chávena de leite meio gordo bem quente 

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. No copo da batedeira colocar os açúcares com os ovos inteiros, bater energicamente até obter uma mistura fofa. Juntar o óleo e continuar a bater. Com a batedeira parada, juntar o cacau e a farinha de alfarroba, envolver e depois tornar a bater, em velocidade média, até estar bem misturado.

Parar novamente, juntar a farinha com o fermento, envolver e tornar a bater em velocidade média, a massa torna-se densa, deve-se continuar a bater de forma a ficar bem ligado. Entretanto, colocar o chocolate partido em pedaços com o leite frio no micro-ondas, regular na potência máxima, retirar quando o leite começar a subir, misturar bem o chocolate com o leite e verter na massa. Bater em velocidade média até misturar bem.

Por fim, cuidadosamente, envolver o leite bem quente na massa, misturando com uma colher de pau até estar bem envolvido e obter uma massa fluída.

Verter a mistura numa forma anti-aderente e levar ao forno por 40 minutos. 

*Usei chocolate de leite de um ovo de chocolate da Páscoa que ainda tinha guardado (uma forma de aproveitar alguns doces que às vezes temos ainda guardados e longe da vista dos mais gulosos, eu incluída!)

Sugestão: Servir com gelado de morango ou menta, fica uma delicia! 

Chocolate and carob cake

Chocolate and carob cake

Chocolate and carob cake

05/08/13

Bolo lima limão para celebrar mais um aniversário



Mais um aniversário. Já aqui o disse, que gosto de fazer anos, conheço poucas pessoas que gostem. É certo que envelhecemos, mas fazer mais um aniversário é sinónimo de mais um ano de vida, sinónimo de celebração da vida. É mais um motivo para juntar quem gostamos e festejar. Então se forem duas festas, melhor ainda, mais alegria, mais gente, mais tudo. Este ano foi tudo um bocado diferente, nos últimos anos tenho tirado o dia para mim, fazer coisas de gaja, tipo cabeleireira, massagem, manicure, etc. Mas este ano não deu... Então trabalhei, no final do dia fui ao encontro do meu pequeno homem e lá fomos os dois acabar o bolo começado no dia anterior e rumámos a casa dos meus pais para um jantar simples mas bom! O bolo foi igualmente bastante simples, mas super fresquinho e com um agradável contraste entre o sabor de limão e lima e o creme de queijo aromatizado. As sementes conferem uma textura diferente. O bolo da segunda festa fica para outro post!

Bolo lima limão
(a massa do bolo foi adaptada daqui, com algumas alterações de ingredientes e dosagem)

Bolo
2 iogurtes gregos naturais
3 copos (de iogurte) de açúcar amarelo
6 ovos
2 copos (de iogurte) de farinha integral
2 copos (de iogurte) de farinha de trigo fina para bolos
3 colheres (de sopa) de sementes de papoila
3 colheres (de chá) de bircabornato de sódio
raspa de 1 limão
raspa de 1 lima
1 pitada de sal
3/4 de copo (de iogurte) de azeite

Calda
sumo de 1 limão
1/2 copo (de iogurte) de açúcar amarelo
(o açúcar pode variar em função da acidez do limão, se necessário, pode ser aumentada a quantidade de açúcar indicada)

Cobertura
220 gr de queijo creme
100 gr de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
1 chávena de açúcar em pó
sumo de 1/2 limão
sumo de 1/2 lima
2 colheres (de chá) de essência de baunilha

Preparação:

Bolo: Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Forarr o fundo e as paredes de uma forma redonda(com aproximadamente 25cm de diâmetro) com papel vegetal. Numa taça, misturar a farinha, fermento e sal. Juntar a raspa de limão, a raspa de lima e as sementes de papoila e mexer bem, misturando tudo. Noutra taça colocar o iogurte, o açúcar e os ovos, mexer tudo muito bem. Adicionar gradualmente a mistura da farinha e mexer até obter uma massa homogénea. Juntar o azeite. Verter a massa na forma e levar ao forno entre 35 a 40 minutos (o tempo de cozedura depende sempre do forno, para confirmar o estado do bolo, fazer sempre o teste do palito).

Calda: Levar ao lume um tacho com todos os ingredientes, mexendo sempre até que o açúcar se dissolva por completo. Após retirar o bolo do forno, aguardar um pouco para arrefecer ligeiramente, regar com a calda sobre o bolo ainda morno.

Cobertura: Manter o queijo no frigorífico até preparar a cobertura. Bater o queijo com a manteiga até estar completamente misturado e bem ligado. Adicionar o açúcar gradual e lentamente, até estar completamente misturado. Por fim, misturar o sumo dos citrinos e a essência de baunilha.

Refrigerar o bolo. Retirar do frigorífico 10 minutos antes de servir.

Notas:
O bolo fiz no dia anterior ao aniversário, guardei no frigorífico envolvido em película aderente. Fica bom, sem problemas.
A cobertura deve ser feita com queijo creme sem ser light de forma a garantir maior cremosidade e facilidade para barrar.
A minha forma revelou-se pouco alta para o que o bolo cresceria, sob pena de acontecer o problema de transbordar, coloquei parte da massa em pequenas formas de muffins. Assim, o bolo ficou de bom tamanho e ainda tive uns bolinhos para os colegas no dia do aniversário.

26/06/13

Tarte de lima

Lime pie

Durante a semana passada foi o aniversário de uma das princesas da nossa vida. Seis aninhos! Parece que foi ontem que a mamã dela veio cá a casa com uma barriga enorme e... de repente já vai para a escola!! No domingo, foi dia de festa com a família, como contributo para o festejo, levámos esta tarte de lima. Uma delícia, quem provou, aprovou! 

Ingredientes:

Para a base
200 gr de bolachas digestivas
4 colheres (de sopa) de açúcar
100 gr de manteiga derretida
1 colher (de café) de flor de sal

Para o recheio
4 gemas de ovo
1 lata de leite condensado
100 ml de sumo de lima
raspa de 1 lima

Decoração
raspa de 2 limas 
rodelas de lima

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 190 ºC. Partir e colocar as bolachas no robot de cozinha. Triturar até estarem em pó. Juntar a manteiga derretida, o açúcar e o sal. Pulverizar novamente, até obter uma mistura areada. Forrar uma tarteira com esta mistura, pressionando com o fundo e as paredes com um copo para ficar bem prensada. Levar ao forno durante 10 minutos, retirar e deixar arrefecer completamente.

2. Colocar as gemas e a raspa da lima no copo da batedeira eléctrica e bater até obter uma mistura fofa (no meu caso, tive que retirar o copo do suporte da batedeira e incliná-lo, pois as varetas ficavam demasiado no fundo e não permitia que a mistura progredisse). Juntar gradualmente o leite condensado continuando a bater, durante 4/5 minutos. Seguidamente, baixar a velocidade da batedeira e adicionar o sumo de lima, bater até obter uma mistura homogénea. 

3. Verter o creme sobre a base, levar ao forno durante 15 minutos ou até a mistura estar sólida. Retirar e deixar arrefecer completamente. Refrigerar até servir (pelo menos 1 hora).

4. Decorar com raspas e rodelas de lima (a gosto). Servir fresco.

Lime pie

Lime pie


18/06/13

Tarte de frutos vermelhos

Raspery and strabery cream tart

Há imenso tempo que tinha este prato encomendado. Esperei, esperei ansiosamente a pensar em que bolo ou tarte iria fazer para "inaugurar" o prato. E assim foi, no dia a seguir após a sua chegada à loja, fui buscar, já com a receita na cabeça. Chegada a casa , foi tempo de pôr mão à obra, e aqui está o resultado. Acho que foi uma boa escolha!
O prato é da Bordalo Pinheiro, uma fábrica de cerâmica portuguesa com cerca de 125 anos, da qual eu sou  muito fã! Aqui na zona do Algarve não há muitas lojas que vendam, mas recentemente conheci esta loja que tem coisas fantásticas, tipicamente portuguesas e lindas, inclusivamente peças da Bordalo.  É uma perdição, dá vontade de comprar tudo!

Tarte de frutos vermelhos
Ingredientes:

Base
300 gr de bolachas digestivas
2 colher (de sopa) de canela em pó
1 colher (de sopa) de chocolate em pó
2 colheres (de sopa) de açúcar branco
1/2 chávena de coco ralado
5 colheres (de sopa) de manteiga sem sal

Creme de pasteleiro
2 ovos
2 chávenas de leite gordo
1/2 chávena de açúcar branco
3 colheres (de sopa) de amido de milho 
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
1 colher (de sopa) de baunilha

Creme de frutos vermelhos
1 pacote de natas (para bater)
3 colheres (de sopa) de açúcar branco
1 colher (de sopa) de gelatina em pó
2 colheres (de sopa) de água
200 gr de framboesas
200 gr de morangos

Decoração
Morangos e framboesas


Preparação:

Base:
Pré-aquecer o forno a 190 ºC. 
Colocar no robot de cozinha todos os ingredientes, excepto a manteiga, triturar até ficar moído. Transferir para uma taça e adicionar a manteiga derretida. Mexer até obter uma massa tipo areia grossa. Forrar uma forma com 24 cm de diâmetro com esta mistura. Pressionar a base com o fundo de um copo de forma a ficar bem fixa, forrar igualmente nas paredes da forma. Levar ao forno durante 10-15 minutos ou até ficar douradinho. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.* (pode guardar no frigorífico de um dia para o outro)

Creme de pasteleiro:
Levar o leite ao lume até ferver, se formar "pele" retirar com uma colher. Entretanto, misturar os ovos, o açúcar e o amido de milho com uma vara de arames, até ficar completamente homogéneo. Retirar o leite do lume, juntar a mistura pausadamente, mexendo sempre, de forma a não cozer. Levar novamente ao lume, em fogão lento, mexendo sempre com a vara de arames, até formar creme (cerca de 2-3 minutos). Retirar e transferir para uma taça, envolver a manteiga e a baunilha. Cobrir imediatamente com película aderente, tocando no creme, de forma a não criar crosta. Deixar arrefecer a temperatura ambiente durante 1 hora, depois colocar no frigorífico até usar. (pode guardar no frigorífico até 3 dias).

Creme de frutos silvestres
Colocar a gelatina com a água numa taça, mexer. Entretanto, bater as natas com o açúcar. Levar a gelatina ao micro-ondas até ficar líquida, retirar e deixa arrefecer um pouco. Adicionar a gelatina e bater mais 1 minuto (a gelatina não pode estar muito quente). Quando as natas estiverem bem firmes, reservar um pouco. Lavar e cortar os frutos, colocar com duas colheres de açúcar numa panela, levar ao lume até ferver, deixar ferver 2-3 minutos. Triturar os frutos e coar as grainhas. Adicionar o molho de frutos vermelhos a metade das natas envolvendo bem.

Montagem da tarte
Retirar o creme de pasteleiro do frigorífico, juntar às natas restantes e envolver bem. Espalhar este preparado na base de bolacha,de forma uniforme. Cobrir com o creme de frutos vermelhos. Decorar com morangos e framboesas. Refrigerar até ao momento de servir.

Raspery and strabery cream tart

Raspery and strabery cream tart

Raspery and strabery cream tart

Raspery and strabery cream tart